sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

BERÇÁRIOS DE ESTRELAS

Nebulosas da Águia (M 16) e do Cisne (M 17)

2011-01-05

Crédito: Russell Croman.

As nebulosas da Águia e do Cisne são duas regiões de formação de estrelas na constelação do Sagitário.
Para a obtenção desta imagem, o astro-fotógrafo Russell Croman (http://www.rc-astro.com/ ) usou filtros destinados a isolar a luz emitida por átomos de enxofre, hidrogénio e oxigénio.
Estes átomos são excitados pela radiação emitida por estrelas jovens no interior das nebulosas. A nebulosa da Águia, visível do lado esquerdo, situa-se a cerca de 7000 anos-luz de distância. A nebulosa do Cisne, do lado direito da imagem, situa-se um pouco mais perto da Terra, a cerca de 5000 anos-luz de distância.




Portal do Astrónomo - Portugal

NGC 6543 - NEBULOSA OLHO DE GATO

Imagem do Dia: NGC 6543 - Nebulosa Olho de Gato

2011-01-06

Crédito: NASA.
Telescópio: Hubble Space Telescope (NASA/ESA).
Instrumento: Wide Field and Planetary Camera 2 (WFPC2).
 
Esta nebulosa planetária, designada por NGC 6543 mas popularmente conhecida por nebulosa Olho de Gato, situa-se na constelação do Dragão, à distância de 3000 anos-luz.

Com uma idade estimada de 1000 anos, esta é uma das nebulosas planetárias mais complexas que se conhecem.
Esta imagem obtida com o Telescópio Espacial Hubble revela estruturas complicadas, como esferas de gás concêntricas, jactos de gás a alta velocidade e zonas de choque.
Uma análise inicial revelou que no centro da nebulosa poderá estar um sistema de estrelas duplo, responsável pela forma intrincada adoptada pelo gás em expansão. As nebulosas planetárias nada têm a ver com a formação de planetas, ao contrário do que o nome parece indicar. Elas são o produto dos estágios finais de estrelas como o Sol, que, ao terminarem a sua vida, expelem para o exterior as suas camadas.

Raios-X na nebulosa "Olho de Gato" (NGC6543)

2011-05-19

Crédito: NASA, UIUC, UMD & STScI.
 
Esta imagem espectacular da nebulosa planetária "Olho de Gato" (NGC6543) é uma composição formada pela imagem óptica obtida pelo Telescópio Espacial Hubble, aqui reproduzida no dia 18 de Junho, e a imagem de raios-X obtida pelo satélite Chandra. 
Esta mostra que a emissão de raios-X é muito intensa, indicando a presença de gás extremamente quente. 
A emissão de raios-X é representada a azul, enquanto que a emissão óptica se encontra a vermelho e verde. A estrela central a partir da qual esta nebulosa foi gerada está imersa em gás que se encontra a muitos milhões de graus de temperatura e que, por isso, é um forte emissor de raios-X.
O satélite Chandra foi lançado para o espaço em 23 de Julho de 1999, tendo sido o maior satélite posto em órbita pelo Space Shuttle.
.
.
.
.
.

NGC 6543 -

Nebulosa Olho de Gato vista por telescópio amador


Nebulosa Olho de Gato 
(que você pode ver em mais detalhes aqui e aqui), 

uma das mais conhecidas nebulosas do espaço. Sua simetria é incrível, principalmente no meio da nebulosa. As cores são, infelizmente, falsas – parte de um processo feito para revelar as regiões gasosas da nebulosa.

O Nordic Optical Telescope, nas Ilhas Canárias, foi o responsável pela foto. Nebulosas, como essa, são conhecidas por serem a fase final da vida de estrelas como o sol.

Alguns cientistas estimam que essa fase pode durar 10 mil anos, outros acham que pode chegar a 50 mil ou a 90 mil anos. De qualquer forma, nem eu nem você veremos o fim da Olho de Gato. [Nasa]

Luciana Galastri é jornalista. Viciada em livros, lê desde publicações sobre física a romances de menininha do estilo "Crepúsculo". Toca piano desde os oito anos de idade e seu estilo de música preferido é o metal.
Belíssima a NGC 6543 ou Nebulosa do Olho de gato é uma nebulosa planetária na constelação do Dragão. Estruturalmente é uma das nebulosas mais complexas conhecidas

A NGC 6543 é uma nebulosa de grande complexidade estrutural. Os mecanismos capazes de moldar todas suas formas não são compreendidos com clareza. A porção mais brilhante interior é causada pela interação do vento estelar com o material expulso durante a formação da nebulosa
Cinemática e morfologia da nebulosa

Dado que a estrela central apresenta sinais de poder ser um sistema binário, a interação entre ambas estrelas contribui também para moldar as estruturas interiores da nebulosa. Neste caso poderia existir um disco de acreção com material fluindo de uma estrela à outra e com fenômenos de ejeção pelas regiões polares da estrela que está acrescentando material. 

