sexta-feira, 10 de maio de 2013

ALDEBARÃ - Alpha Tauri

 

 
 A Vida das Estrelas -Carl Sagan 4/4

 A Vida das Estrelas - Carl Sagan - 1/6 -10m

 Via Láctea - Cosmos - 10m


Aldebarã

 
Alpha Tauri (α Tau)
 Aldebarã ou Aldebaran


A Constelação de Taurus, por Johannes Hevelius – Aldebarã aparece junto ao olho esquerdo do touro
 
Alpha Tauri (α Tau) conhecida como Aldebarã ou Aldebaran é a estrela mais brilhante da constelação Taurus. É também designada pelos nomes de Cor Tauri; Parilicium ou ainda, pelos códigos HR 1457 e HD 29139. Na Grécia antiga era conhecida como "tocha" ou "facho".

Descrição e localização

Se imaginarmos a imagem sugerida para a constelação, a estrela ocupará sensivelmente a posição do olho esquerdo do Touro mítico. O seu nome provém da palavra árabe الدبران al-dabarān que significa "aquela que segue" – referência à forma como a estrela parece seguir o aglomerado estelar das Plêiades durante o seu movimento aparente ao longo do céu nocturno. Quase parece que Aldebarã pertence ao mais disperso dos enxames estelares (as Híades) que constitui, também, o aglomerado mais próximo da Terra. Contudo, a maior parte dos autores crê que, na verdade, está apenas localizada na mesma direcção da linha de visão entre a Terra e as Híades – sendo, portanto, uma estrela independente.

Aldebarã é uma das estrelas mais facilmente identificáveis no céu nocturno, tanto devido ao seu brilho como à sua localização em relação a uma das figuras estelares mais conhecidas do céu. Identificamo-la rapidamente se seguirmos a direcção das três estrelas centrais da constelação de Orion (designadas popularmente por “três Marias” ou “Três reis Magos”), da esquerda para a direita (no hemisfério norte) ou da direita para a esquerda, no hemisfério sul – Aldebarã é a primeira das estrelas mais brilhantes que encontramos no seguimento dessa linha. Pode ser vista em Portugal (zona média do hemisfério norte) de Outubro a Março.



Comparação do tamanho relativo de Aldebaran e do Sol
 
Aldebarã é uma estrela de tipo espectral K5 III (é uma gigante vermelha), o que significa que tem cor alaranjada; tem grandes dimensões, e saiu da sequência principal do Diagrama de Hertzsprung-Russell depois de ter gasto todo o hidrogénio que constituía o seu “combustível”. Tem uma companheira menor (uma estrela mais pálida, tipo M2 anã que orbita a várias centenas de UA). Actualmente, a sua energia provém apenas da fusão de hélio, da qual resultam cinzas de Carbono e Oxigénio

O corpo principal desta estrela expandiu-se para um diâmetro de aproximadamente 5,3 × 107 km, ou seja, cerca de 38 vezes maior que o Sol (outras fontes referem que é 50 vezes maior). As medições efectuadas pelo satélite Hipparcos localizam a estrela a 65,1 anos-luz da Terra, e permitem saber que a sua luminosidade é 150 vezes superior à do Sol, o que a torna a décima terceira estrela mais brilhante do céu (0,9 de magnitude). 

É ligeiramente variável, do tipo variável pulsante, apresentando uma variação de cerca de 0.2 de magnitude. Outras fontes [1] referem que se situa a 72 anos-luz da Terra e que é 360 vezes mais luminosa que o Sol (outras, ainda, referem apenas 100 vezes mais luminosa). Em 1997, uma equipa de astrónomos (incluindo Artie P. Hatzes e William D. Cochran) anunciou a descoberta de um corpo satélite que pode ser um grande planeta ou uma anã castanha que terá, no mínimo, 11 vezes a massa de Júpiter e que orbitaria a uma distância de 1.35 UA. 

A descoberta não foi, contudo, ainda confirmada por outros astrónomos, sendo referidas outras explicações para os dados apresentados.

