quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

AURIGAE E SUAS ESTRELAS



AURIGA


Capella = Alpha Aurigae &
    Menkalinan = Beta Aurigae
    Elnath = Gamma Aurigae = Beta Tauri
    Delta Aur = Delta Aurigae &
    Almaaz = Epsilon Aurigae &
    Haedus I = Zeta Aurigae &
    Haedus II = Eta Aurigae &
    Theta Aur = Theta Aurigae
    Al Kab = Iota Aurigae
    Lambda Aur = Lambda Aurigae
    Nu Aur = Nu Aurigae &
    Pi Aur = Pi Aurigae &
    Tau Aur = Tau Aurigae &
    Ups Aur = Ups Aurigae &
    14 Aur = 14 Aurigae &
    AE Aur = AE Aurigae


Capella
1 - CAPELLA (Alpha Aurigae). No início de noite, mid-norte do inverno, Capella brilha quase diretamente em cima, e é uma das três estrelas brilhantes espalhados por todo o céu do norte, o Arcturus outros da primavera e do verão Vega. Todos estão perto de o mesmo brilho, Arcturus fresco e laranja, Vega quente e branco, Capella amarelo-branco e no meio da faixa de temperatura. 



 Apenas o mais fraco dos três, que se distingue por ser a estrela de magnitude primeiro mais próximo do pólo norte celeste (na verdade zeroth magnitude, 0,08).

Capella, que significa "o cabra" de antigos tempos romanos, é a estrela Alfa da constelação de Auriga, o Cocheiro, um proeminente pentágono irregular de estrelas. Apenas ao sul da Capella é um triângulo de estrelas mais fracas, um asterismo chamado "The Kids".
















Capella e seus filhos. Norte é para a esquerda. Capella Auriga, perto do canto inferior esquerdo, leva o olho para cima e para a direita para o triângulo fina de estrelas chamado "The Kids", feita (no sentido horário a partir da esquerda) de Almaaz (Epsilon Aurigae), Haedus I (Zeta), e Haedus II (Eta). A figura é muito semelhante (embora invertido) para "A Little Kids" perto Theta Aurigae, feita de Nu, Tau, e Aurigae Upsilon.

 Capella, a uma distância de 43 anos-luz, é um dos mais famosos do céu - estrelas duplas, e consiste de um par de estrelas similares primeira magnitude tão juntos que ele tem sido um desafio para separá-los no telescópio, que nos últimos tempos tem sido feito tanto por meio de interferometria sofisticado e com o Telescópio Espacial Hubble. A estrela fraca que se pensava ser um companheiro há muito tempo foi dado o nome de "Capella B, tornando-se Capella" Capella A. "Os componentes perto de Capella A são, portanto, conhecido como" Aa "e" Ab ". Brilhante A, Capella Aa , é uma classe de gigantes do G8 com uma magnitude de 0,76, enquanto Ab, uma classe G0 gigante, vem em uma ténue bit em 0,91. 

As classes espectrais dar estimativas de temperatura respectivos de 4900 e 5700 Kelvin (de acordo com outras fontes). Luminosidades de brilho aparente ea distância em seguida, vêm em 93 e 64 vezes a do Sol, levando a raios de 13,6 e 8,3 solar, e da teoria da estrutura estelar e evolução, massas de 3,0 e 2,5 vezes maior do que o nosso dom Ambas as estrelas foram uma vez anões classe B (embora no cooler lado da classe). 

Quanto mais quente estrela, "Ab", está esfriando ainda mais, e tem um núcleo de hélio mortos que está lentamente se preparando para disparar até fundir o carbono e oxigênio, enquanto "Aa "já parece ter chegado a este ponto, de acordo com a estrela mais massiva de um par de ser o primeiro a evoluir. Os dois caminham em volta do outro em uma órbita quase-circular 0,72 Unidades Astronômicas distante com um período de 104,0 dias.

  





















 Capella Ab é visto em órbita Capella Aa (localizado na cruz) a cada 104 dias, a uma distância de 0,72 unidades astronômicas. Na realidade, a órbita dois uns aos outros em torno de um ponto comum entre eles 46 por cento do caminho de Aa a Ab. As marcas de escala nos eixos são meros 0,05 segundo de arco de distância. (Extraído do catálogo Sexta órbitas das estrelas binárias, WI Hartkopf e BD Mason, Observatório Naval dos EUA;.. Ver RL Branham, The Astronomical Journal, vol 136, p. 963, 2008)

 Análise através da teoria do orbital dá massas de 3,05 e 2,57 vezes a do Sol, extremamente próximos aos derivadas da teoria da evolução, mostrando que todos os parâmetros estão em ordem. Como esperado, a evoluiu mais (Aa) é o mais lento rotador, o seu equatorial velocidade de 3 km por segundo (para um período de rotação de menos de 220 dias), em oposição a velocidade de Ab de rotação muito maior de 36 km / s (dando um período de com menos de 11 dias). 

Um (provavelmente o rotator mais rápido), ou mesmo ambos, são (como o Sol) magneticamente ativa, o sistema de produção de emissão de raios-X copioso. Vários outros "companheiros", Capella C, D, E, F, G, H e todos parecem apenas deitados na linha de visão (apesar de H tem sido considerada como real). É difícil dizer o destino do par. 

Agora, com uma idade de cerca de 400 milhões de anos, quando o mais massa deixa a fusão de hélio e se expande à medida com um núcleo de carbono / oxigénio morto, ele vai invadir o outro, provavelmente perdendo massa para ele, tornando difícil estimar o destino final o par. (Capella é destaque em O Jim Kaler de Estrelas Maior Hundred).

Escrito por Jim Kaler 12/13/98, 
revisado em 10/03/08. Voltar ao STARS.
             Clique nas palavras acima para ver traduções alternativas. 

2 - MENKALINAN (Beta Aurigae). Auriga bela forma, no Cocheiro, passeios de alta no céu de inverno do norte, dominado por Capella brilhante no canto noroeste do pentágono de destaque que faz a figura. Quase que imediatamente ao leste encontra-se uma estrela de magnitude metade do segundo, Menkalinan (Men-KAL-em-um), no canto nordeste, o nome árabe que significa "o ombro do rédea titular." Embora a terceira estrela mais brilhante no pentágono clássico, Menkalinan carrega Auriga da designação "Beta".  

A mais brilhante segundo, Elnath, perto de primeira magnitude, conecta Auriga com Touro, e embora tenha o Aurigae Gamma formais nome, é mais conhecida como Beta Tauri, é a Alfa - tecnicamente brilhante deixando Menkalinan segunda ,sua beta-Auriga.

Como localiza Polaris Norte Celestial Pole e Mintaka no Cinturão de Órion o equador celeste, localiza Menkalinan o "colure solsticiais", o grande círculo no céu que passa por ambos os pólos celestes e solstícios do Verão e de Inverno. 

 Imediatamente a sul encontra-se Theta Aurigae, enquanto a norte é igualmente perto Delta Aur (que conta a história completa). A linha passou por esses três estrelas para os pontos de norte para o Pólo Celeste Norte, enquanto a sul-lo pontos em Betelgeuse em Orion, o solstício de verão (a localização do Sol no primeiro dia do verão) deitado em Gêmeos no meio do caminho entre Theta e Betelgeuse.

(Pi Aurigae, ao norte de Menkalinan, adiciona bem à linha também.) Menkalinan é uma classe Uma estrela com uma temperatura de 9200 Kelvin, não muito diferente de Vega ou Sirius.