Estes jorros de ejeção estariam submetidos a movimentos de precessão que poderia contribuir para formar as estruturas em forma de filamento presentes na nebulosa.

Além da nebulosa interior o halo exterior envolve o sistema numa série de anéis concéntricos formados em etapas planetária, quando a estrela interior estava no ramo asintótica das gigantes vermelhas do diagrama de Hertzsprung-Russell. 

Os anéis estão uniformemente distribuídos como pétalas ,num único mecanismo responsável de sua formação a intervalos regulares. Mais longe ainda um halo de material mais ténue se estende a largas distâncias da estrela.

- Essa imagem da Olho de Gato,como se estivesse numa bandeja de ouro velho,eu ainda não tinha visto.

Minha coleção da Olhos de Gato é um tesouro de variações coloridas. Tem a idêntica a uma flor vermelha,outra ,verde rendada é maravilhosa e está como símbolo do Portal do Astrônomo, um site de Portugal,excelente ,onde tem “Imagem do Dia” de mais de cinco anos.Imagina, 5 x 365 imagens belíssimas,com descrições relacionadas.Um tesouro imperdível.

2011-02-10

Crédito: Johannes Schedler.
Telescópio: Schmidt-Cassegrain Celestron C11.

Obtida por Johannes Schedler, esta imagem da nebulosa planetária NGC 6543 permite vislumbrar a forma complexa desta espectacular nebulosa. Também conhecida sugestivamente por nebulosa Olho de Gato, esta pode ser vista em todo o seu esplendor na imagem obtida pelo Telescópio Espacial Hubble que aqui mostrámos no dia 18 de Junho de 2003. 
Sabe-se que esta nebulosa é o resultado da morte de uma estrela semelhante ao Sol situada a cerca de 3000 anos-luz de distância da Terra. 
O estudo deste tipo de nebulosas permite aos astrónomos antever o que acontecerá à nossa estrela daqui a ... 5 mil milhões de anos!


PORTAL DO ASTRÓNOMO- Portugal

http://www.portaldoastronomo.org/npod.php?id=3020

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

NGC 6357 - MAIOR ESTELA DESCOBERTA


Por razões desconhecidas, essa nebulosa, a NGC 6357, está formando uma das maiores estrelas massivas já vistas pelo homem. Você pode vê-la bem ao centro dessa imagem, em uma espécie de “casulo estelar” de gás e poeira espacial.

Essas estruturas apresentadas pela nebulosa são formadas pelas complexas interações entre ventos interestelares, pressurização causada pela radiação, campos magnéticos e gravidade. O brilho da nebulosa é resultado da emissão de hidrogênio ionizado.

A nebulosa abriga o aglomerado de estrelas Pismis 24 que, por sua vez, abriga inúmeras estrelas gigantes e azuis. O centro da nebulosa, mostrado na foto, tem cerca de 10 anos-luz de comprimento e fica a 8 mil anos luz de distância da Terra, na direção da constelação de Escorpião. [Nasa]

HypesCience

http://hypescience.com/foto-espacial-uma-das-maiores-estrelas-descobertas/

Eklipsi i Diellit i dates 4 Janar 2011 - WwW.UniversAlb.CoM


Eclípse do Sol
boa hora para remodelar
- o ano novo.
*

Eklipsi i Diellit i dates 4 Janar 2011 - WwW.UniversAlb.CoM


Eclípse do Sol
boa hora pra remodelar
- o ano novo.
*

domingo, 2 de janeiro de 2011

Felix Mendelssohn Bartholdy Symphonie Nr. 4 in a op. 90



FELIZ ANO NOVO !
Seja 2011 o primeiro dos melhores anos da sua vida!

A flor de luz
abre-se em clareira
- na escuridão da mata.
*
Minúsculas flores
agrupam-se em galáxias
- na Terra jardim.
*
Estrela e flor
irmãs gêmeas no encantar
- em todas dimensões.
*
Pousam na Terra
amáveis, aconchegantes
- flores da luz alada.
*
O inseto e a flor
amorosamente se dão
- no jardim-paraíso.
*
Na trama dos dias
mil flores cantam a mágica
- de estar no mundo.
*
O universo real
é uma máquina de fazer deuses!
- Nós !