 Aldebarã

Significados místicos e astrológicos

Em termos astrológicos, Aldebarã é considerada uma estrela propícia, portadora de honra e riqueza. Segundo Ptolomeu, é da natureza de Marte. O astrólogo e alquimista Cornelius Agrippa escreveu que "o talismã feito sob Aldebarã com a imagem de um homem voando, confere honra e riqueza.
É uma das quatro “estrelas reais” (a guardiã do leste), assim designadas pelos Persas, cerca de 3000 a.C.. Também como guardiã do leste corresponde, na tradição, ao arcanjo Miguel ("o que é como Deus"), o Comandante dos Exércitos Celestes. Indicou o equinócio de outono no hemisfério norte em uma fase inicial da história a que se referem escrituras védicas.

Para os cabalistas é associada à letra inicial do alfabeto hebraico, Aleph, e portanto à primeira carta do Tarô, O Mago. Segundo a mitologia própria da Stregheria, ou bruxaria tradicional italiana, Aldebarã é um anjo caído que, durante o equinócio da Primavera, marca a posição de Guardião da porta oriental do céu.


CONSTELAÇÃO DO TOURO 

- Aldebaran






Taurus

Nome em português: Touro
Genitivo: Tauri
Abreviatura: Tau
Área em graus quadrados: 797 (17/88)
Origem: A . Desenho da constelação


Descrição da constelação: Por estar bem próxima ao Orion a constelação do Touro é de fácil localização. A estrela avermelhada, Aldebaran (alfa) e a forma característica da "cabeça" não deixam dúvida. O aglomerado das Plêiades, visível mesmo quando a transparência não é a ideal, é o objeto mais interessante em Touro.
Mapa :

Estrelas mais importantes:
Estrela Nome da estrela Magnitude aparente
a (alfa) ALdebaran 0,8
b (beta) El Nath 1,7
e (epsilon) Ain 3,5
h (eta) Alcyone 2,9
l (lambda) Hyadum Primus 3,5
d (delta) Hyadum II 3,0
16 Kelaine 5,4
17 Electra 3,7
19 Taygete 4,3
20 Maia 3,9
21 Asterope 5,7
23 Merope 4,2
27 Atlas 3,6
28 Pleione 5,1

Objetos interessantes:
Nebulosa do caranguejo (M1, NGC 1952)
Plêiades (M 45, NGC 1432)

Híades





 

ALDEBARÃ
Aldebaran, ou Alfa Tauri, vem de Al Dabaran, o seguidor (no caso, o seguidor das Pleiades, ja que nasce logo depois delas). O nome, agora monopolizado pela estrela, originalmente foi dado ao inteiro grupo das Hiades, e Aldebaran era chamada de "Na'ir al Dabaran", a mais brilhante das seguidoras.

Seu nome apareceu no Ocidente pela primeira vez em 1483, nas Tabuas Alfonsinas.
Aldebaran era uma das estrelas reais, ou guardas do céu, na antiga Pérsia. Já
recebeu dezenas de nomes em diferentes culturas.

A imagem atachada (norte para baixo) mostra o triangulo das Hiades (que
representa a cabeca do Touro), com a grande estrela laranja, Aldebaran (que
representa o olho do Touro). Assim, Aldebaran tambem era referida como Óculus Tauri e Bull's Eye, o olho-de-boi.
Aldebaran e uma estrela gigante vermelha, 
portanto está em processo de extinção.

Seu diâmetro é 36 vezes maior que o Sol, sua magnitude aparente é 0,86, fica a  68 anos luz de distância, sua classe espectral é K5, com temperatura superficial de 3000 Kelvin, e seu brilho total eé100 vezes superior ao do Sol.

Aldebaran (Alpha Tauri). Aldebaran is by far the brightest, and therefore the Alpha , star of the constellation Taurus . Aldebaran é de longe o mais brilhante, e, portanto, a Alpha , estrela da constelação de Touro . O nome antigo, do árabe, significa "o seguidor", como a estrela parece seguir o Pleiades ou Sete Irmãs estrela cluster , através do céu. 



