sábado, 30 de janeiro de 2010

A BANDEIRA DO BRASIL

 
  A  BANDEIRA  DO  BRASIL
  

sábado, 16 de janeiro de 2010

A BANDEIRA DO BRASIL


BANDEIRA DO BRASIL


Pelo Irm.·.Antonio Rocha Fadista – M..·.I..·.

A atual Bandeira do Brasil foi estruturada pelo sábio Raimundo Teixeira Mendes (1855-1927) e foi instituída a 19.11.1889 - quatro dias após a fundação da República - pelo Decreto nº 4 de 19.11.1889 do Marechal Deodoro da Fonseca .

Suas cores e os motivos que a compõem freqüentemente são referidos à pujança da natureza e das riquezas existentes no solo e no sub-solo de nossa Pátria . Na realidade, refletindo a formação científica, positivista e maçônica de Teixeira Mendes, é o seguinte o significado fundamental de nossa Bandeira:

• A. O retângulo verde simboliza o Templo do Universo .

• B. O losango, soma geométrica de dois triângulos eqüiláteros opostos pelas bases, simboliza a perfeita aplicação do cálculo geodésico na determinação dos limites e das fronteiras do território nacional.

• C. A cor amarela é a alegoria da Seção Dourada, que na Geometria Sagrada simboliza a prevalência da razão, do equilíbrio e da harmonia de proporções.

• D. O círculo azul simboliza o setor da Esfera Celeste compreendido entre a faixa do Zodíaco e o Polo Sul Celeste.

• E. A faixa branca simboliza a Via Láctea, a linha de contorno da nossa Galáxia.

• A legenda Ordem e Progresso é a síntese da filosofia positivista da evolução da Humanidade.

• A posição das estrelas de nossa Bandeira marca exatamente, no meridiano do Rio de Janeiro, o céu do Brasil às 3:00 horas da madrugada de 15 de novembro de 1889.

• As estrelas de nossa Bandeira são as seguintes: acima da Via Láctea, isolada, está a Espiga ou Spica, da constelação de Virgem;

• Abaixo da Via Láctea, estão Sírius, Canopus, Alfa, Beta, Gama, Delta, Ypsilon, Sigma, Antares e as sete componentes da constelação do Escorpião. As estrelas iniciais são pertencentes, respectivamente, às constelações do Cão, do Navio, do Cruzeiro do Sul e do Oitante.

Na suposição de que estas estrelas representassem a divisão geográfica do Brasil, em 1959 o então deputado federal Marechal Mendes de Morais pretendeu modificar a nossa Bandeira, por meio de projeto de lei apresentado no Parlamento Nacional. Felizmente, tal projeto não foi aprovado.

• Por todos os conhecimentos matemáticos, astronômicos e filosóficos que contém, a Bandeira do Brasil simboliza a evolução da Humanidade. Jamais povo algum possuiu Insígnia tão magnífica para a sua Pátria.

• Lábaro sagrado e símbolo maior de nossa Liberdade, de nossa Soberania, e de nossa Esperança no grandioso futuro da Pátria.

• Querida Bandeira, fortalece nossa vontade e ilumina nossa luta pelos Direitos Humanos: o Direito à vida e à segurança, o Direito à instrução, ao trabalho e à saúde; o Direito enfim, a uma existência compatível com a dignidade humana.

• Símbolo Augusto de nossa Pátria, pleno de generosidade e de nobreza, recebe dos obreiros da Paz, sob tua égide aqui reunidos, nossa mais fraterna saudação, e o nosso mais sagrado juramento de fidelidade e de dedicação aos supremos interesses do Brasil.


A Bandeira e as Estrelas - wikipedia

A bandeira do Brasil foi adotada pelo decreto de lei nº 4 de 19 de Novembro de 1889, tendo por base um retângulo verde com proporções de 07:10. Sobre esse retângulo, um losango amarelo e, dentro deste, um círculo azul no qual está uma faixa branca com as letras "ORDEM E PROGRESSO" em cor verde, assim como 27 estrelas de cor branca. Para alguns estudiosos essas formas geométricas foram subtraídas de uma mandala ou seja a bandeira é uma arqueo-concepção artística da imagem do mundo visto de fora para dentro.

Origem

A mudança da bandeira teve origem na necessidade da República Brasileira em criar uma cultura voltada para a nobreza de modo que a heráldica preexistente, deve-se a recusa da bandeira provisória, por ser notadamente uma cópia da Bandeira norte-americana.

