quinta-feira, 10 de junho de 2010

OLHO DE GATO - NEBULOSA NGC 6543


A três mil anos-luz de distância
uma estrela moribunda atira
bombas de gás brilhante.

Esta imagem feita pelo Telescópio Espacial Hubble revela que a Nebulosa Olho de Gato é uma das nebulosas planetárias mais complexas entre as conhecidas. Na realidade, características vistas na Olho de Gato são tão complexas que os astrônomos suspeitam que o objeto central brilhante seja um sistema binário, ou seja, duas estrelas orbitando entre si.

O termo ‘nebulosa planetária’, usado para descrever genericamente esta classe de objetos, é ambíguo. Estes objetos podem parecer redondos e com formato de planetas em telescópios pequenos. 

Mas imagens de alta resolução revelam que elas são estrelas rodeadas por casulos de gás, soprado das mesmas, nos seus últimos estágios da evolução estelar

Aqui você pode baixar a olho de gato como papel de parede para o seu monitor. [APOD, Hubble]


olho de gato -
A nebulosa Olho de Gato recebe um novo olhar
a partir da Nasa, Chandra X-ray Observatory 
e do Telescópio Espacial Hubble.

O objeto conhecido formalmente como NGC 6543 é uma nebulosa planetária que representa um instantâneo futuro do que o nosso sol pode parecer vários bilhões de anos. Na sua fase de gigante vermelha, nosso Sol começará a funcionar fora do combustível e derramou suas camadas exteriores.

O núcleo ainda quente eventualmente colapsa para formar uma estrela anã branca que empurra a atmosfera ejetado para fora e forma colorida estruturas filamentosas.

dados do Chandra de raios-X aparece em azul e mostra uma nuvem de vários milhões de graus de gás em torno da estrela central. Os astrônomos podem comparar onde os raios-X sentar-se em relação às estruturas de vermelho e roxo visto por lente ótica do Hubble. A imagem mostra o combinado material derramado pela estrela continua a se expandir a uma velocidade de cerca de 4000 mil milhas por hora.

    * Top 10 Mistérios Star
Fonte:
OBERVATÓRIO NACIONAL - RIO
NASA- Space.com