De sua distância de 82 anos-luz, nós calculamos uma luminosidade 95 vezes a do Sol, um pouco mais brilhante do que uma normal "Uma estrela" deve ser. 

 Observação cuidadosa revela que a cada 3,96 dias, a "estrela" sofre um eclipse parcial de cerca de um décimo de magnitude, mostrando que na verdade consiste de duas estrelas quase idênticas em uma órbita apertada, cada um cerca de 48 vezes mais luminosa que o Sol separados apenas cerca de um quinto da distância entre o Sol e Mercúrio. Eles podem tanto ser "subgiants" que começaram a mudar e iluminar como resultado do esgotamento do seu combustível de hidrogênio do núcleo.  

Eles estão tão perto que eles distorcem uns aos outros através marés mútua, nenhum deles rodada. Um anão vermelho fraco visão muito abaixo do olho nu parece órbita do par, pelo menos, 330 distâncias Terra-Sol de distância, a partir do qual o par brilhante seria apenas mal separados por olho.
Escrito por Jim Kaler.   

3 - ELNATH (Beta Tauri). Igualmente chamado El Nath, Elnath está na ponta do chifre grande do norte de Taurus, o Touro. "El Nath" (na verdade al nath) do árabe significa "uma intromissão", o nome transferidos através de estrelas em Áries e, obviamente, adequado para Taurus, bem como (os nomes antigos em Áries não mais usado). Magnitude segundo Bright (1,65), Elnath é uma das estrelas mais brilhantes do céu, ranking número 25 global e três dentro de magnitude segundo, logo atrás de Castor em Gêmeos e Bellatrix no Orion. Número dois em Touro (atrás de Aldebaran), que recebeu a designação Beta da Bayer.

Elnath é peculiar, no entanto, 
como é uma das raras estrelas do céu de ligação.
Formalmente agora em Touro, a estrela é também uma parte do esquema clássico de Auriga e é simultaneamente Aurigae Gamma (embora fileiras número dois em Auriga, bem como, depois de Capella). 

 (A outra estrela de ligação, 
ou Alpheratz Alpha Andromedae,
também está Delta Pegasi.) "Gamma Aurigae" 
nunca é usada, no entanto.
Elnath também tem significado mais amplo posicional, como é na Via Láctea apenas três graus a oeste do anticentro do Galaxy, o ponto em frente ao Centro Galáctico em Sagitário. Neste amplo sentido mentira vasto escuro nuvens frias de gás e poeira interestelar na qual as estrelas estão nascendo. Fisicamente, é um Elnath quente (13.600 Kelvin) classe B estrela gigante. 


 Desde a sua distância de 130 anos-luz, encontramos uma luminosidade (corrigido para a radiação ultravioleta a partir da superfície quente) quase 700 vezes maior do que o dom O raio de derivados de temperatura e luminosidade, 4,6 vezes a do Sol, concorda também que a encontrada a partir da medição original de diâmetro angular, embora não com uma medida mais recente, o que torna a estrela de 35 por cento maior, mostrando a dificuldade de tais observações.

 Como tantas estrelas de sua classe, Elnath é "quimicamente peculiar" e parece ser um "mercúrio-manganês" estrela, a abundância de manganês 25 vezes o normal, o cálcio eo magnésio abundância reduzida e apenas um oitavo solares. Essas peculiaridades são causados ​​pela ação combinada da gravidade e da radiação, o que faz os átomos de alguns elementos drift para baixo e fora da vista e subir outros.  

O melhor e mais brilhante exemplo , é, 
por coincidência bastante surpreendente, 
a "estrela ligando", outros Alpheratz! 
 Elnath tem uma massa de cerca de 4,5 vezes a do sol. Ele está começando a morrer, e se não já completamente desligado da fusão de hidrogênio em seu núcleo, que vai antes de demasiado longo. Dentro de apenas alguns milhões de anos, ele irá expandir-se para se tornar uma estrela gigante laranja fresco.

Escrito por Jim Kaler. 
4 - DELTA AUR (Delta Aurigae). 
 Dado que ele carrega a quarta letra do alfabeto grego, alguém poderia pensar que Aurigae Delta - a estrela mais a norte, na constelação clássico de Auriga, o Cocheiro - iria brilhar muito mais brilhantes que magnitude quarto (3,72). Em vez disso, é batido por todas as cinco estrelas que formam o pentágono proeminentes a sul: Alpha (Capella), Beta (Menkalinan), Gamma (Elnath, Beta Tauri) como esperado, mas também por Iota (Al Kab) e Theta. Mesmo dois dos três "Kids" (Epsilon e Eta) são mais brilhantes. Adicionando à obscuridade da estrela é a sua natureza como mais uma classe K (K0) hélio fusão gigante que tem poucos ou nenhuns características marcantes. 

Mas como a coisa mais importante no setor imobiliário, o que ele tem é a localização. Os ponteiros front-tigela estrelas da Ursa Maior Ursa Major dirigir o olho a Polaris e do Pólo Norte Celeste. Eles não podem, no entanto, comparar com a formação de três estrelas de (de sul para norte) Theta, Beta e Delta Aurigae. Em quase perfeito alinhamento norte, as três estrelas são mais precisos em apontar para o pólo norte do que qualquer outro conjunto no céu. 

 Além disso, em um dos mais notáveis ​​de coincidências, os três estão dentro de alguns minutos de arco do "colure solsticiais", o grande círculo que liga os pólos celestes com os solstícios de verão e de inverno em Sagitário e Gêmeos. (O "colure equinociais" conecta os pólos e os equinócios.) Você pode usar o trio estelar como uma "linha pontilhada" pouco para traçar as colure solsticiais. Ao sul, o colure passa apenas a leste de Betelgeuse em Orion. Em mapas estrela atual do trio ficam apenas a oeste da colure. Precessão (a oscilação de 26.000 anos do eixo da Terra), no entanto, está se movendo-os lentamente em relação ao leste 

Auriga Mapa 
Dominado por Capella,
Auriga está dentro da Via Láctea.
Beta Tauri (Elnath), em direção ao fundo, também é Aur Gamma (ver o alfabeto grego). A curva amarela que varre da direita superior para inferior esquerdo é o equador galáctico, onde "180 graus" marca anticentro da Galáxia. Teta, Beta (Menkalinan), Pi, e Delta Aurigae linha estreita ao longo do Colure solsticiais (a linha curva imediatamente à esquerda deles), e assim apontar o caminho para o Pólo Norte Celeste e Polaris. 


 O mapa é baseado em coordenadas para 1950, quando a linha que conecta Theta, Beta, Delta e foi para o oeste do Colure. Precessão, desde então, mudou a linha para o outro lado. Teta, Beta e Delta estava quase exatamente na Colure em meados de 2005; Pi passou um pouco mais cedo, no final de 2000. (Veja Auriga no contexto do mapa maior.) 

Entre o início de 2004 para perto do meio de 2006,
uma após a outra, cruzaram-lo, o melhor alinhamento
que ocorrem em maio de 2005. 
 Ao longo dos anos, eles vão perder quase perfeito alinhamento para o pólo, mas até o futuro distante (quando reais movimentos estelares tornam-se importantes), eles vão manter uma direção bem para Polaris, que se move em relação ao pólo (na realidade , as estrelas permanecendo no local, a grade de coordenadas realmente fazendo o movimento). A estas três, também podemos adicionar Pi Aurigae, que é apenas um pouco fora da linha. 