. Aldebaran, 67 anos-luz de distância, está posicionado em frente ao alastrando Hyades aglomerado de estrelas (na mitologia, meia-irmãs das Plêiades) que fazem a cabeça da Taurus , o Touro, mas não é uma parte dela, o cluster (em 150 anos-luz) duas vezes mais longe. No entanto, faz um guia muito bem a ele. In most renderings of the constellation , Aldebaran makes the celestial Bull's eye. Na maioria das representações da constelação , Como parte de uma constelação do zodíaco ,

Aldebaran está perto de Sun o caminho, o Sol passa para o norte de que cerca de 01 de junho, a estrela também regularmente coberta, ou ocultado, pela lua . Esta classe K (K5) estrela gigante , de primeira magnitude (0,85) e 14 brilhantes no céu, é uma estrela variável irregular nível baixo, que oscila erraticamente e imperceptível ao olho por cerca de dois décimos de magnitude. de temperatura da superfície do Aldebaran de 4.010 graus Kelvin (em comparação com o dom 's 5.780 graus de temperatura)

Aldebaran, "O Olho da Iluminação"


Aldebaran, a estrela mais brilhante na constelação de Touro, ergue-se no outono ao pôr do sol, e é a décima terceira estrela mais brilhante no céu. Seu nome vem do árabe Al Dabaran, o seguidor, pois Aldebaran parece seguir as Plêiades através da céu noturno.

Como o Olho do Touro, Aldebaran é chamado o Olho da Revelação. É referido por astrônomos e cosmólogos como o Oriental Royal Star , um dos quatro Real Stars consideradas as sentinelas vigiando outras estrelas. . É também conhecido como Buda, a estrela, a estrela de Iluminação, e Olho de Deus. 


Essa estrela magnífica tem sido usada durante séculos na navegação, e é conhecido por muitas civilizações para ser conectado com os espíritos da chuva e da fertilidade da terra. Aproximadamente 5.000 anos atrás, o surgimento de Aldebaran marcou o equinócio da primavera ( 1 ) e marcou o início do novo ano babilônico.

Taurus is often associated with royalty and divine power. Touro é freqüentemente associada com a realeza e do poder divino. Ao longo dos séculos Aldebaran foi espiritualmente reconhecida por seu alinhamento com a divindade. "... 


... Há uma relação simbólica entre Aldebaran, o" olho "na cabeça do touro, o terceiro, à luz dos olhos ou na cabeça, e os diamantes. A consciência do Buda foi chamado de" diamante olho. "( 2 )

Os hindus que se refere o Aldebaran e Touro como Rohini (a Red Deer), o nome do rio no Nepal, onde o Buda nasceu na época da lua cheia de Maio , por volta de 563 aC. Outro nome hindu para Aldebaran é Sataves, o que significa o "líder das estrelas ocidentais."

. Pale laranja-avermelhado em cor, Aldebaran tem um companheiro estrela anã vermelha que compartilha seu movimento através do espaço. Localizado um pouco ao sul da eclíptica, no caminho da Lua da Terra nossa, Aldebaran tem uma magnitude de 1.2 e é uma das primeira magnitude poucas estrelas a lua pode ocultismo . Cerca de 40 vezes o tamanho do nosso Sol, Aldebaran é de 68 anos-luz a Terra, e é cerca de 3 vezes o brilho de Polaris, a nossa atual Estrela do Norte.


Além da estrela Aldebaran, existem duas outras estrelas e famosos clusters muito bonita, na constelação de Touro: Para localizar ou Aldebaran de Touro, siga a linha das três estrelas que compõem o cinturão de Órion, que apontam diretamente para o oeste em direção a Aldebaran. Olhe para cima durante o mês de inverno e outono, pouco depois do sol, e você verá o Cinturão de Órion e Aldebaran crescente no leste, viajando em direção noroeste.
No exato única oposição de duas grandes estrelas; Aldebaran fica a 9 graus do signo de Gêmeos, com Antares, a 9 graus do signo de Sagitário.

Aldebaran é dito ser um portal para os mistérios da mente e quando equilibrada com a estrela Antares fixo, um portal para os mistérios do coração, isso cria um eixo stargate poderosa que é iluminado bi-annally quando o Sol passa por Aldebaran às primeiro de junho e, em seguida, a Antares cerca de seis meses depois.

. Recentemente, Plutão passou a constelação de Escorpião e conjunção Antares, também conhecido pelas suas qualidades de transformação. Plutão Escorpião visitas apenas uma vez a cada 248 anos. . Durante a sua varrer esta parte do zodíaco, é a órbita de Plutão traz mais perto do Sol do que Neptuno durante aproximadamente 20 anos.

