quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

BURACO NEGRO EMITE JATO GIGANTE



 
 
Buracos Negros, Sementes ou Cemitérios.52min.

 
 
Como Funciona o Universo - 44min.

 
 
O Enigma do Buraco Negro - 50min.

 
 
Buracos Negros no Universo - 91min.

Buraco negro emite jato gigante em incrível foto

Um jato poderoso saindo de um buraco negro supermassivo 
no centro de uma galáxia distante brilha em uma incrível imagem recém-lançada.
Buraco negro emite jato gigante em incrível foto

O Observatório de Raios-X Chandra, da NASA, recolheu dados que foram utilizados para criar a nova foto da galáxia Centaurus A – que está localizada a cerca de 12 milhões de anos-luz da Terra. O observatório espacial recolheu os dados desde 1999-2012, mas a agência espacial lançou a foto no dia 6 de fevereiro.

Enquanto o jato do buraco negro é uma característica proeminente, a imagem também mostra o que os cientistas pensam ser os restos de uma colisão entre Centaurus A e uma galáxia menor milhões de anos atrás. A “pista de poeira” que envolve o meio de Centaurus A poderia ser os restos da galáxia, segundo cientistas da NASA.

Pensa-se que a maioria das galáxias
 hospedam em seu centro um buraco negro supermassivo.



 
 Fontes:
Licença padrão do YouTube

domingo, 9 de fevereiro de 2014

ORIGEM DA LUA



 
A Origem do Planeta Terra - 94min.
 
A origem da Lua - 15min.

 
A origem da Lua - Filha da terra - 2min.

 Zeitgest 1 - 123min.Completo-Dublado

Nossa lua nasceu com fogo e violência. Praticamente tudo que vemos hoje, a partir de suas crateras de impacto, é resultado de eventos cataclísmicos. Esses exemplos revelam como foi a história da Lua.

Terra e Thea
4,5 bilhões de anos. Theia, um planeta do tamanho de Marte, se colide com a Terra primordial.

Colisão Terra e Thea
A grande colisão. O impacto descasca a Terra como uma laranja. Titânicas massas de material de ambos os planetas são lançadas para o espaço. O núcleo de Theia eventualmente afunda no centro de nosso planeta, onde permanece até hoje.

Terra primordial
Durante um curto período, a Terra ficou rodeada por um anel de detritos. O anel era apenas temporário, no entanto: ele logo começou a fundir-se em uma massa sólida. Apenas alguns anos poderiam ter sido necessários para que ele transformasse em uma lua, que orbita a Terra até hoje.

Superfície da Lua primordial
A superfície da lua recém-nascida foi largamente fundida à medida que se formou a partir do material de acreção do anel de detritos. Ao fundo, a Terra vai se curando do impacto lentamente.

Superfície da lua em chamas
A superfície da lua está esfriando. Sua agora sólida crosta está repleta de vulcanismo e contínuos fluxos de lava. A Terra nublada está cercada pelo resto do anel. Nosso planeta parece maior no céu lunar do que hoje porque a Lua estava muito mais perto.

Impacto cósmico
A lua de hoje não foi a única formada a partir do anel. Havia várias outras, orbitando pontos diferentes, A órbita de uma delas não era estável e, eventualmente, se colidiu com a lua maior em um impacto que destruiu o satélite menor, espalhando-a ao longo de um hemisfério inteiro, criando os lados incompatíveis que a Lua tem hoje.

Tsunami de fogo
Uma eventual testemunha para o “pequeno impacto” teria visto um tsunami de rocha fundida rugindo sobre o horizonte.

Fluxo de lava
Milhões de anos de fluxos de lava gigantes e impactos de asteroides que perfuravam incansavelmente a crosta lunar resultaram nas planícies e crateras que vemos hoje na lua.

Impacto na Lua
Um desses impactos, talvez o maior sofrido pela lua desde a colisão citada, criou a bacia Aitkens, uma das maiores estruturas de impacto no sistema solar.

original
A data do impacto é incerta: pode ter ocorrido apenas pouco mais de 3 bilhões de anos atrás. Se assim for, a partir da Terra, onde as algas primitivas teriam sido a única testemunha, o impacto teria proporcionado uma visão impressionante

Leia mais em http://misteriosdomundo.com/a-incrivel-e-violenta-historia-da-lua#ixzz2spUO4i5w

Licença padrão do YouTube