 Delta Aur em si, com uma temperatura superficial de 4.825 Kelvin, encontra-se 140 anos-luz de distância, e brilha com a luz de 47 Suns, do qual encontramos um raio de 12 vezes solar. Este tranquilo hélio-queimador tem um teor de metal que está intimamente solar. A partir de uma velocidade de rotação projetada equatorial de 1,7 quilômetros por segundo, a estrela - se o eixo de rotação é perpendicular à linha de visão - leva quase um ano para girar.  

A teoria da estrutura estelar produz uma massa cerca de duas vezes a do Sol e uma idade de cerca de 1,3 bilhões de anos. Delta Aur é listado como um quádruplo, com três fracas "companheiras", uma estrela de magnitude 10 três minutos de arco de distância e uma magnitude 11, um, dois minutos fora, o que em si parece dupla. Infelizmente, os movimentos ao longo dos anos mostram tudo para ser apenas coincidências linha de vista, não é surpreendente dada a proximidade da estrela da Via Láctea. (Graças a Jerry Diekmann.)
Escrito por Jim Kaler 2/1/08. 

5 - ALMAAZ(Epsilon Aurigae).
 Dobrado ao sudoeste de Capella em Auriga é um triângulo de destaque estreito de estrelas. Tradições mais antigas chamar os dois do Sul (Haedus I e II Haedus) "os miúdos", embora Almaaz (Epsilon Bayer estrela), que brilha no terço médio magnitude (2,99), agora é comumente incluído. O nome árabe, em paralelo com Capella (do latim, "o cabra"), significa "o bode". 

O Kids. Norte é para a esquerda. Capella Auriga, perto do canto inferior esquerdo, leva o olho para cima e para a direita para o triângulo fina de estrelas chamado "The Kids", feita (no sentido horário a partir da esquerda) de Almaaz (Epsilon Aurigae), Haedus I (Zeta), e Haedus II (Eta). A figura é muito semelhante (embora invertido) para "A Little Kids" perto Theta Aurigae, feita de Nu, Tau, e Aurigae Upsilon. 

Uma das estrelas mais estranhas e menos compreendidos no céu, Almaaz é uma classe F hot-end (F0, embora alguns dizem A8) localizado a uma supergigante bastante incerto 2.000 anos-luz de distância. De uma superfície Kelvin 7800 um pouco mais de uma Unidade Astronômica (Terra-Sol à distância) de diâmetro (quase a metade novamente o tamanho da órbita de Mercúrio), que irradia cerca de 47 mil vezes mais energia que o Sol, sua massa em algum lugar entre 15 e 19 vezes solar. Em torno dela é um anel gasoso. Supergigantes classe F são relativamente raros, para começar, mas isso é só o começo. 
 Como tantas estrelas, Almaaz é uma estrela dupla eclipsando, mas de proporções estranhas e magníficas. Nada sobre isso é comum. O escurecimento protótipo, Algol (em Perseus), escurece por cerca de uma magnitude a cada 2,87 dias, quando uma classe K estrela gigante passa em frente de uma estrela quente pequena classe B, mas brilhante. Almaaz cai aproximadamente a mesma quantidade, aproximadamente com o brilho aparente de Haedus I (Zeta Aurigae).  
No entanto, em contraste com o Algol, eclipses Almaaz são 27,1 anos para além e duram uma incrível dois anos, o testemunho para as dimensões enormes do sistema. Odder ainda, é a supergigante F grande classe que fica eclipsado, por algo que é imensamente maior do que isso! E ninguém sabe bem o que. O modelo que prevalece é que Almaaz está em órbita mútua com uma estrela que está rodeado por um anel grosso de poeiras set quase de lado.

 Almaaz adequada (o que vemos supergigante) ea estrela mistério são, talvez, 30 Unidades Astronômicas aparte, o anel de poeira sobre a estrela secundária alguns AU 20 de diâmetro. O anel tem algum tipo de donut buraco no meio, como Almaaz ilumina um pouco no meio do eclipse. Temos pouca idéia do que está no ringue empoeirado. 

 Um modelo teórico diz algo de 4 massas solares, outra de 15. Poderia ser uma estrela que gerou um disco através de um vento feroz outflowing ou (como mais comumente se acredita) um par de estrelas de classe B que são eles próprios em órbita apertada. O último eclipse ocorreu em 1982-1984. A próxima será em 2009-11, quando você pode assistir e pode apostar que um grande número de telescópios, tanto em terra e no espaço, também vai ser avidamente olhando para ele com uma geração de instrumentos ainda não construído. Talvez então possamos descobrir o que está acontecendo. Uma coisa quase certo é que um dia vai explodir Almaaz. 

Escrito por Jim Kaler. 
 

6 - HAEDUS ​​I (Zeta Aurigae). Sudoeste de Capella (o "cabra) em Auriga está arrumado um triângulo de estrelas, o" Kids ". Na tradição mais antiga, a estrela do topo (Almaaz) é excluído, o termo pertencentes ao fundo dois, em latim conhecido como o "Haedi", a leste (e mais fraco do conjunto) um chamado agora Haedus I, a oeste Haedus II. Começando no norte e indo no sentido horário, a Bayer chamado três em ordem alfabética Epsilon, Zeta e Eta Aurigae.O Kids. Norte é para a esquerda.  

 Capella - binária
Possivel Super planeta - Origem do homem
descoberto por mim em 2007

Capella Auriga, perto do canto inferior esquerdo, leva o olho para cima e para a direita para o triângulo fina de estrelas chamado "The Kids", feita (no sentido horário a partir da esquerda) de Almaaz (Epsilon Aurigae), Haedus I (Zeta), e Haedus II (Eta). A figura é muito semelhante (embora invertido) para "A Little Kids" perto Theta Aurigae, feita de Nu, Tau, e Aurigae Upsilon.

Na quarta grandeza brilhantes (3,75), Haedus I é o mais fraco do par (na verdade um dos três), embora só porque ele é - a uma distância de 850 anos-luz - a mais distante. (Haedus II é de 220 anos-luz de distância, Almaaz 2.000 anos-luz, as três crianças apenas uma coincidência line-of-sight). Quite a estrela brilhante, Haedus I é visualmente 1.700 vezes mais luminosa que o sol. Seu espectro, no entanto, mostra que não é uma estrela, mas dois em órbita mútua, uma laranja classe K (K4) supergigante (ou gigante brilhante) e um hot azul classe B (B5) estrela circulando uns dos outros a cada 972,183 dias (2,66 anos ).


Nosso deleite no sistema não reside na duplicidade, mas na orientação da órbita, que fica dentro de 3 graus da linha de visão. Como resultado, as estrelas do Zeta Aurigae eclipse uns aos outros. Cada 2,66 anos, o menor, mas ainda brilhante estrela B esconde completamente atrás da estrela maior K, mais frias, ea luz combinada visuais cai de 0,15 magnitudes (cerca de 15 por cento), não muito, mas perceptível ao olho praticado. (Coincidências abundam na astronomia: embora os miúdos têm nada a ver um com o outro, dois deles estão eclipsando binários, o Almaaz outros.)

Análise detalhada do eclipse e das velocidades das estrelas contar suas histórias. Média de 4,2 unidades astronômicas de distância, os dois vão em torno de si em uma órbita elíptica que os leva de 5,9 a 2,5 UA UA. Massa da estrela K é 5,8 vezes a do Sol, o raio solar 148 (sobre o tamanho da órbita de Vênus), a temperatura Kelvin 3950 e 4800 a luminosidade solar. 

