quinta-feira, 15 de julho de 2010

SINCRONIZAÇÃO NO CAOS

 
Sincronização no caos
Cientistas brasileiros demonstram dualidade da sincronização de amplitude-fase em sistemas caóticos. Estudo, publicado na Physical Review Letters, tem implicações em áreas diversas como espaço, meteorologia, fisiologia respiratória e mercado de capitais (Nasa)

Por Fabio Reynol

– Estudos sobre manchas solares, fisiologia respiratória, operações financeiras, meteorologia e outras áreas tão diversas como essas poderão se beneficiar de uma pesquisa publicada no periódico Physical Review Letters.
O trabalho foi feito por cientistas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos (SP), em cooperação com colegas das universidades japonesas de Kyoto e de Hokkaido.

Por meio de simulações numéricas, o grupo analisou a intermitência espaço-temporal, um fenômeno encontrado em fluidos, plasmas, óptica, reações químicas e biomedicina.
A demonstração da dualidade da sincronização de amplitude-fase feita pelo grupo pode ser aplicada em ciclos solares, variabilidades climáticas, plasmas de fusão termonuclear controlada, ritmos cardíacos e respiratórios, sinais sísmicos e frentes de ionização no Universo, entre outros exemplos.
A intermitência é caracterizada por uma série temporal que exibe períodos laminares que, por sua vez, são intercalados por surtos de flutuações de grandes amplitudes. Já na chamada intermitência espaço-temporal, o sistema apresenta um comportamento caótico no tempo e também no espaço.

O grupo foi liderado pelo físico espacial Abraham Chian, do Inpe, e investigou o mecanismo físico da intermitência do tipo on-off na transição do caos temporal para o caos espaço-temporal, com base na simulação numérica de um modelo não-linear de ondas longas. Esse modelo matemático pode ser utilizado para descrever fenômenos como a evolução da onda de deriva em plasmas ou de um tsunami em um oceano.
“O avanço significativo é a demonstração da dualidade da sincronização de amplitude-fase das flutuações, o que pode ser aplicado em muitos problemas de sistemas complexos como, por exemplo, o funcionamento do coração ou flutuações da bolsa de valores”, disse Chian à Agência FAPESP.

O trabalho contou com o apoio da FAPESP por meio de um Auxílio à Pesquisa – Regular coordenado por Erico Rempel, professor do ITA, e de Bolsa de Pós-Doutorado para Rodrigo Miranda, do ITA. Yoshitaka Saiki, das universidades de Kyoto e Hokkaido, esteve no Brasil em 2006 com apoio da FAPESP.
Os três também assinam o artigo publicado na edição de 25 de junho da Physical Review Letters. O grupo também teve a participação de Michio Yamada, professor da Universidade de Kyoto, conhecido por ter desenvolvido o modelo GOY (Gledzer-Ohkitani-Yamada) de turbulência em fluidos.

O estudo promoveu também avanços metodológicos. Os pesquisadores lançaram mão tanto da representação de Fourier como a de Lyapunov para calcular as entropias espectrais de potência e de fase, bem como as médias temporais dos espectros de potência e de fase.

Segundo Chian, a metodologia desenvolvida durante o trabalho poderá ser aplicada na resolução de uma grande variedade de problemas em sistemas físicos, biológicos, químicos e tecnológicos.
Problemas no ritmo cardíaco e crises nas bolsas de valores são exemplos de instabilidades nesses sistemas. “Quando essa instabilidade evolui para um sistema não linear, esse fenômeno caótico que analisamos aparece”, disse.
A pesquisa focou nesse ponto de transição entre o período de fluxo laminar e o turbulento. O fato de o estudo poder ser aplicado também na análise de imagens implica que poderá auxiliar estudos de manchas solares.