Plutão é uma força dinâmica de criação e destruição. o primeiro raio planeta de força de vontade e propósito do nosso sistema solar contribui para a destruição dos desejos inferiores, para que mais qualidades altamente evoluído pode ser expresso pelo ser humano. Com a destruição dos antigos formulários ~ sejam eles físicos, astral ou mental ~ Plutão literalmente muda sua estrutura atômica. Plutão faz grandes mudanças e as forças da transcendência de desejos pessoais em uma orientação mais universal. . Plutão é o planeta da morte e do renascimento.


Ele personifica a destruição das coisas cujo tempo chegou ao fim, e à regeneração do que é novo. É como se tornando decadente folhas de outono nutrientes para a primavera, a lagarta se transformar em uma borboleta. It is the transformer that stimulates and catalyzes the Will . É o transformador que estimula e catalisa a Will .

For more about Pluto and the quality of Transformation, click here . Para mais informações sobre Plutão e da qualidade de Transformação, clique aqui .

Este evento cósmico rara de Plutão ter passado por Antares é significativo, como também era diretamente oposta à Aldebaran, Buda, a estrela da revelação e iluminação. : Isso trouxe uma oportunidade para a humanidade como um todo a evoluir as energias de conflito, raiva, orgulho e vingança, como tivemos a oportunidade de convidar as qualidades da revelação e iluminação para trabalhar com as energias de Plutão em Antares para trazer a transformação e evolução :

 

No mito estelar, Aldebaran é Vision Suporte para a missão na Terra starseed, definindo o que emissários de luz pode fazer melhor servir à humanidade através da transição evolutiva.

Em termos de baixo para a Terra, Aldebaran tem a visão de líderes mundiais e os servidores do mundo, o planejamento administrativo inspiradora dos assuntos do mundo, especificamente para a logística física e uma infra-estrutura global destinado a apoiar a humanidade através de desenvolvimento evolutivo e mudanças globais. . alinhamentos proeminentes com a Aldebaran / eixo Antares pode expressar na arena política e global.

As visões que sintonizam muitas pessoas a respeito centros de vida alternativos, os centros educativos, a preparação de programas de emergência, etc, são parte da inspiração da estrela emanações isso. Inspira negócio que suporta a família. Aldebaran nos inspira a tomar as medidas físicas necessárias para manifestar nossas visões.

. No signo de Touro, quando o desejo se transforma em aspiração , a escuridão dá lugar à luz e iluminação . O olho do touro, o terceiro olho espiritual ou o "único olho" do Novo Testamento, é aberto.. "Se os teus olhos forem simples, todo o teu corpo será cheio de luz", disse o Cristo (Mateus 6:22).


Este único olho toma o lugar dos dois olhos do ser pessoal. ( 3 ) Como a atenção da humanidade torna-se centrada na realização espiritual, que trilhar o Caminho do Apocalipse .

A vida é cheia de revelações. O processo evolutivo completo é essencialmente nada mais que uma revelação crescente.
. Os dois conceitos Evolução e

Enquanto evoluímos, percebemos mais do que jamais sabia que era inexistente ou imperceptível, mas estamos apenas percebendo o que sempre esteve lá. O Caminho do Apocalipse é através da descoberta e das devoluções de nossas próprias limitações. ( 4 )

Revelação, tal como definido pelo dicionário da Escritura e do mito, é uma comunicação simbólica "da natureza superior para o inferior, transmitindo verdades do universo invisível e da alma. Como a revelação não faz e não pode surgir da sua natureza inferior, é auto-evidente que a mente inferior ou objetivo do homem não compõem a revelação, mas é apenas o receptivo de navios em que a mensagem divina é derramado. "

A revelação é relacionado a Deus Imanente, para Deus em forma, a Deus no coração humano, e que escondido Suprema Realidade e motivar toda a existência velada ~ sempre consciente de si mesma. Apocalipse é um avanço da penetração. Primeiro na Mente, em seguida, no coração e, finalmente, para o propósito da Divindade. ( 5 )

. Enquanto a estrela de iluminação, Aldebaran irradia a maneira usando a potência aplicada de transformação. . Em busca da iluminação, podemos cultivar a capacidade de usar a mente como um refletor de alma leve. ( 6 ) Uma maior compreensão sobre o processo de revelação pode ajudar a compreender a qualidade ea importância do Aldebaran.