 Parâmetros a estrela B são 4,8 massa solar; raio de 4,5 solar; temperatura 15.300 Kelvin; luminosidade 1000 solar.
 A luminosidade total do sistema de energia solar de 5800 é maior do que a luminosidade visual porque a estrela B produz grande parte de sua radiação no ultravioleta, enquanto a estrela K irradia de forma significativa no infravermelho. Da comparação com a teoria, a dupla nasceu 80 milhões de anos. Cada um vai finalmente ser convertida em uma anã branca enorme, a estrela K agora bem no seu caminho.

Escrito por Jim Kaler. 


 7 - HAEDUS ​​II (Eta Aurigae). Dobrado ao sul-sudoeste de Capella em Auriga é um pequeno triângulo e amado de estrelas, o "Kids" a Capella "cabra". Os dois na parte inferior do triângulo, Eta e Zeta, foram os miúdos original, enquanto a Epsilon variável estranha eclipsando (Almaaz) foi adicionado mais tarde. Os dois originais permanecem o romano "Haedi", o western (Zeta) Haedus I, a leste nossos Haedus II, que é muito mais comumente conhecida como Eta Aurigae.

O Kids. Norte é para a esquerda. Capella Auriga, perto do canto inferior esquerdo, leva o olho para cima e para a direita para o triângulo fina de estrelas chamado "The Kids", feita (no sentido horário a partir da esquerda) de Almaaz (Epsilon Aurigae), Haedus I (Zeta), e Haedus II (Eta). A figura é muito semelhante (embora invertido) para "A Little Kids" perto Theta Aurigae, feita de Nu, Tau, e Aurigae Upsilon.

Embora angularmente fechar, o trio tem nada a ver um com o outro. Brilhando com magnitude terceiro (3.17), Haedus II está no meio, em termos de brilho. A uma distância de 220 anos-luz, no entanto, é de longe o mais próximo, Zeta (Haedus II) deitado 850 anos-luz de nós, Almaaz cerca de 2000 anos-luz. Esta classe B (B3) anão (núcleo de hidrogênio fundindo-) comum, com uma temperatura de superfície medida a 16.600 Kelvin, também é, de longe, o mais quente deles.


Ao contrário das outras crianças, ela é uma estrela única, sem evidência real para um companheiro. Representando a luz ultravioleta considerável, Haedus II irradia uma luminosidade 760 vezes a do Sol, que produz um raio de 3,3 vezes solar e (a partir da teoria da estrutura estelar e evolução) uma considerável massa 5,5 vezes maior do que o dom Com uma idade de cerca de 45 milhões de anos, a estrela está a meio caminho através de sua vida anão.  
Girando com uma velocidade equatorial de pelo menos 95 quilômetros por segundo, ele roda em menos de 1,8 dias, em contraste com o período de 25 dias do sol. Enquanto Eta Aur é considerado muito estável e tão comum que é utilizado um padrão contra o qual comparar os outros, não é sem alguma controvérsia. A temperatura é notavelmente baixa para a classe espectral, o que implica uma temperatura mais perto de 18.500 Kelvin. 

 A luminosidade
também foi estimada em 955 vezes 
maior que a do sol. 
 
 Há evidências não confirmadas para as variações espectrais com um período de 24 dias, que se existirem provavelmente se originam na atmosfera estelar. Um campo extremamente magnético fraco foi detectado, uma só algumas vezes a da Terra. Apesar de não ser orbitado por qualquer outra estrela que conhecemos, Haedus II ainda pode ter alguma coisa de uma família, como tem sido considerado como parte da vasta (como se pode ver a partir do nome) Cassiopeia-Taurus "associação" de quente classe O e B estrelas, um grupo alargado que se estende por 100 graus de céu de Touro a Orion, cujos membros nasceram mais ou menos ao mesmo tempo e agora estão separando para sempre.

Escrito por Jim Kaler.

8 - THETA AUR (Theta Aurigae). Dentro dos limites de Orion, Gêmeos, Touro, Auriga, Perseus e, há tantas estrelas brilhantes que mesmo aqueles que seriam apontados em qualquer outro lugar no céu se pouco de respeito a todos. Terceira mais brilhante da constelação (quarto se você contar o Taurus-linking Elnath estrela, que é tanto Beta e Gamma Tauri Aurigae), Theta Aurigae, que não tem nome próprio, ainda é bastante longe para baixo na lista letra grega, Bayer preferindo os três "Kids" perto Capella. A estrela é a mais meridional do trio que define a Colure solsticiais, a história completa contada por Delta Aurigae.  
Theta Aur é uma estrela branca de classe A (A0), com uma temperatura de superfície de 10.200 Kelvin. De sua distância de 173 anos-luz, ela brilha com uma luminosidade 285 vezes a do Sol, que lhe dá um raio de 5,4 solar. É um dos o céu é "Ap" ou "A-peculiar" estrelas, que no jargão da astronomia significa que é altamente magnética e tem abundâncias químicas muito estranho. Theta Aur tem um campo magnético variável que pode ser tanto como mil vezes mais ou menos forte que a da Terra.
O campo magnético não está alinhado com o eixo de rotação, mas oscila com o período de rotação 3,61 dias da estrela. Estrelas anãs girando lentamente (aqueles fundindo hidrogênio em hélio em seus núcleos) têm atmosferas tranquila em que alguns elementos químicos resolver sob a força da gravidade, enquanto outros são empurrados para cima como um resultado da pressão de radiação.  

Theta Aur
é especialmente forte no silício elementos,
que podem ser tanto quanto 10 vezes mais abundante
do que no Sol, e cromo, que pode ser até por 100,
superabundantes de ferro também. 
 
As sobreabundâncias ímpar de elementos estão concentrados em manchas que envolvem os campos magnéticos (que parecem ajudar ainda os gases estelares em estrelas que são ainda bastante rápida rotação) e oscilação dentro e fora da vista. Theta Aur é abençoada com um pequeno solar-classe companheiro (anão G2) que se encontra pelo menos 185 Unidades Astronômicas da Theta Aur adequada (mais de 4 vezes a distância de Plutão ao Sol). Dada uma massa de 3,5 solar e uma massa de um solar para o companheiro, os dois demorar pelo menos 1.200 anos em órbita. Ambas as estrelas são muito brilhantes para suas classes. 
 O mais brilhante componente tem a luminosidade de uma subgiant um pouco avançada (uma estrela que desistiu da fusão de hidrogênio do núcleo ou está prestes a fazê-lo). O companheiro, no entanto, parece igualmente avançados, que não é possível dada a escala de tempo de evolução para a estrela mais brilhante. Muito possivelmente, a distância é superestimada.Escrito por Jim Kaler. nascido mais ou menos ao mesmo tempo e agora estão separando para sempre.
Escrito por Jim Kaler.

 9 - AL KAB (Aurigae Iota). 
Algumas estrelas brilhantes não recebem o respeito que merecem, em parte porque eles não têm nomes bem conhecidos, porque eles carregam middling nomes das letras gregas, ou estão sobrecarregados por outros nas constelações de grande fama. Assim é com Al Auriga de Kab, abreviação de Al Kab dhi'l Inan, do árabe que significa "o ombro do titular rédea." 

 O nome foi originalmente aplicado a Gamma Aurigae, que na verdade é mais uma parte do Touro, e agora é sempre referido como Elnath (Beta Tauri). Talvez como resultado, Al Kab também leva o mais moderno apelido de "Hassaleh". 

