sábado, 31 de julho de 2010

TÚNEL INTERGALÁCTICO - Constelação do TOURO

 Túnel intergaláctico de matéria

2010-07-22

Crédito: NASA, William C. Keel (University of Alabama, Tuscaloosa).

Telescópio: Hubble Space Telescope.
Um túnel de matéria estende-se desde a galáxia NGC 1410 (à esquerda na imagem) até à galáxia NGC 1409 (à direita), cruzando mais de 20000 anos-luz de espaço intergaláctico. Este é um exemplo magnífico sobre a forma como a colisão de galáxias propicía a troca de matéria entre elas. Os centros destas duas galáxias estão a apenas 23000 anos-luz de distância um do outro, pouco menos do que a distãncia do Sol ao centro da Via Láctea. Eles estão ligados um ao outro devido à força da gravidade, orbitando em torno de um centro comum a mais de 1 milhão de kilómetros por hora. Estas galáxias encontram-se a cerca de 300  milhões de anos-luz da Terra na constelação do Touro..


 Fonte:
PORTAL DO ASTRÔNOMO - Portugal

CORPOS CELESTES - Imagem do Dia


Imagem do Dia:                                                                            Nebulosa planetária M 76 (NGC 650/651)

2010-07-30

Crédito: N.A.Sharp, NOAO/AURA/NSF.
Telescópio: 0.9 m (KPNO).

M 76 é uma das mais interessantes nebulosas planetárias existentes no céu. Trata-se de um dos mais débeis objectos do catálogo de Messier, tendo-lhe sido dado dois números NGC devido ao facto de Herschel ter acreditado que M 76 era, não uma, mas duas nebulosas. Hoje sabe-se que M 76 é o resultado da morte de uma estrela que ainda hoje é visível e cuja expulsão das suas camadas exteriores gerou uma complicada distribuição de matéria à sua volta, difícil de explicar por qualquer modelo. Com um diâmetro de cerca 2 anos-luz, M 76 está-se a expandir à velocidade de 50 km/s, situando-se a cerca de 4000 anos-luz de distância de nós.

Nebulosa planetária NGC 2346

2003-02-05

Crédito: NASA & The Hubble Heritage Team (STScI/AURA).
Telescópio: Hubble Space Telescope (NASA/ESA).
Instrumento: Wide Field Planetary Camera 2 (WFPC2).
 
NGC 2346 é uma nebulosa planetária bipolar, na constelação do Unicórnio. Encontra-se a cerca de 2 000 anos-luz de nós e estende-se por aproximadamente 0,3 anos-luz. As nebulosas planetárias resultam dos últimos estágios da vida de estrelas como o nosso Sol. Mas NGC 2346 distingue-se por ter no seu centro, não uma estrela, mas um sistema binário, com um período de 16 dias. Acredita-se que as estrelas que compõem o binário já se encontraram mais afastadas uma da outra. Mas a expansão de uma das estrelas, ao evoluir para gigante vermelha, terá provocado a aproximação da sua companheira. Esta, ao ser puxada para a estrela maior, terá deixado um rastro de gás em forma de anel à volta do sistema binário. Mais tarde, ao ser despida das suas camadas mais externas que deixaram o seu núcleo quente exposto, a gigante vermelha terá desenvolvido um vento estelar forte perpendicular ao anel de gás já existente, dando assim origem às duas enormes bolhas. Acredita-se que este processo em duas fases é responsável pela forma em borboleta apresentada por esta nebulosa planetária. 
 
Outras Imagens do Dia:
2010-07-31 - Instrumento FORS1 do Very Large Telescope
2010-07-29 - Maat Mons em Vénus
2010-07-28 - Remanescente de supernova Cassiopeia A
2010-07-27 - Lente gravitacional
2010-07-26 - Lua Azul
2010-07-25 - Galáxia espiral ESO 510-13
2010-07-24 - O Telescópio Espacial Hubble
2010-07-23 - Enxame aberto M 48
2010-07-22 - Túnel intergaláctico de matéria
2010-07-21 - Sojourner na superfície de Marte


             IMPERDÍVEL !
 

ESTRELA RARA



Astrônomos captam imagem de um tipo raro de estrela


Astrônomos captam imagem de uma rara estrela de Wolf-Rayet



Embora a WR 22, no centro da imagem, esteja a mais de 5.000 anos-luz de distância da Terra, ela é tão brilhante que pode ser observada a olho nu sob boas condições de observação.[Imagem: ESO]

Farol estelar

Astrônomos do Observatório Europeu do Sul (ESO) captaram a imagem de uma estrela muito rara, conhecida como estrela de Wolf-Rayet.

A WR 22, que aparece bem no centro da imagem, está lançando sua atmosfera para o espaço a uma taxa muitos milhões de vezes mais rápida do que o Sol. A estrela rara e sua vizinhança igualmente brilhante estão na região exterior da Nebulosa de Carina.

As estrelas de grande massa vivem depressa e morrem novas. No final das suas vidas, alguns destes verdadeiros faróis estelares emitem uma radiação tão intensa que libertam matéria para o espaço muitos milhões de vezes mais depressa do que as estrelas relativamente calmas, como é o caso do Sol.

Embora a WR 22 esteja a mais de 5.000 anos-luz de distância da Terra, ela é tão brilhante que pode ser observada a olho nu sob boas condições de observação.

Estrelas de Wolf-Rayet

Essas estrelas raras, muito quentes e de grande massa, são conhecidas como estrelas Wolf-Rayet, assim chamadas em homenagem aos dois astrônomos franceses que as descobriram em meados do século XIX.

As estrelas de Wolf-Rayet são estrelas muito pesadas, mas que perdem massa a uma velocidade muito alta, através de ventos estelares que chegam a atingir velocidades de 2.000 quilômetros por segundo. Enquanto nosso Sol perde cerca de 10-14 de sua própria massa a cada ano, uma estrela de Wolf-Rayet perde cerca de 10-5.

A WR 22 faz parte de um sistema de estrela dupla e a sua massa é pelo menos 70 vezes a massa do Sol, o que a torna uma das mais maciças estrelas de Wolf-Rayet conhecidas. Ela está localizada na constelação austral de Carina, a quilha do navio Argo de Jasão na mitologia grega.

Paisagem cósmica

As cores sutis que servem de fundo a essa paisagem cósmica são resultado das interações entre a intensa radiação ultravioleta emitida pelas estrelas quentes de grande massa, incluindo a WR 22, e as grandes nuvens de gás, essencialmente hidrogênio, a partir das quais as estrelas se formaram.

A imagem foi composta por várias outras, obtidas com os filtros vermelho, verde e azul do instrumento Wide Field Imager, montado no telescópio MPG/ESO, de 2,2 metros, situado no Observatório de La Silla, no Chile.


Fonte:

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA
 http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=estrela-wolf-rayet&id