Uma forma que recebemos a revelação é através do contato com a alma . . Quanto mais consciente que nós desejamos, a procura e entraremos em contato, o mais perto que estamos a receber o necessário próxima revelação Como percebemos claramente a revelação depende de nossa capacidade de acalmar a mente e ouvir a voz interior.

Um dos aspectos mais difíceis do nosso serviço é compreender corretamente a precipitar a verdade da informação, ou a revelação que está sendo impresso. Precisamos de tempo para absorver a revelação e incorporá-la em um tempo presente forma útil.


Como alguém se torna um exemplo vivo desse entendimento divino e entender melhor o significado da estrela Aldebarã? . Uma sugestão é meditar sobre o triângulo criado pelo Plêiades , a Ursa Maior , e nosso sistema solar .

Imagine a energia segue o caminho para chegar ao nosso planeta. See the energy of the Will as a brilliant golden light emanating from the constellation the Great Bear. Veja a energia da Vontade como uma luz dourada brilhante que emanava da constelação da Ursa Maior.
Visualize essa luz que flui para uma das sete estrelas das Plêiades, observar as estrelas é naturalmente magnetizada na direção. 


Conheça a energia está sendo lentamente desceu em vibração, uma vez que atinge essa estrela. Watch it leave the Pleiades and enter into our solar system. Assista deixar as Plêiades e entra em nosso sistema solar.
Aldebaran, a estrela de iluminação, concentrando-se como uma lente a força da luz, Fohat , a Inteligência Ativa, a Terra do Pólo Norte.


Então veja esta força de ser absorvido pela Alma da Humanidade. . Visualize um fio de ouro da luz que entra no topo de sua cabeça, e aberto a receber revelações e insights sobre seus efeitos no divino plano .

Quando a energia da força da luz é liberada para as nações, raças e indivíduos que produz dois efeitos: o aumento da auto-vontade, demonstrando como decotes, desejos distintos, metas ou idéias de uma, nação-estado, família ou indivíduo, sem levar em conta a necessidade de um todo. T O segundo efeito estimula a Vontade de Servir o Plano, o todo, e produz a unidade e harmonia, benéfica para todo o processo de evolução.

Burnham's Celestial Handbook,

ALDEBARAN – ESTRELA DO LESTE – 

“O OLHO DO TOURO”

Esta estrela possui a cor vermelha alaranjada. Representa o olho esquerdo da constelação de Touro, também chamada do Olho da Revelação.

Dabaran do Al, seu nome árabe quer dizer “Seguidor de Al” porque parece seguir as Plêiades. Considerada a estrela de Buda, a estrela da iluminação.

Há mais de 5000 anos marcava o inicio do Ano Novo Babilônico.

Para os árabes era a líder das estrelas. Touro é associado ao poder divino, o Grande Construtor, o Grande Arquiteto.

Aldebaran é 40 vezes maior que o nosso Sol. Estrela real oriental. 


 
A Constelação de Touro
Fernando Costa (Monitor OAFR)
03/02/09


Introdução
A constelação de Touro é uma das mais facilmente identificáveis no céu. Muitos já devem ter visto um conjunto de estrelas muito brilhantes designado por 'sete irmãs'. Pois elas se localizam exatamente na constelação do Touro, que ainda traz outros objetos muito interessantes, como a estrela Aldebarã, ou olho de touro, as Híades e a famosa nebulosa do Caranguejo. Estamos na melhor época do ano para observar esta constelação, o verão, pois é quando ela mais se destaca no céu, nascendo a leste por volta de 18 horas e estando visível praticamente a noite toda.
Mitologia
         Segundo a mitologia grega, há muito tempo atrás, havia no reino de Tiro, um rei, Agenor, cuja filha era muito bela. Seu nome era Europa, e Zeus se apaixonou perdidamente por sua beleza. Queria possuí-la a qualquer preço. Movido por essa determinação, Zeus decidiu utilizar-se de seu estratagema principal, ou seja, o de se metamorfosear de algum ser ou coisa. Por alguma razão, Zeus jamais aparecia diante das suas eleitas na sua forma pessoal, preferindo assumir sempre outra aparência qualquer. Assim, depois de muito pensar, decidiu transformar-se num grande touro, branco como a neve. Em uma das praias de Tiro onde um grupo de moças se divertia, entre elas, Europa, a calma das jovens foi abalada pela aparição do touro branco, assustando o grupo. De todas as moças a única que não foge é Europa, que se aproxima do touro e acaricia o pêlo alvo do animal e o enfeita com flores. Quando as moças ganham confiança e se aproximam, o touro se levanta e foge em direção ao mar, a galope sobre as ondas, com Europa no dorso.
Pintura retratando o rapto de Europa pelo Touro
         Europa pede socorro às companheiras, mas o touro, correndo dia e noite sem parar, nadou até uma praia em Creta, onde se abaixou para que a jovem pudesse descer. Aí Zeus retoma a sua forma divina e une-se a Europa que, com o tempo, dá a ele dois filhos, entre eles Minos, futuro rei de Creta e pai do Minotauro. O Touro brilha até hoje no céu como uma constelação, para recordar essa união.