 Quando olhamos para Auriga, que mais admiro Capella brilhante, e olhar para o triângulo formado pelos "miúdos", certamente não a Al Kab. Embora em magnitude brilhante terceiro (2,69, mas ligeiramente variável) e quarta estrela mais brilhante da constelação (terceiro se você excluir Elnath), Bayer ainda deu-lhe a letra grega "iota", preferindo letras minúsculas para o Kids: Almaaz, Haedus I, Haedus e II (Epsilon, Zeta e Eta). À primeira vista, Al Kab é "apenas mais uma classe de laranja K (K3) gigante." Mas com uma diferença.

É um "gigante brilhante", mais luminosa do que a maioria da classe. Sua colocação na parte Taurus-Auriga da Via Láctea e uma distância bastante grande de 510 anos-luz também faz com que ele ser ofuscada por cerca de 0,6 magnitudes como resultado da absorção de poeira interestelar. Foram a poeira não está presente, Al Kab seria uma estrela de magnitude metade do segundo.  
Quando a absorção de poeira e radiação infravermelha de uma superfície Kelvin 4390 é levado em conta, a estrela é ver a brilhar com um brilho total de 5.400 vezes maior do que o dom Com um diâmetro então calculada 128 vezes a do Sol (60 por cento do tamanho da órbita da Terra), a estrela é tão grande que o diâmetro angular do seu disco pode ser medido (o que dá um raio um pouco menor de 106 solar). 

 Sete ou nove vezes a massa solar (dependendo apenas como a estrela está em evolução), os moribundos gigantes laranja é mais provável fusão de hélio em carbono em seu núcleo profundo. Também está perto do limite em que as estrelas explodem como supernovas. Se isso não acontecer, ele vai morrer como uma anã branca enorme. Início da vida de uma estrela B hot classe semelhante ao Graffias-1, que tomou entre 30 e 45 milhões de anos desde o nascimento para chegar a seu estado atual. 

 Al Kab 
também está entre os mais brilhantes
do céu de raios-X produz "estrelas híbrido."  

Gigantes menor produção de raios-X coronae quente semelhante ao encontrado em torno do Sol, enquanto que entre os gigantes mais avançada, o coronae são substituídos por cool, fora-flowing ventos. Em Al Kab, vemos tanto, o que certamente eleva a estrela para o status alcançado pela sua constelação-mates. Graças à Jeff Bryan, que sugeriu esta estrela.
Escrito por Jim Kaler.

 10 - LAMBDA AUR (Lambda Aurigae). 
Auriga, o Cocheiro celestial, está tão cheio de estrelas brilhantes e de outra forma admirável (que incluem Capella, suas três "Kids", a clássica "fuga" AE Aur, a lista aparentemente interminável) que vem como uma surpresa, em vez de se deparar com uma como o Sol, uma classe G (G1.5 subgiant-anã) "analógico solar" que é apenas um pouco mais de massa e um pouco mais velho do que nossa própria estrela.  

Com bastante facilidade encontrada entre uma série de estrelas de seis graus ao sul de Capella para o sudeste do Kids, quinta magnitude (4,71) Lambda Aurigae é uma das estrelas mais próximas da Terra, apenas 41,2 anos-luz de distância, mais ou menos uns míseros 0,1 ly . Com uma temperatura muito bem determinado de 5838 Kelvin (60 graus mais quente que o nosso Sol), a estrela irradia a uma taxa de 1,75 vezes a do Sol, o resultado de uma combinação de transporte em massa de sete por cento mais de energia solar e (já que o hidrogênio -fusão estrelas iluminam à medida que envelhecem) uma idade um pouco avançada, a melhor estimativa 6200000000 anos (1,7 bilhão de anos mais velha que o Sol). 

 Dada a 8 bilhões teórica anos de duração, a estrela, embora ainda anão um real, não tem muito tempo para ir antes de desistir do núcleo de hidrogênio fusão e se tornar um subgiant real como expressa por sua classe. Um raio de 30 por cento maior do que solar e um tipo solar (projetada) velocidade de rotação equatorial de 2,5 quilômetros por segundo dar um período de rotação máxima de 26 dias, quase exatamente solar. 

 Nenhuma atividade 
ostensiva magnético é detectado, 
talvez o resultado da idade avançada 
(estrelas acalmando à medida que envelhecem 
e girar mais lento, o resultado de travagem magnético). 
 
Nem, infelizmente, não parece haver qualquer planeta, pelo menos nenhum detectado, nem para essa matéria, qualquer disco de detritos em torno, a despeito do fato de que Lambda é um pouco metal-ricos (planeta-holding estrelas tendem a ter mais metais) com um conteúdo de ferro (em relação ao hidrogênio) de 15 por cento maior do que o dom A maioria dos outros elementos químicos são igualmente até bem, apesar de nitrogênio e carbono são um pouco deprimido. Nem a estrela parece ter qualquer outros companheiros. 

 Embora quatro são listados (14 magnitude Lambda Aur B 310 segundos de arco de distância, 13 mag C em 87 segundos e 10 mag D e E em 203 e 175 segundos), seus movimentos mostram que todos são apenas uma linha de visão "óptica "coincidências. Lambda movimento em si, porém, mostra que ela é um visitante de uma parte diferente do Galaxy, a estrela chicotear junto a uma bolada de 83 quilômetros por segundo em relação ao Sol, mais de cinco vezes o valor normal para estrelas locais do disco Galáctico.  

Ninguém parece ter feito um trabalho focado em Lambda. Em vez disso, prestou-se a um vasto número de estudos estatísticos, a estrela a aparecer regularmente nos exames de movimentos, as temperaturas, composições químicas, e as relações entre todos eles.

Escrito por Jim Kaler 2/04/11.
 11 - NU AUR (Nu Aurigae). 
 Perdeu a tempos, os antigos compunham o constelações clássicas. Na séculos XVII e XVIII, os astrônomos então preenchido os espaços em branco. Mas por que parar lá? É bastante divertido para compensar a própria a partir dos padrões espalhadas no céu. Capella, o "Cabra" no clássico Auriga, brilha intensamente no céu do extremo norte.  

A sudoeste do que é um triângulo slim, um asterismo (constelação informal) chamado "The Kids", que inicialmente consistia em Haedus I e II (Zeta e Eta Aurigae), mas agora por acordo usual também inclui Almaaz (Epsilon) na norte do ápice. Olhe então para uma foto da constelação, ou em um mapa estelar bom.  

Por coincidência bastante notável, a noroeste de Theta Aurigae está uma réplica quase exata do The Kids, apenas invertida e uma mais fraca magnitude. Feitas de quarta grandeza (3,97) Nu Aurigae e magnitude quinta Tau e Upsilon, é quase impossível não chamá-los de "A Little Kids".A Little Kids. Norte é para a esquerda. Theta Aurigae, perto do centro inferior, leva o olho para cima, para o triângulo fina de estrelas poderíamos chamar de "A Little Kids", feita (no sentido horário de baixo à esquerda) de Nu, Tau, e Aurigae Upsilon.  

A figura é muito semelhante (embora invertido) para o clássico "Kids" perto Capella, feita de Epsilon, Zeta e Eta Aurigae.Por coincidência ainda, todos são gigantes, a mais brilhante delas, Nu Aur (no ápice do nordeste) uma laranja de uma classe K (K0). (Auriga parece atrair coincidências:. 

Theta, Beta, Pi, e todas as Delta linha ao longo do colure solsticiais, o círculo que liga os solstícios e os pólos celestes) Mentir a uma distância de 66 anos-luz, de uma superfície mais fresco de 4550 Kelvin Nu Aur brilha com a luz de 163 Suns (após uma pequena correção para a absorção de poeira interestelar), o que leva a um raio de 21 vezes a do Sol e uma massa substancial de 3 vezes solar.