A idéia da atual bandeira e então nova república, foi apenas uma modernização da antiga bandeira imperial originalmente idealizada por Jean-Baptiste Debret (1768-1848) em 1820 e cujas as formas do losango inscrito no retângulo foram transferidos de uma mandala respeitando-se a seleção e eliminação de algumas suas seções. Nesse caso, os co-autores em 1889 seriam um grupo formado por membros da Igreja Positivista representado por Raimundo Teixeira Mendes , presidente do Apostolado Positivista do Brasil. Com ele colaboraram o Dr. Miguel Lemos e o professor Manuel Pereira Reis, catedrático de Astronomia da Escola Politécnica do Rio de Janeiro. O desenho do disco azul em substituição a esfera armilar da imperial inscrita no losango amarelo, foi executado pelas mãos firmes do pintor Décio Vilares e por indicação de Benjamin Constant foi acrescentado como figura de destaque, a constelação do cruzeiro do sul invertida, isso é como se fosse vista por um observador localizado além da ultima esfera ou que olhasse numa carta celeste do hemisfério austral centrada no fuso sideral 13. Essa bandeira foi adotada oficialmente pelo decreto No. 4 de 19 de novembro de 1889 preparado por Benjamin Constant , membro do Governo Provisório.

Significado

As cores verde e amarelo estão associadas respectivamente à casa real de Bragança, da qual fazia parte o imperador D. Pedro I, e à casa imperial dos Habsburgos, à qual pertencia a imperatriz D. Leopoldina. Hoje, simbolizam popularmente as matas (riquezas naturais) e o ouro (riquezas minerais). A faixa branca é o lugar para a inscrição "Ordem e Progresso", cujo lema é de autoria do positivista francês Augusto Comte.

Significado das estrelas

No círculo azul, cada uma das estrelas representa um dos estados que formam o Brasil. Com respeito a posição do eixo da constelação do Cruzeiro do sul, o alinhamento vertical das estrelas Alfa da crux e Gama da crux , retratam um trânsito sideral do fuso de número 13 , tal qual as demais republicas austrais, no caso do Brasil estão como observadas num eclipse na cidade do Rio de Janeiro às 9 horas e 22 minutos da manhã do dia 15 de Novembro de 1889, data local e hora da proclamação da república ou no em oposição abraxas ao Sol nessa mesma posição, às 9 horas 22 minutos da noite do dia 13 de maio de 1888 data da sanção da Lei Áurea) sendo que no caso da bandeira brasileira elas estão conforme seriam vistas por um observador posicionado fora da esfera celeste.



Estado -      Constelação        Estrela

Acre -       Hidra Fêmea -     Hya (gama)

Alagoas -  Escorpião -        Sargas (teta)

Amapá - Cão Maior -       Mirzam (beta)

Amazonas - Cão Menor - Prócion (alfa)

Bahia - Cruzeiro do Sul - Gacrux (gama)

Distrito Federal - Oitante - (sigma)

Ceará - Escorpião - Wei (epsilon)

Espirito Santo - Cruzeiro do Sul - Intrometida (epsilon)

Goiás - Argus - Canopus (alfa)

Maranhão - Escorpião - Graffias (beta)

Mato Grosso - Cão Maior - Sirius (alfa)

Mato Grosso do Sul - Hidra Fêmea - Alphard (alfa)

Minas Gerais - Cruzeiro do Sul - Pálida (delta)

Pará - Virgem - Spica (alfa)

Paraíba - Escorpião - Girtab

Paraná - Triângulo Austral - (gama)

Pernambuco - Escorpião - (mu)

Piauí - Escorpião - Antares (alfa)

Rio de Janeiro - Cruzeiro do Sul - Mimosa (beta)

Rio Grande do Norte - Escorpião - Shaula (lambda)

Rio Grande do Sul - Triângulo Austral - Atria (alfa)

Rondônia - Cão Maior - Muliphem (gama)

Roraima - Cão Maior - Wezen (delta)

Santa Catarina - Triângulo Austral - (beta)

São Paulo - Cruzeiro do Sul - Acrux (alfa)

Sergipe - Escorpião - (iotá)

Tocantins - Cão Maior - Adhara (epsilon)

As estrelas aparecem na bandeira com cinco tamanhos diferentes que, apesar de não representarem fielmente as magnitudes astronômicas, estão relacionados com elas, sendo que quanto maior a ordem de magnitude da estrela, maior o tamanho da estrela na bandeira.

Outras características

Uma particularidade da bandeira do Brasil é que ambas as faces têm de ser iguais, não sendo aceitável que uma face seja simplesmente o avesso da outra, isso se deve a posição rebatida das estrelas desenhadas no círculo azul, que igualmente retratam a imagem rebatida do Universo conforme seria visto por uma pessoa localizada além da última esfera armilar.

  
http://rosacruzes.blogspot.com/2010/01/bandeira-do-brasil.html