Aldebarã
         A estrela Aldebarã (ou alfa Tauri) é a estrela mais brilhante da constelação de touro. É conhecida popularmente como o olho do touro, pois sua localização na imagem sugerida para a constelação ocupa sensivelmente a posição do olho esquerdo do Touro mítico.
       O seu nome provém da palavra árabe al-dabarān que significa "aquela que segue" – referência à forma como a estrela parece seguir o aglomerado das Plêiades durante o seu movimento aparente ao longo do céu. Aldebarã é uma das estrelas mais facilmente identificáveis no céu noturno, tanto devido ao seu brilho como à sua localização. Identificamo-la rapidamente se seguirmos a direção das três estrelas centrais da constelação de Orion (designadas popularmente por “três Marias”), da direita para a esquerda, no hemisfério sul – Aldebarã é a primeira das estrelas mais brilhantes que encontramos no seguimento dessa linha. É uma estrela de tipo espectral K5 III (é uma gigante vermelha-laranja), o que significa que tem cor alaranjada; tem grandes dimensões, e saiu da seqüência principal do Diagrama HR depois de ter gasto todo o hidrogênio que constituía o seu “combustível”. Atualmente, a sua energia provém apenas da fusão de hélio da qual resultam cinzas de carbono e oxigênio. O corpo principal desta estrela expandiu-se para um diâmetro de aproximadamente cerca de 40 vezes maior que o Sol. Localiza-se a 65 anos-luz da Terra, e sua luminosidade é 150 vezes superior à do Sol, o que a torna a décima terceira estrela mais brilhante do céu (0,9 de magnitude).

Plêiades
        O aglomerado estelar aberto das Plêiades é o grupo de estrelas mais brilhante em todo o céu. As Plêiades também são conhecidas por vários outros nomes tais como "Sete Irmãs", “Sete-estrelo” em algumas passagens bíblicas, como M 45 pela classificação do catálogo Messier, e como "Subaru" no Japão.
       O nome Plêiades deriva do grego plein, que significava a abertura e o fechamento da estação da navegação entre os gregos. Na mitologia grega, as Plêiades são as sete irmãs, filhas de Pleione e Atlas, perseguidas por Órion que estava encantado com a beleza das moças, e que para escapar da perseguição do caçador, recorreram aos deuses, que as transformaram em sete estrelas. Seus nomes eram: Maia, Electra, Taígeta, Astérope, Mérope, Alcíone e Celeno.
      Um modo fácil de localizar as plêiades no céu é tomando a reta formada pelas estrelas Betegeuse (na constelação de Orion) e Aldebarã, ambas fáceis de ser identificdas por ter cor avermelhada. Seguindo a reta chegaremos ao aglomerado das Plêiades, bem no pescoço do touro.
        As Plêiades, como é típico dos enxames abertos, constituem um grupo de estrelas que se formaram a partir de uma mesma massa inicial de gás e poeira. Trata-se de um enxame muito jovem: a sua idade é estimada em 100 milhões de anos, pelo que terão nascido numa altura em que a Terra era dominada pelos dinossauros. Em fotografias de longa exposição ainda é possível observar o que resta desse gás inicial. O enxame compreende pelo menos 500 estrelas, predominantemente de cor branco-azuladas e muito quentes, e situa-se a 380 anos-luz. Estima-se que durará cerca de 300 milhões de anos para que as estrelas deste aglomerado se dispersem.