Medida direta do diâmetro angular através de interferometria dá um resultado satisfatoriamente perto de 20 raios solares. 
 Nu Aur é um exemplo clássico de uma fusão de hélio-"estrela moita", a "moita" referindo-se a um grande número de estrelas estável com temperaturas semelhantes e luminosidades. 

 Tendo começado a vida como uma anã B8 400 milhões de anos, deu-se a fusão de hidrogênio cerca de 350 milhões de anos depois. Depois de perder seu envelope exterior através de ventos, quando de queima de hélio é longo, seu destino é se tornar uma anã branca de cerca de 0,7 massas solares. Em uma separação de 56 segundos de arco encontra-se uma magnitude 11 (11,4) companheiro que a distância Nu seria um anão K6.

Um raio mínimo orbital de 3700 Unidades Astronômicas leva a um período de pelo menos 120 mil anos. Apesar de ter sido chamado de uma linha de visão par "óptica", os dois parecem estar seguindo um ao outro, sugerindo binariedade real.  
Quer mais uma coincidência? 
 Nu e Tau são quase a mesma distância da Terra,
este último apenas um par de anos luz mais próximo
(pelo menos no distâncias medidas, 
que estão sujeitas a incerteza 
cerca de cinco por cento). 
 Dada a separação angular de cerca de 0,4 graus, os dois seriam então apenas 3 anos-luz de distância, causando Tau a brilhar no céu Nu é quase tão brilhante como Vénus faz no nosso.Escrito por Jim 3/14/08.compositions Kaler, e as relações entre todos eles.

Escrito por Jim Kaler 2/04/11.

12 - PI AUR (Pi Aurigae). 
 De sul para norte, Teta, Beta (Menkalinan), e Delta Aurigae estão em alinhamento notável quase exatamente ao longo da "colure solsticiais", o grande círculo no céu que liga os pólos celestes com o verão e solstícios de inverno. Como tal, eles agem como "ponteiros" para o pólo norte celestial e Polaris. Precessão (a oscilação de 26.000 anos no eixo da Terra) realizou-los em todo o colure a oeste dentro de um par de anos um do outro, o melhor alinhamento que ocorrem em torno de maio de 2005.

Mais notavelmente, Auriga (o condutor) apresenta ainda uma outra estrela colure, Pi Aurigae, que fica ao norte de Menkalinan, tornando-o quatro estrelas em uma fileira. Na quarta magnitude (4,26, quase quinto) o mais fraco do conjunto, também é o máximo do alinhamento perfeito, caindo apenas mal um pouco a oeste dos outros. Como tal, a precessão tomou o passado colure em outubro de 2000, alguns anos mais cedo do que fez a outros. No entanto, um teria dificuldade em chegar com algo parecido com este quarteto curioso. As estrelas, é claro, realmente não tem nada a ver um com o outro, o alinhamento inteiramente acidental da nossa perspectiva no espaço.

Auriga 
Mapa Dominado por Capella, 
Auriga está dentro da Via Láctea.  
Beta Tauri (Elnath), em direção ao fundo,
também é Aur Gamma (ver o alfabeto grego).

A curva amarela que varre da direita superior para inferior esquerdo é o equador galáctico, onde "180 graus" marca anticentro da Galáxia. Teta, Beta (Menkalinan), Pi, e Delta Aurigae linha estreita ao longo do Colure solsticiais (a linha curva imediatamente à esquerda deles), e assim apontar o caminho para o Pólo Norte Celeste e Polaris. O mapa é baseado em coordenadas para 1950, quando a linha que conecta Theta, Beta, Delta e foi para o oeste do Colure. 

 Precessão, desde então, mudou a linha para o outro lado. Teta, Beta e Delta estava quase exatamente na Colure em meados de 2005; Pi passou um pouco mais cedo, no final de 2000. (Veja Auriga no contexto do mapa maior.)A classe M (M3) luminosos gigantes, Pi também se destaca como mais vermelhos e (com uma temperatura de 3490 Kelvin) mais legal do quarteto, bem como as mais massivas e mais distante ao longo de sua caminhada evolutiva. De uma distância substancial de 840 anos-luz, Pi brilha para nós (depois de deixar para um monte de radiação infravermelha), com uma luminosidade de pouco mais de 9.000 Suns (mais se houver um pouco de escurecimento por poeira interestelar, o que poderia aumentar a luminosidade por até 20 por cento). 

 Temperatura e luminosidade, em seguida, produzir um raio de 261 vezes a do Sol, muito próximo ao valor de 265 raios solares (23 por cento maior do que a órbita da Terra) derivadas de medida direta do diâmetro angular por interferometria sofisticados, mostrando que todos os parâmetros estão em boa forma. Teoria, então dá uma massa de cinco vezes a do Sol, e também revela que Pi é Aur brilho como um gigante pela segunda vez com um núcleo de carbono-oxigênio mortos (ao contrário da primeira vez-brilho com um núcleo de hélio morto) , o C e O ter chegado a partir da fusão de hélio avançado.  

Tendo começado a vida como uma anã quente classe B cerca de 100 milhões de anos atrás, e tendo começado a sua evolução como um gigante apenas 13 milhões de anos atrás, a estrela parece agora estar a entrar numa fase em que profundas hélio e hidrogênio fundindo-shells alternadamente por sua vez e fora, o ex-violenta, levando a uma "hélio flash" (o que não é pensado para ser visível na superfície).  

Tais estrelas começam a variar em brilho. Agora uma variável irregular com um alcance de cerca de um décimo de magnitude (cerca de 10 por cento), pode um dia aparecem mais como Mira. "Visible" no espectro de rádio, Pi Aurigae também está perdendo massa. Seu vento acabará por aumentar até o ponto onde a estrela vai perder seu envelope exterior inteira, o núcleo revelou para se tornar uma anã branca maciça um pouco mais leve do que Sirius B.

Escrito por Jim Kaler 2/22/08.

13 - TAU AUR (Tau Aurigae).  
A oeste da "Haedi," os miúdos de Auriga (tradicionalmente feitas de Eta e Aurigae Zeta, a qual é geralmente adicionado Epsilon mais ao norte), perto da borda ocidental da figura clássica Auriga, fica um triângulo semelhante, que em vez se destaca como o mais fraco "Little Kids", feito de Nu, Tau, e Upsilon Aur. O mais brilhante, a noroeste de Theta Aur, é magnitude quarto (3,97) Nu. Quinta magnitude (em 4,52, pouco mais da linha) Tau encontra-se apenas ao oeste do mesmo, enquanto quinta magnitude (4,74) Upsilon, o mais fraco, cai um pouco para o sul.

A Little Kids. Norte é para a esquerda. Theta Aurigae, perto do centro inferior, leva o olho para cima, para o triângulo fina de estrelas poderíamos chamar de "A Little Kids", feita (no sentido horário de baixo à esquerda) de Nu, Tau, e Aurigae Upsilon. A figura é muito semelhante (embora invertido) para o clássico "Kids" perto Capella, feita de Epsilon, Zeta e Eta Aurigae.

 Curiosamente, todos são gigantes. Dos três, classe G (G8) Tau (provavelmente o menos distinto) é o mais quente. A uma distância de 213 anos-luz (nominalmente um cabelo mais perto do que Nu Aur), como Nu, Tau é uma fusão de hélio "estrela moita" (assim chamado por causa do grande número de estrelas semelhantes).  