Chamadas de regiões solares ativas, essas manchas apresentam comportamento turbulento enquanto as regiões à sua volta atuam de maneira laminar. “Nosso trabalho poderá ajudar a entender a diferenciação das regiões solares ativas”, disse Chian.
Entender a transição de sistemas laminares para sistemas turbulentos pode ajudar também nas investigações sobre o clima, como a formação de fenômenos meteorológicos como furacões e tornados.
A investigação atual está relacionada a outro trabalho publicado anteriormente também na Physical Review Letters.
Na época, o grupo de Chian caracterizou uma nova estrutura chamada de “selas caóticas” que ajudam a prever o comportamento de um sistema caótico e a controlar caos e turbulência em sistemas complexos.
O nome foi inspirado nas selas de montaria devido a uma característica dessas estruturas: elas são estáveis em uma direção e apresentam instabilidade nas direções transversais a essa.

Prêmio Guggenheim 
Chian foi um dos quatro brasileiros agraciados com a bolsa de 2010 da Fundação Memorial John Simon Guggenheim, dos Estados Unidos, que contemplou 180 pesquisadores, professores e artistas.
A premiação envolve uma bolsa de cerca de US$ 23 mil para ser utilizada em pesquisas na área de estudo do ganhador. Anunciado no início de junho, o prêmio de 2010 contou com cerca de 3 mil inscrições.
Foram contemplados 37 latino-americanos e o Brasil teve quatro laureados: Patricia Torres Bozza (Instituto Oswaldo Cruz), na categoria biologia molecular e celular; João Ricardo Mendes de Oliveira (Universidade Federal de Pernambuco), na categoria neurociência; Jorge Villavicencio Grossmann, violinista e compositor radicado nos Estados Unidos, na categoria composição musical; e Chian, escolhido na categoria ciência da Terra.

 Agência FAPESP.
Sincronização no caos
15/7/2010

terça-feira, 13 de julho de 2010

RAIO X CRIA ÁTOMOS OCOS


Nanotecnologia

Fonte de raios X mais potente do mundo cria átomos ocos

Fonte de raios X mais potente do mundo cria átomos ocos














Os primeiros resultados científicos gerados pelo mais potente laser de raios X do mundo, no SLAC National Accelerator Laboratory, nos Estados Unidos, demonstraram uma capacidade inédita para controlar o comportamento de elétrons individuais.
Os primeiros resultados científicos gerados pelo mais potente laser de raios X do mundo, no SLAC National Accelerator Laboratory, nos Estados Unidos, demonstraram uma capacidade inédita para controlar o comportamento de elétrons individuais.
Os elétrons foram arrancados de dentro de átomos e moléculas individuais, um por um, em alguns casos apenas os mais internos, criando "átomos ocos".

Átomos ocos
Estes primeiros resultados mostram em detalhes como os intensos pulsos de raios X alteram cada átomo e cada molécula que o novo instrumento está imageando.
No primeiro experimento, a equipe da Dra. Linda Young usou os pulsos de raios X para arrancar os elétrons, um a um, de átomos do gás neon.
Variando as energias dos fótons dos pulsos, os cientistas arrancaram os elétrons de fora para dentro ou - o que é uma tarefa mais difícil - de dentro para fora, criando os chamados átomos ocos.
O controle dessas alterações é essencial para a obtenção das imagens em escala atômica de moléculas biológicas e para filmar processos químicos - a principal missão do LCLS (Linac Coherent Light Source) .

Ciência nova surpreendente
"Ninguém jamais tinha tido acesso a raios X dessa intensidade, assim o modo como os raios X ultra-intensos interagem com a matéria era algo completamente desconhecido. É importante determinar os mecanismos básicos dessa interação," disse Young.
Já a equipe da Dra Nora Berrah testou a nova fonte de raios X realizando experimentos não com átomos, mas com moléculas.

Seu grupo também criou átomos ocos, só que, neste caso, dentro de moléculas de nitrogênio. E eles encontraram diferenças surpreendentes no modo como pulsos de laser curtos e longos, exatamente com a mesma energia, arrancam os elétrons e danificam as moléculas de nitrogênio.
"Nós simplesmente colocamos as moléculas na câmara e olhamos o que acontecia, e encontramos uma ciência nova surpreendente," disse Matthias Hoener, coautor do estudo. "Agora nós sabemos que, reduzindo o comprimento do pulso, a interação com a molécula se torna menos violenta."

