sábado, 8 de setembro de 2012

Céu da Semana de 10 a 16 de setembro de 2012




O que há para ver a olho nu no céu de São Paulo
 na semana de 10 a 16 de setembro de 2012. 

Com o astrofísico Gustavo Rojas, 
do Laboratório Aberto de Interatividade (LAbI) da UFSCar. 
 Todas as semanas, Gustavo Rojas apresenta dicas 
de como olhar para o céu, quais constelações estão em destaque, 
fases da lua e os principais fenômenos astronômicos.

Publicado em 06/09/2012 por  
Licença padrão do YouTube
Sejam felizes todos os seres.Vivam em paz todos os seres.
Sejam abençoados todos os seres.
 

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

O QUE É UM QUASAR ?




O que é um quasar?

 


Por em 5.09.2012 as 10:40

Você sabe o que é um quasar? Basicamente, um quasar é como um buraco negro, e também o objeto mais brilhante do universo.
Opa! Como assim um buraco negro é o objeto mais brilhante do universo?
Essa é uma longa história, que começa com a descoberta dos quasares. 

 No final da década de 1950, várias fontes de rádio foram comparadas com fotografias, e se descobriu que elas correspondiam ao que pareciam pequenas estrelas, mas que tinham espectros estranhos com muita luz ultravioleta.
Uma destas fontes, 3C273, teve sua posição medida com bastante precisão pelo cientista C. Hazard e seus colegas, através de uma técnica que envolve ocultações lunares. Em 1962, M. Schmidt obteve um espectro luminoso da “estrela”, que apresentava um redshift (“desvio para o vermelho”, que ocorre devido à expansão do espaço em si) de 0,158. Foi então que o termo quasi-stellar radio source (“fonte de rádio quase estelar”) ou quasar foi criado, para designar um objeto que estava muito distante e “se disfarçando” de estrela. Quasares também são chamados de quasi-stellar objects ou QSOs.

E o que é então um quasar? Hoje, o mecanismo que cria um quasar é mais ou menos conhecido. Um buraco negro colossal atrai matéria, que não cai direto no buraco, mas forma um anel, ou disco de acreção. À medida que vai caindo no buraco, a matéria vai se convertendo em calor. E quando a matéria aquece, ela brilha.

As porções mais externas brilham no infravermelho, mas à medida que a temperatura vai aumentando, mais próximo do centro do objeto, o comprimento de onda vai ficando menor também, e a luz emitida passa por todo o espectro luminoso até o ultravioleta. Chega um ponto em que a temperatura é tão alta (milhões de graus Kelvin), que ela brilha na faixa do rádio (que foi como os quasares foram encontrados) e raio-X.

Mas não é toda a matéria que cai no buraco negro. Por um mecanismo ainda desconhecido, parte dessa matéria estranha adquire velocidade suficiente para “escapar”, e é arremessada no espaço na forma de dois jatos opostos de matéria, também chamados de jatos relativísticos (por que a velocidade com que a matéria é arremessada é próxima da velocidade da luz).

E é isto um quasar. Um objeto complexo, formado por um buraco negro supermassivo no centro de uma galáxia, um disco de acreção composto principalmente por gás e poeira, aquecido aos milhões de graus Kelvin e brilhando mais que uma galáxia, com jatos relativísticos opostos. Outra definição para quasar é núcleo de galáxia ativo, já que parecem ser característicos de galáxias jovens.

E se você está curioso para saber como o buraco negro come a “quase estrela”, saiba que ele parece gostar de macarronada: as estrelas que caem no buraco negro sofrem um espichamento pela gravidade diferencial, em um processo chamado espaguetificação.

E, assim como existem os buracos negros gigantescos, também existem os nanicos, que têm seus próprios anéis de acreção, ou discos de matéria aquecida, e jatos relativísticos, conhecidos como microquasares. Microquasares também gostam de espaguete, mas comem geralmente só uma estrela, e bem devagarinho. Eles fazem parte de sistemas binários, e podem ter em vez de um buraco negro, uma estrela de nêutrons.


Você também vai adorar:
Cesar Grossmann é formado em Engenharia Elétrica,
 é funcionário público, gosta de xadrez e fotografia. 
Apesar de se definir como "geek", não tem um smartphone, 
e usa uma câmera fotográfica com filme (além da digital).
Li 
_____
__  __
_____
Fonte:


Sejam felizes todos os seres. Vivam em paz todos os seres.

Sejam abençoados todos os seres.

domingo, 2 de setembro de 2012

Além do Cosmos - Mecânica Quântica - (National Geographic)




 
Essa é mais uma série de documentários que descorem sobre as descobertas fantásticas feitas pelos físicos, cosmólogos, e pesquisadores das micropartículas.

Esses que são os cientistas MAIS INTELIGENTES, DE QI MAIS ALTO EM TODA A CLASSE CIENTIFICA foram obrigados a admitir que os Ocultistas os Paranormais e psíquicos de todos os tempos estavam certos, existem sim universos paralelos, e dali que vem as almas desencarnadas, é dali que vem os "Deuses" e demônios míticos, e ali que estão os chakras, a consciência, e os poderes da mente.

Eles [cientistas de QI mais alto] estão tendo de lidar com a oposição de seus colegas de outras áreas cientificas, que possuindo QI bem mais baixo, sendo pessoas muito mais limitadas, acabam por não entender nada.

Essas descobertas vem a destruir de cima a baixo todos os dogmas dos Materialistas Ateus, a Religião que tem Charles Darwin como seu "Jeová", Carl Sagan como seu "Jesus" e Richard Dawkins como seu atual "Papa", foi completamente demolida, ela já não faz qualquer sentido, por isso mesmo os adeptos dessa religião ficam FURIOSOS com a ciência honesta e lúcida dos físicos, eles querem que os seres mais inteligentes da face da Terra simplesmente ignorem todas as claras evidencias, joguem seus cérebros no lixo, e venham prestar culto a Darwin, "O Grande Profeta e Salvador" do Materialismo/Ateísmo.

Mas lamento por vocês, materialistas/ateus, a ciência de VERDADE está provando em varias frentes, dia após dia, que sua religião é a mais pura INSANIDADE, pior ou mais insana que o cristianismo, islamismo e hinduísmo juntos.

- "A verdade é inalcançável, todavia devemos nos aproximar dela por tentativas". [Karl Popper, filósofo da ciência, sistematizador do método cientifico]

- "...uma importante inovação científica raramente faz seu caminho vencendo gradualmente e convertendo seus oponentes: raramente acontece que 'Saulo' se torne 'Paulo'. O que realmente acontece é que os seus oponentes morrem gradualmente e a geração que cresce está familiarizada com a idéia desde o início..." (Max Planck, The Philosophy of Physics" [A Filosofia da Física], de 1936)

- "Teoria da Evolução não é fato, é alucinação coletiva esquizofrênica com conseqüências patológicas graves". [Bruno G. Moraes]

- "A Teoria da Evolução está sendo maciçamente atacada, assim como as religiões num geral, por que ambas são contra a ciência e a razão. [Bruno G. Moraes]
Publicado em 30/04/2012 por
 Licença padrão do YouTube

Sejam felizes todos os seres.Vivam em paz todos os seres.
Sejam abençoados todos os seres.