Com uma temperatura mal-determinado de 4.770 Kelvin, Tau irradia 79 luminosidades solares para o espaço, que, juntos, levar a um raio de 13,0 Suns, uma massa de 2,5 vezes a do Sol, e uma idade de 700 milhões de anos. Pouco mais de 100 milhões de anos atrás, era uma classe Tau Um anão de hidrogênio fusão. Medida direta do diâmetro angular através de interferometria (que faz uso das propriedades de interferência de luz) produz um raio satisfatoriamente semelhantes de 13,8 Suns, não tanto assim de um gigante.

 Aceitar as distâncias de Tau e Nu como correta, os dois se encontram apenas três anos-luz de distância. embora sejam muito longe um do outro para formar um binário real. Eles são, em vez movendo em direções opostas e são apenas passando uns aos outros como a clássica "navios na noite." De cada um, o outro iria apresentar uma bela vista. De Nu, Tau iria brilhar com magnitude -4,9, bem como a Venus mais brilhante ela, embora mais vermelho. De Tau, Nu parece ainda maior, mais brilhante brilha outra magnitude metade.

Escrito por Jim Kaler 4/04/08.

14 - UPS AUR (Upsilon Aurigae). 
 Como âncora do sul para o pequeno triângulo no leste da Auriga, juntamente com Nu e Aurigae Tau, Upsilon ajuda a tornar a figura informal do "Little Kids", assim chamado em homenagem ao antigo "Kids" de Capella, que é feita a partir Almaaz (Epsilon), e os dois Haedii (Zeta e Eta Aurigae).

A Little Kids. Norte é para a esquerda. Theta Aurigae, perto do centro inferior, leva o olho para cima, para o triângulo fina de estrelas poderíamos chamar de "A Little Kids", feita (no sentido horário de baixo à esquerda) de Nu, Tau, e Aurigae Upsilon. A figura é muito semelhante (embora invertido) para o clássico "Kids" perto Capella, feita de Epsilon, Zeta e Eta Aurigae. 


 O mais legal do trio,
Upsilon assume um elenco
um pouco avermelhada.
Embora todos os três Little Kids são gigantes, esta quinta magnitude (4,74, o mais fraco deles) classe M (M0) gigante vermelha se destaca como a mais moderna e talvez a mais interessante. A uma distância considerável de 475 anos-luz, é, de longe, o mais distante deles, encontrando-se mais de duas vezes a distância dos outros dois.
Do ponto de vista de Upsilon, Nu e Tau iria aparecer tanto quanto o fazem a partir da Terra, enquanto o nosso Sol aparentemente poderoso apareceria como um blip magnitude insignificante e provavelmente despercebido 11. Muito pouco tem sido feito sobre a estrela. De distância e uma temperatura estimada de 3.800 Kelvin (a partir do qual encontramos a quantidade de radiação infravermelha invisível), encontramos luminosidade am impressionante de 990 vezes a do Sol, o que leva a um raio de 73 solar, ou 0,34 unidades astronômicas, apenas tímida do tamanho da órbita de Mercúrio em torno do Sol, e uma massa de 2,5 vezes solar. 
 O que faz Upsilon 
particularmente interessante 
é o seu estado evolutivo.

Ele começou sua vida 
estrelado cerca de 760 milhões de anos atrás 
como um anão branco de classe B9.  
 
Após fusão seu hidrogênio em hélio núcleo interno de 585 milhões anos, então ele começou a inchar e fresco como a fusão de hidrogênio, expandiu-se em uma concha em torno do núcleo, agora morto e gravitacionalmente aquecimento hélio.
 Após o resfriamento em classe G, a estrela, então iluminado por um fator de sete ou mais, até que começou a disparar sua hélio interna e transformá-lo em carbono e oxigênio. Encolhendo e escurecimento alguns, para os próximos 150 milhões anos mais ou menos parecido seus companheiros dentro da Little Kids, Nu e Tau Aurigae. Upsilon então usado o seu hélio, e agora está brilhando novamente com um núcleo de carbono-oxigênio mortos. 
 Em algum momento ele vai se tornar instável começar a pulsar como Mira, perder seu envelope exterior, e se transformar em uma anã branca, com uma massa de cerca de 70 por cento à do nosso Sol atual. 

 Destino semelhante aguarda 
os outros dois filhos pequenos, 
que por esse tempo, os movimentos estelares 
terá destruído a pequena figura, 
cada estrela ter se afastou por conta própria.

Escrito por Jim Kaler 4/18/08
15 -  
 
14 AUR (14 Aurigae = KW Aurigae). 
 Em direção à parte inferior da Auriga (o condutor) é uma cadeia, curto mais ou menos norte-sul de estrelas que se parece com um ponto de exclamação celestial que tem magnitude quinto (5,02) 14 Aurigae (o nome de um "número Flamsteed") como seu facilmente encontrados inferior "ponto". (Como Auriga de "Little Kids", o "ponto de exclamação" poderia ser um asterism novo!) 

A uma distância de 286 anos-luz (dar ou tomar 20), este sistema de estrelas notável (14 Aur, e não o asterismo, que é feito de estrelas não relacionados uns aos outros) é de pelo menos quintuplicar e é um tesouro que apresenta uma exposição multa de evolução estelar em ação e que inclui uma anã branca quente. 
 A estrela principal, aquele que é visível a olho nu, "14" em si, é uma classe A subgiant (no lado cool, A9, quase F), o que implica que, recentemente desligado fusão do hidrogênio-core.
 Embora Auriga está cheia de nuvens escuras, 14 Aur (e o ponto de exclamação) encontra-se por um caminho relativamente claro e é ofuscado pela poeira interestelar. Com uma temperatura de 7670 Kelvin, ela brilha com a luz de 59 Suns. Cerca de 4,4 diâmetros solares em todo, é um spinner modesta com uma velocidade de rotação projetada equatorial de 27 km por segundo, que lhe confere um período de rotação de menos de 8 dias.
 
Com uma massa de 2,4 massas solares, como predicado por sua classe espectral, 14 Aur, de fato, acabado de sair de fusão do núcleo e está começando a evoluir para uma gigante. É também uma variável modesta do "Delta Scuti" classe, que varia sutilmente com vários períodos, mas apenas uma, das 2,11 horas, foi identificado (a estrela de magnitudes variando entre 4,94 e 5,10). Como resultado, ela também traz a estrela variável Aurigae KW nome.


Agora começa a verdadeira diversão.  
Em primeiro lugar, 14 Aur tem um companheiro
muito próximo em que é detectado apenas
espectroscopicamente em órbitas de apenas 3,794 dias.  
 
Nada mais se sabe sobre ela (embora não haja referência a baixa massa K classe). Então, pouco mais de 12 segundos de arco de distância encontra-se magnitude 10 14 Aurigae B. Embora no primeiro olhar amistoso, "B" é amplamente aceito para ser apenas uma óptica de linha de Sighter.

 Não é assim, no entanto, por 14 Aur C, uma magnitude 7,3 classe F (F3) anão separados de 14 Aur A de 14,6 segundos de arco. Ele também é um duplo espectroscópica com um período de 2,99 dias. Assumindo que o companheiro a ser inconseqüente, 14 Aur C (com uma temperatura de 6900 Kelvin) tem uma luminosidade de 7 Sóis, um raio e massa duas de 1,9 solar. Então, agora estamos até quatro componentes. 
 Observações do espaço, no entanto revelou radiação ultravioleta proveniente de uma fonte muito quente estimado em uma magnitude visual de 14 e uma temperatura de 42.000 Kelvin, o que implica que um dos componentes espectroscópicas era uma anã branca quente, que foi depois reduzido para 14 Aurigae C. Mas a fonte quente não mostrou variações de velocidade. Uma imagem ultravioleta, finalmente, tomadas com o Telescópio Espacial Hubble (em 1930 Angstroms) revelou então o anão real branco dois segundos de arco de distância, fazendo 14 Aur C um triplo, 14 Aur Ca e Cb separáveis, com 14 Aur a dupla Ca-anão F espectroscópicas , Cb da anã branca.