Brinquedo científico
Como uma criança experimentando um novo brinquedo, os cientistas afirmam que estão longe de vislumbrar todo o potencial do LCLS. Mas adiantam que ele permitirá experimentos inéditos em física, química, biologia, ciência dos materiais e energia.
O LCLS é de fato uma ferramenta radical: cada pulso de laser destrói qualquer amostra que atinge.
Mas como certos tipos de danos, como o derretimento de um sólido, não são instantâneos, e se desenvolvem ao longo de um tempo, o truque é minimizar os danos durante o próprio pulso e tirar uma foto dos raios X que se espalham a partir da amostra antes que ela se desintegre.

Fonte
Redação do Site Inovação Tecnológica - 12/07/2010
 http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=atomos-ocos-raios-x-
 
 

domingo, 11 de julho de 2010

Do Crepúsculo ao Outro Dia.wmv


Eclípse solar
na luz nova de julho
- dentro e fora de mim.
*
Na chícara de café
o orvalho enegrecido
- do bom acordar.
*
As mãos desenham
esquecidas de seu brilho
- manhã ensolarada.
*
O teclado imita
andorinhas em alvoroço
- o sol por um fio.
*
A flor aguarda
o beijo do meio-dia
- ardente se fecha.
*
O coração da gente
um universo escondido
- belo buraco negro.
*
O homem branco
mirante, flexa e alvo
- núcleo da esfera.

Revista Nosso Haikai Vol. XV - Carlos Viegas



A mágica do haicai
expressa com fidelidade
- a evolução humana.
.
.

BRINCANDO DE HAICAIS NO ORKUT - 2009

A flor trepadeira
curva-se ofertando
seu matiz deslumbrante
!!!
 Em taça se oferece
ao Sol confidente
- Ipomea menina.

Colada à parede
faz a guarda confiante
- a bela Ipomea




Incrível o que vem nascendo nos meus canteiros: flores azuis, 
de intensos lilases, violáceas.Estou amando especialmente a Ipomea Violácea 
que todas as manhãs me adula,florindo!


1-
Sabia que o girassol
é modelo fiel do Universo
- na espiral quântica?




2
Quem pode ser triste
num mundo qualhado de rosas
- de todas as cores?




3
A sábia terra
deixa que do seu ventre surja
- máxima beleza.




4
Entre as rosas
brancas ou amarelas
- o mundo nos ensina.




5
Estrelas de cinco pontas
pentagramas dourados
- flores coroadas




6
Num dia de folga
os anjinhos jardineiros
- brincavam florindo cores.




7
Se as pessoas
no mundo assim se unissem
- ai que maravilha!




8
Pétalas em coração
de vermelho escarlate
- no miolo, a coroa.




9


A rosa, mulher
destinada a florir
- no jardim da cruz.


10


O segredo exposto
na torre verde pontilhada
- cada ponto, um saber.




11


Bóia nas águas
a maravilha da Terra
- a Flor de Lótus.


12
No coração da flor
o fractal do Universo
- entregue na Terra.




13
A sábia lótus
segura torre no seu miolo
- o segredo do viver.




14
No lodo ela nasce
luta contra diversidade
- vence, se dá ao Sol.




15
O Universo em lótus
se oferece pra gente
- aprender amar.




16
No meio da flor
o diamante bruto
- em forma de pólem


17
A flor de lótus
adentra o coração
- gera super homens




18
Sai do vaso a serpente
arco-iris em espirais
- caminho pro infinito.




19
Simbolos primitivos
numa rede aleatória
- exibe a natureza.




20


Emborca a imagem
no contrário, o começo
- e a meta da gente.