Híades
        Nas proximidades das Plêiades, é possível observar outro aglomerado aberto, ainda que menos espetacular: as Híades. Na mitologia grega, as Híades eram filhas de Atlas e Etera, e, portanto irmãs das Plêiades pelo lado paterno. Os antigos acreditavam que o nascer e o pôr helíaco das Híades estavam associados às chuvas. A palavra Híades significa literalmente água ou chuva. As Híades têm um formato em "V" simbolizando a cara do Touro, com a estrela Aldebarã representando um olho.
        Aldebarã, na realidade, não pertence ao aglomerado das Híades, mas devido ao efeito de superposição, é impossível não associá-los, pois as suas estrelas distribuem-se, aparentemente, em torno dela. Mas isso não passa de um efeito de perspectiva - enquanto Aldebarã se situa a 60 anos-luz da Terra, as Híades encontram-se a 150 anos-luz. Ainda assim, as Híades constituem o enxame aberto mais próximo de nós. A rotação aparente da esfera celeste dá-nos a sensação de que Aldebarã e as Híades seguem as Plêiades. Por essa razão, o nome árabe daquela estrela, al-dabarān, significa “aquela que segue”.

Nebulosa do Caranguejo
        A Nebulosa do Caranguejo (catalogado como M1, NGC 1952 ou ainda por Taurus A) foi observada pela primeira vez em 1731, e é o remanescente de uma supernova (resultado da morte de uma estrela massiva, que colapsou e explodiu liberando uma enorme quantidade de energia) que foi registrada, como uma estrela visível à luz do dia, por astrônomos chineses em 1054. Esta super estrela era o 3º corpo mais brilhante no céu (contando com o Sol e a Lua) e pôde ser observada durante o dia por mais de dois meses apesar de se encontrar a cerca de 6300 anos luz de distância. A Nebulosa do Caranguejo se tornou o primeiro objeto astronômico reconhecido como sendo ligado a uma explosão de supernova.
       Sua magnitude aparente é de 8,4, não podendo ser vista a olho nu. No entanto, não é difícil sabermos sua localização, visto que está bem próxima de um dos chifres do touro, conforme mostra a figura abaixo.
       No interior desta nebulosa, existe um pulsar (uma fonte de rádio) e que também pode ser chamada de Estrela de Nêutrons, que gira rapidamente em torno de seu eixo a uma velocidade de 30 vezes por segundo, diminuindo gradativamente esta velocidade em razão da interação magnética com a nebulosa. A energia liberada à medida que o pulsar desacelera é enorme e cria uma região incomumente dinâmica no centro da Nebulosa do Caranguejo. Enquanto a maior parte dos objetos astronômicos evoluem tão lentamente que mudanças somente são visíveis em escalas de tempo de muitos anos, as partes internas do Caranguejo mostram mudanças em escalas de tempo de apenas alguns dias.
 Li-Sol-Sou-30
 Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 http://radeiris.blogspot.com/2010/10/constelacao-do-touro.html
Pesquisado por Dharma dhannyaEL

Licença padrão do YouTube

ALTAIR - Alpha da Constelação da Águia


 Constelação Órion e Scorpios - 22m.
Dr. Rodrigo Silva-
 
 
Altair

Estrela próxima do Sol, de cor branca e a mais brilhante da constelação de Aquila ou Águia. Por isso também pode ser denominada por Alpha Aquila.
 
  Altair é uma estrela dupla visual, sendo a estrela companheira francamente menos brilhante, tendo uma magnitude de 10. 
 
 Altair está situada na região central da ave imaginada e por isso é por vezes chamada coração da águia. Esta estrela faz parte ainda de um segundo desenho imaginado, que. não sendo uma constelação oficial, é ainda assim bastante conhecido: o Triângulo de verão, onde as outras duas estrelas do triângulo são Vega e Deneb, respetivamente as estrelas Alpha de Lyra (Lira) e de Cygnus (Cisne). Magnitude aparente: 0,77; magnitude absoluta: 2,3; classe espetral: A7 Vn; distância: 5,0 parsec ou 16,3 anos-luz.