sexta-feira, 11 de março de 2011

AE Aurigae e a Nebula Estrela Flamejante





Astronomy Picture of the Day

Discover the cosmos! 
Each day a different image or photograph of our fascinating universe is featured, along with a brief explanation written by a professional astronomer.
2011 March 11
See Explanation.  Clicking on the picture will download
the highest resolution version available.
AE Aurigae and the Flaming Star Nebula
Image Credit & Copyright: Rolf Geissinger
 
Astronomy Picture of the Day
Descubra o cosmos! Cada dia uma imagem diferente ou fotografia do nosso universo fascinante é apresentado, juntamente com uma breve explicação escrita por um astrónomo profissional.
2011 11 de março
Veja a explicação. Clicando na imagem você verá a versão na melhor resolução disponível.

AE Aurigae e a Nebula Estrela Flamejante
Crédito de imagem e direitos autorais: Rolf Geissinger

Explicação: AE Aurigae é a estrela brilhante abaixo e à esquerda do centro neste retrato evocativo do IC 405, também conhecida como a Estrela Flamejante Nebula. Incorporado na nuvem cósmica, a quente, ó estrela variável do tipo energiza o brilho de hidrogênio ao longo dos filamentos de gás complicado atômica, a luz da estrela azul espalhada pela poeira interestelar. 
 Mas AE Aurigae não foi formado na nebulosa que ilumina. Reconstituindo o movimento da estrela através do espaço, os astrônomos concluíram que AE Aurigae provavelmente nasceu na nebulosa de Orion.
Contatos Imediatos gravitacional com outras estrelas é ejectado da região, juntamente com outra estrela O, Mu Columbae, mais de dois milhões de anos atrás.
 As estrelas do fugitivo se afastaram em direções opostas, desde então, separar a cerca de 200 quilômetros por segundo. Esta imagem nítida e detalhada do IC 405 se estende por mais 5 anos-luz à distância estimada da nebulosa de 1.500 anos-luz na constelação do norte Auriga, o cocheiro.
Imagem de amanhã: fim de semana de luz
<| Arquivo | Índice | Pesquisa | Calendário 
| RSS | Educação | Sobre o APOD |
Discussão |>
Autores e editores: Robert Nemiroff (MTU) & Jerry Bonnell (UMCP) NASA Oficial: Phillip Newman direitos específicos aplicáveis. NASA Política de Privacidade e Avisos importantes da Web Um serviço: ASD da NASA / GSFC E tecnologia de Michigan. U.
 
Explanation: AE Aurigae is the bright star below and left of center in this evocative portrait of IC 405, also known as the Flaming Star Nebula. Embedded in the cosmic cloud, the hot, variable O-type star energizes the glow of hydrogen along convoluted filaments of atomic gas, its blue starlight scattered by interstellar dust. But AE Aurigae wasn't formed in the nebula it illuminates. Retracing the star's motion through space, astronomers conclude that AE Aurigae was probably born in the Orion Nebula. Close gravitational encounters with other stars ejected it from the region, along with another O star, Mu Columbae, over two million years ago. The runaway stars have drifted in opposite directions ever since, separating at about 200 kilometers per second. This sharp, detailed image of IC 405 spans over 5 light-years at the nebula's estimated distance of 1,500 light-years in the northern constellation Auriga, the Charioteer.

Tomorrow's picture: light-weekend


Authors & editors: Robert Nemiroff (MTU) & Jerry Bonnell (UMCP)
NASA Official: Phillip Newman Specific rights apply.
A service of: ASD at NASA / GSFC
 Fonte:


 http://apod.nasa.gov/apod/ap110311.html

A UNIÃO DO INFINITAMENTE GRANDE COM O INFINITAMENTE PEQUENO - NÚCLIO - PT




O NUCLIO – Núcleo Interactivo de Astronomia, com o apoio do Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal e da Câmara Municipal de Cascais promove a realização mensal da “Astronomia em Crescente“.

Esta actividade, que normalmente decorre no Sábado próximo da fase de Quarto-Crescente da Lua, a partir das 21h30, é constituída por uma apresentação sobre um tema astronómico e, caso as condições meteorológicas o permitam, por uma sessão de observação nocturna com telescópios.
A sessão de Fevereiro decorrerá no dia 12, com a palestra:
– Francisco Lobo (CAAUL – FCUL).

“Após milhares de anos a estudar o céu, numa história que é tão velha como o próprio Homem, encontramo-nos hoje prestes a assistir a uma revolução no conhecimento. Assistimos no século XX à criação das duas grandes teorias que revolucionaram a nossa descrição do mundo físico.
A primeira destronou os nossos conceitos de espaço e tempo (absolutos), combinando-os naquilo que hoje designamos por espaço-tempo.

A segunda alterou completamente a maneira como compreendemos a natureza da matéria e da radiação, onde as nossas descrições físicas habituais ficam sujeitas a incertezas essenciais.

A primeira destas revoluções é hoje designada Teoria da Relatividade e, a segunda, Teoria Quântica.

Nesta palestra traçamos um resumo destas duas teorias e abordamos uma das questões em aberto mais ambiciosa, i.e., a demanda do Santo Graal na Física Moderna, nomeadamente, a unificação da Teoria da Relatividade Geral (infinitamente grande) e da Física Quântica (infinitamente pequeno).”

A actividade tem inicio às 21:30 no Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal, na Estrada Marginal, São Pedro do Estoril.

 Fonte:
astroPT
 
http://astropt.org/blog/2011/02/12/a-uniao-do-infinitamente-grande-com-o-infinitamente-pequeno/


ESTRELA VARIÁVEL V838 Mon e 09 anos de imagens maravilhosas

Imagem do Dia:

Estrela variável V838 Mon

2011-03-11

Crédito: NASA & The Hubble Heritage Team (AURA/STScI).
Telescópio: Telescópio Espacial Hubble (HST).
Instrumento: Advanced Camera for Surveys (ACS).
 
Esta é a última imagem obtida pelo Telescópio Espacial Hubble do halo de luz em volta da estrela V838 Mon. Esta estrela situa-se a cerca de 20000 anos-luz de distânciada Terra, nos limites da Via Láctea. Trata-se de uma estrela super-gigante vermelha que, há dois anos atrás, lançou no espaço um flash de luz que passou a iluminar as camadas de poeira que a envolvem. 

Este invólucro poeirento tem cerca de 6 anos-luz de diâmetro. A actividade desta estrela tem feito dela um objecto enigmático, difícil de enquadrar no actual cenário de evolução estelar. 

A imagem foi obtida no passado dia 8 de Fevereiro com o auxílio da câmara ACS do Hubble.
 

 Fonte:
Portal do Astrónomo - Portugal
 
http://www.portaldoastronomo.org/npod.php