21
No pote de terra
uma semente faz a festa
- enfeita o mundo.



22
Respira , levanta
anda, sente, trabalha
- antes de querer voar.




23
A chave da vida
protegida no jardim
- do coração florido.




24
O homem na terra
qual estrela caída
- nas rochosas vias.




25
O muito buscar
dispersa-nos  da verdade
- simples,necessária.




26


No mar da mente
habitam zilhões de elementos
- carentes de vida.




27
Gente e víboras
se na harmonia se integram
- liberta humanidade.




28
O olho é a nave
direcionada, certeira
- ao que mais amar.




29
Na batalha do dia
a trama de mil eventos
- atenta ao coração!




30
Assenta nos azuis
a repeticão das esferas
- unidas em flor




31


A terra festeja
a diversidade das formas
- ramos, pérola e flor.




32
O dia, a noite
entrelaçam bem e mal
- eis a unidade.




33


A flor de oito pétalas
símbolo da harmonia
- rumo ao infinito.




34:
A alma da gente
configurada no lótus
- a flor sagrada.




35


Estrela de sete pontas
aponta todas direções
- no verde, o repouso




36
Delicada mandala
tracejada com esmero
- aquieta os olhos.




37


Vinte pares cortejam
rodam em dança grega
- árvore familiar.




38
A flor azul mapeia
cria ângulos irmanados
- cocar pra três pagés.




39
O ponto brincante
ziguezagueia na roda
- deita e rola na rosa




40
A luz em fractal
cruzada de azuis-lilases.
- orienta a harmonia.




41


Mandala da vida
prisioneira da trindade
- rola mistérios.




42


Parece pesadelo
entregue à horizontal
- da história triste.




43
Tão grande o arco
que a tela se encolheu
- doce, envergonhada.




44
Tudo que procuro
está escrito nas oito estrelas
- meu rosário sagrado.




45
Parece um bicho
a mirar belo horizonte.
- o berçário de estrelas.




46
O tronco secular
mantém-se forte e atento
-às irmãs brilhantes.




47
A pérola copula
com o galho florido
- vira mega vaga-lume.




48
Deliciosa embolada
de cores de mil solfejos
- só pra adular a gente.




49
Num golpe de sorte
nosso sangue se abrasa
- faz de nós, estrelas.




50
Minha querida Órion
parece ave encantada
- jorra rosas de vida.




51
A lua qual criança
arregalada na noite
- mergulha nos mares.




52
A bolota solitária
na carícia se ilumina
- gera mares de alegria.




53
Poeira de estrelas
germinam constelações
- encanta universos




54
A igrejinha, o cipreste
fincados no chão da noite
- ensinam a dança.




55
Sabe porque roda
a massa compácta de luz?
- pra abraçar a gente!




56


A mágica da noite
na alma do sábio-louco
- quem fez melhor?




57


A Árvore noturna
canta a beleza do céu
- em coro,nuvens e estrelas




58
Pela ordem e grandeza,
parece serem as três Marias
do Cinturão de Órion, é ou não é?




59
Este núcleo estelar pertence a qual Constelação?


60
Que tesouro! É uma
Galáxia,Nebulosa Planetária
ou um berçário de estrelas?


 Rente à porta
qual soldadinhos atentos
- coração em sentido.

 Ipomeas na janela
velam-me noites e dias
- adulam e encantam.

Incrível o que vem nascendo nos meus canteiros: flores azuis, de intensos lilases, violáceas.Estou amando especialmente a Ipomea Violácea que todas as manhãs me adula,florindo!
Eis três vídeos,meio brabos,mas para refletir e entrar ,sem volta,na rota da Luz:
 Esta série de haicais , na verdade quase-haicais, foram pescados na saudade de um dia,sem mais nem porque,Danuza,a mãe da minha neta Luiza,me enviou no Orkut uma porção de flores e imagens místicas, delicadas e todas inspiraram estes tercetos.Parece que a gente não tinha o que fazer e brincamos horas- Vou recuperar depois as imagens pra rever , conferir e juntá-las a cada  'resposta'.Isto num outro dia em que eu puder de novo brincar,sem pressa . Prometo.

a mãe da minha neta