14 Aur Nesta imagem do Hubble ultravioleta, 14 Aurigae A paira perto do canto superior esquerdo. Perto inferior direito são 14 Aur Ca e Cb, que orbitam entre si, pelo menos, a cada 1.600 anos, enquanto o C-par leva um total 20 mil anos ou mais para fazê-lo em torno de 14 Aur A. O componente Cb, uma anã branca quente, aparece para ser tão brilhante como a classe F 14 anão Aur Ca devido à sua intensa radiação ultravioleta. Opticamente, parece muito mais fracas e ser difícil de detectar.  
Além disso, ambos A e Ca estão perto de duplas espectroscópicas que não são visíveis aqui, tornando o sistema quíntuplo. Ao mesmo tempo, a anã branca dominou o pequeno grupo. (O código alfanumérico no canto inferior esquerdo denota o filtro usado para levar a imagem.) De um artigo de MA Barstow, HE Bond, M. R, Burleigh e JB Holberg no Monthly Notices da Royal Astronomical Society, vol. 322,. p. 891, de 2001.

Dada a sua magnitude e luminosidade, o raio do Cb vem a ser sobre o tamanho da Terra, confirmando o status anã branca. Em comprimentos de onda visual, Cb é demasiado fraco para ser visto facilmente do chão.à olho nú.
Das massas e as Leis de Kepler (supondo que os companheiros de espectroscopia de ser de massa baixa), 14 Aur A e Aa (o companheiro próximo) estão separados por apenas 0,07 UA, enquanto os componentes de 14 Aur Ca são apenas 0,05 UA de distância. 

 Dado que mortos Cb, a anã branca, tinha que ser o primeiro a evoluir e, portanto, foi inicialmente a estrela mais massiva do sistema, podemos imaginar uma massa inicial de 3 solar, o que leva a uma massa anã branca de 0,7 solar (o estrela tendo perdido massa à medida que envelhecia como um gigante). Ca e Cb (a anã branca), em seguida, tomar pelo menos 1600 anos para orbitarem-se, enquanto 14 triplos e duplos Aur C Aur 14 A tomar pelo menos 20 mil anos para fazer seu circuito mútuo.

Fora na distância, cerca de três minutos de arco de distância, é de 14 Aur D! Mas relaxe, pois ele é provavelmente apenas uma coincidência outra linha de visada. 
 Quatorze Aurigae, 
portanto, fornece uma grande lição,
não apenas em múltiplos sistemas hierárquicos,
mas também na evolução estelar. 
 

 Apenas algumas centenas de milhões de anos atrás, foi dominada pela energia solar uma estrela de massa três da classe B que tinha um monte de companheiros mais fracos. Por um tempo, o sistema que hoje é realizada Cb como um gigante vermelho brilhante irradiando milhares de luminosidades solares. A maior massa é agora entre o mais fraco, tendo perdido a maioria de sua massa e expirar como uma anã branca sobre o tamanho da Terra. Aa agora é seguir em seus passos do Cb.

Escrito por Jim Kaler 2/05/10.


16 -  AE AUR (AE Aurigae).
Como velocidades Mu Columbae ao sul longe de Trapézio de Orion, de onde foi arremessado (em vez de perto de onde, uma vez que o Trapézio ainda não era nascido), AE Aurigae (em Auriga, o Cocheiro) zips de distância para o norte (talvez no mito atraídos pela Chariot acelerando?), que separam os dois em cerca de 200 quilômetros por segundo.  

A idéia é que cerca
de dois milhões de anos atrás 
duas estrelas binárias maciças colidiram 
perto de onde o Trapézio agora se encontra
no meio da espada de Orion. 
 Duas estrelas foram trocadas para fazer o estranho excêntrico Iota Orionis casal, enquanto os outros dois foram ejetados para criar o clássico "estrelas runaway". Na sexta magnitude (nominalmente 5,96), perto do limite de visibilidade do olho nu e um pouco perdido entre um punhado de estrelas próximas, AE não é muito impressionante.

O fugitivo estrela AE Aurigae está no centro da imagem, no coração da Via Láctea de Auriga, acima e à esquerda da seqüência de estrelas feitas por 14, 16, 17, 18 e 19 de Aur. AE e 17 Aur (um binário eclipsante mais conhecido como AR Aur) são ambos localizados na Página anticentro.  
O aglomerado aberto Messier 38
está perto da borda inferior esquerda.


O nome de duas letras implica variabilidade, e de fato a estrela varia entre magnitudes 5.4 e 6.1. A fraqueza aparente é um produto de grande distância (perto de 1.450 anos-luz, um pouco mais longe do que Mu Col), e uma quantidade significativa de absorção de poeira interestelar, que se ele não estivesse lá faria AE Aur 0,8 magnitudes mais brilhantes, impulsionando-o até meados de quinta. 
 Não surpreendentemente, Mu e Col AE Aur são semelhantes, tanto a classe O (O9.5) de hidrogênio fundindo-anões, a temperatura é medida no AE 36.500 Kelvin (anormalmente elevados para a sua classe; 33.000 poderia ser melhor). Em ambos os casos, a estrela é muito luminosa, entre 26.000 e 33.000 vezes a luminosidade do Sol (dependendo da temperatura e da provisão para créditos de radiação ultravioleta) e maciço (pelo menos 17 vezes solar, maior do que a massa Mu Col) com um raio cerca de 5 vezes maior que a do sol. 
 A velocidade de rotação muito lento de menos de 40 km / s implica que o pólo de rotação é mais ou menos apontado para nós. Como as Plêiades em Touro, AE está agora passando por uma nuvem interestelar alheios de gás e poeira que é esclarecedor (um pedaço de que aparentemente era confundido com uma estrela companheira). Estrelas quentes, com seus espectros simples, fazer backgrounds ideal para o estudo dos espectros de intervir gases interestelares (que são sobrepostos os espectros estelares) e AE não é excepção.
Na verdade sua velocidade muito alta em toda a linha de visão de 90 km / s em relação ao Sol permite que a estrutura fina do meio interestelar a ser sondado como a estrela passa em volta dos gases wispy, fazendo com que o espectro interestelar para variar.  
Não há realmente nada de incomum em tais estrelas, cerca de 15 por cento das estrelas O e B são fugitivos, alguns causados ​​por troca de binário, outros - como Zeta Ophiuchi - causado por uma das estrelas de um binário explodindo fora do centro e ejetar o outro. AE destino é a explodir também ... mas como uma única estrela que um dia vai haver mais, mas para uma estrela de nêutrons solitário deixado para trás.

Adicionado note: A variação 5,4-6,1 nos vem de um artigo escrito em 1926, descrevendo observações visuais, feitas direcly pelo olho através do telescópio, e parece agora ser sprious. Hipparcos dados sugerem uma variação de alguns centésimos, mas de uma magnitude com um período de 214 dias, mas outras observações indicam que o resultado seja espúria assim.


Escrito por Jim Kaler, 1/14/04, 8/1/11 alterada
Li 
_____
__  __
_____
Li
Fonte:
STARS
http://stars.astro.illinois.edu/sow/sowlist.html
Sejam felizes todos os seres. Vivam em paz todos os seres.
Sejam abençoados todos os seres.