domingo, 1 de novembro de 2009

ROGER BACON - Mozart - Ave verum corpus




YouTube - Mozart - Ave verum corpus

Roger Bacon

1214 - 1292



Segundo a Enciclopédia Britânica, não houve Rosacruzes antes do século XVII, referindo-se obviamente, às circunstâncias ligadas ao aparecimento dos três famosos documentos: Fama Fraternitatis, 1614; Confessio, 1615 e As Bodas ´Químicas de Christian Rosenkreuz, 1616 - ano em que morreu Shakespeare. Três anos mais tarde Robert Fludd criou sua Rosa-Cruz, que consistia de uma cruz latina simples, com uma rosa no centro, sobre uma pirâmide de três degraus.
No entanto, de acordo com as tradições da Fraternidade Rosacruz, aquele que é conhecido sob o nome simbólico de Christian Rosenkreuz, apareceu durante o século XIII e no século XIV, em 1313, fundou a Ordem Rosa-Cruz. Esta é a data aceita por Max Heindel, embora alguns historiadores aceitam  o aparecimento de Christian Rosenkreuz no século XV e 1413 como o ano da fundação da Ordem. A cronologia de Max Heindel associa a fundação da Ordem da Rosa-Cruz com a queda da Ordem do Templo ou Templários, que se deu em 1312, depois de muitos anos de perseguições e execuções por parte da Igreja e do Rei.
Para que o Templo da Rosacruz tenha sido fundado em 1313 é óbvio que o trabalho tenha começado no século anterior, lá por 1200 e é de se esperar que encotremos um grande número de pensadores brilhantes pertencentes a esse século. No início daquele século apareceu Roger Bacon.
Nascido em 1214, na Inglaterra, o famoso frei franciscano e matemático inglês, Adepto nas artes mágicas, astrologia filosófica  e  alquimia, é tido por muitos, como um precursor da Ordem da Rosa Cruz. É chamado de Pai da Ciencia Moderna, sendo considerado autor de descobertas e inventos importantes como a das duas lentes, côncava e convexa, o telescópio, o vidro ustório, a pólvora, e a lanterna mágica. Se foram ou não inventados totalmente por ele ou simplesmente aperfeiçoamentos de algo encontrado por ele na Espanha ou no Oriente, não sabemos ao certo, mas historiadores encontraram referências às duas luas de Marte em literatura da Idade Média. Jonathan Swift menciona isso nas "Viagens de Gulliver" muito antes delas serem descobertas pelos astrônomos do século XIX. A astronomia hindu também menciona planetas além de Saturno, como Madame Blavatsky sabia. Temos, então, uma suspeita de que telescópios, de algum tipo, deveriam ter existido na Idade Média, na Europa e, talvez ainda mais cedo, no Oriente. Talvez Roger Bacon tenha visto as luas de Júpiter muito antes que Galileu tivesse nascido. Isto não é impossível. Arthur Clarke, autor e cientista, diz que aos dez anos de idade, fez um telescópio com duas lentes e um cilindro de papelão e com isto ele estudou a Lua e a conhecia com mais familiaridade do que sua própria cidade.
Mencionamos isto para mostrar como o progresso  científico estava adiantado no século XIII, muito dele na sub rosa - secreta, esotérica e associada à Rosa e a Cruz. Mas o que aconteceu com este conhecimento? Por que desapareceu? Foi porque a Cruzada Albigense - uma cruzada contra os hereges, no sul da França, deu início a Inquizição. Isto aconteceu na primeira metade do século XIII e, por isso, Roger Bacon teve razões suficientes para temer por sua vida, quando fugiu para o refúgio do mosteiro, onde esperava continuar seus estudos e pesquisar em paz e segurança.
Diz-se, também, segundo a lenda, que Christian Rosenkreuz foi criado em um mosteiro.
Depois da Cruzada Albigense toda a ciência e toda a filosofia eram suspeitas de não terem tido origem no Livro do Gênesis. Esqueceram-se que nos primeiros séculos de nossa era, alguns rabinos tentaram tirar o Gênesis da Bíblia - talvez, porque estivessem mais familiarizados com a ciência grega que postulava a evolução da humanidade a partir de uma espécie de peixe, o Sol era uma grande bola de fogo, a Lua e Vênus mundos habitáveis e a Terra redonda.
A Renascença é familiar a todos os estudantes de história, mas seu início não está ainda claramente definido. Alguns historiadores falam de uma Pré-renascença que chamam de Renascimento do Saber, que recebeu um impulso muito grande quando a cidade de Toledo, na Espanha, caiu nas mãos dos cristãos. Toledo era uma cidade de bibliotecas e escolas. Era o Greenwich do mundo medieval, onde foram marcados os primeiros meridianos de longitude. Era ali que estava guardada a famosa Tábua das Esmeraldas - também descrita como um bloco dourado com incrustações de esmeraldas - que, diz-se, foi tirada dos Judeus pelos Mouros e que outrora pertencera a Salomão. A semelhança desta Tábua com as Tábuas das Esmeraldas de Hermes é óbvia. De qualquer maneira, o astrônomo reconhece que há , aqui, alguma relação com mapas astronômicos. Quando Toledo foi tomada pelos cristãos, os Mouros carregaram a Tábua para Medina, uma das cidades possivelmente visitadas por Christian Rosenkreuz em suas viagens. Toledo caiu para os cristãos em 1085 mas, bem antes desta data, sábios e estudantes de outras partes da Europa dirigiram-se para a Espanha a procura de sabedoria pois a sabedoria grega era acessível nas escolas do Islã.

 
Gravura de autor desconhecido representando Roger Bacon contemplando o céu na janela de seu mosteiro franciscano
Devemos a Roger Bacon a aplicação da geométria na ótica.






Fraternidade Rosacruz Max Heindel - Centro Autorizado do Rio de Janeiro
Rua Enes de Souza, 19 Tijuca,  Rio de Janeiro, R.J. Brasil  20521-210
Telefone celular:  (21) 9548-7397  -  E-mail: rosacruzmhrio@ gmail.com

Filiada a Rosicrucian Fellowship
2222 Mission Avenue, Oceanside, CA 92054-2399, USA PO Box 713, Oceanside, CA 92049-0713, USA (760) 757-6600 (voice), (760) 721-3806 (fax)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer comentar,o espaço é todo seu!