domingo, 10 de abril de 2011

A NUVEM DE ÓRION


 
A nuvem de Orion e de Associação
[Constelação de Orion Kohle / Credner]

Na direção da constelação Orion, aproximadamente centrada no
Grande Nebulosa de Órion M42 e M43, não deriva uma gigantesca nuvem interestelar de gás e poeira no interior da Via Láctea galáxia. Esta nuvem foi formada quando um onda de densidade, relacionado com o Galaxy estrutura espiral, movido pela médio do disco galáctico. 

É cerca de 1600 anos-luz de distância e várias centenas de anos-luz de diâmetro.Esta nuvem gigante, ou complexo de nuvens, da matéria interestelar e estrelas jovens contém, além M42 e M43 e a nebulosidade associada com eles (NGC 1973/05/07), uma série de objetos de famosos: Loop de Barnard, o Nebulosa Cabeça de Cavalo região (também contendo NGC 2024 = Orion B) e a nebulosa de reflexão em torno de M78.

Dentro dessa nuvem, as estrelas se formaram recentemente, e ainda estão em processo de formação. As estrelas jovens fazem o Orion chamados OB1 Associação; OB porque a maioria maciço, mais luminosa, e mais quentes, simultaneamente, estas estrelas pertencem a espectral tipos O e B.

Porque eles são tão luminoso, que utilizar-se o seu combustível nuclear de forma rápida e tem pouco tempo para viver. A associação pode ser dividida em subgoups, normalmente chamado de 1a, 1b, e 1c, onde o subgrupo 1b inclui e rodeia as estrelas de Órion

Correia, o subgrupo 1a mentiras Noroeste (Anterior) das estrelas do cinturão, e os subgrupo 1c contém espada de Orion. As estrelas da Nebulosa de Orion, M42 e M43, formam um subconjunto deste grupo, e às vezes são separadamente contado como 1d subgrupo, o próprio estrelas mais jovens do Orion OB1 associação.

Nossa imagem da direita mostra a Constelação de Orion conjunto com brilhantes avermelhada Betelgeuse ligeiramente à esquerda e acima da média, e brilhantes Rigel azulado-branco no canto inferior direito.

A mais brilhante da nebulosa, na "espada" de Orion e abaixo de estrelas de seu cinto, é o Grande Nebulosa M42 com o M43, com a extensão fraca do Norte (para cima), NGC 1973/05/07. À esquerda estrelas cinto mais, Zeta Orionis, a Nebulosa Cabeça de Cavalo região com Orion B é notável.

O arco enorme, em torno deste delicado região, que abrange o sul (mais baixa) metade da constelação, é Barnard

Loop. Muito norte de Órion, ao redor do Mestrela Lambda, é outro muito fraco e rodada, nuvem nebulosa enorme. Nossa imagem foi obtida por Sven Kohle e Till Credner de Bonn,

Alemanha em 29 de outubro de 1995 na 03:25 UT de Calar Alto, com um f = 55 1/3.5 milímetros lente foto no Kodak Filme Ektachrome 400 Elite, expostos 60 minutos (sem filtro). A imagem é protegido pelos observadores.[Orion's Belt, UKS] UKS imagem de um grande parte da nuvem de Orion.

A nebulosa brilhante perto do fundo é M42, a Grande Nebulosa de Órion com os seus M43 norte e do norte extensão NGC 1973/05/07. No superior esquerdo é o complexo de nebulosa em torno da estrela Zeta Orionis, consistindo de brilhantes Orion B (NGC 2024) à esquerda da estrela, e com o IC 434 escuro conspícuo Horsehead

Nebulosa, mais nebulosas várias pequenas.

Toda a região está cheia de gás e partes de pó, mas só ainda não formados estrelas (ou seja, clusters) e são, portanto, iluminado. Loop de Barnard estende muito além dessa imagem e não pode ser brilhante traçada aqui muito bem, como é nas bordas.

Esta imagem é protegido por direitos autorais e pode ser utilizados para fins exclusivamente privados. Para qualquer outro tipo de utilização, incluindo a internet espelhamento e armazenamento em CD-ROM, entre em contato com as permissões de fotografias Departamento (foto à aaoepp.aao.gov.au) da Anglo

Observatório da Austrália.
Pelo menos três estrelas notáveis ​​são observado para escapar da Orion complexo, com velocidades altas espaço:

    * AE Aurigae, uma variável espectral Ø9.5 tipo e magnitude cerca de 6
(Correspondente a um absoluto magnitude de - 2,5 em 1600 a sua luz


Distância ano, sendo as variações errática entre 5,4 e 6,1 de magnitude,de acordo com Burnham), que ilumina a nebulosa difusa IC 405,também chamado de "Flaming Star Nebula",escapando a cerca de 130 km / s,

    * 53 Arietis (mag aparente 6,09, B2 espectro V) escapando com 60
km / s,  * Columbae Mu (5,16 mag, espectro Ø9.5 V) fugindo em cerca de 120 km / s.

Eles devem ter deixado a nuvem de Orion cerca de 2 - 5 milhões de anos, e é
especularam que poderia ter acelerado de alguma forma durante
explosões de supernovas (talvez de estrelas companheiras em vários sistemas)

Nebulosa M 43 (NGC 1982)

2011-08-26

Crédito: 2MASS/UMass/IPAC-Caltech/NASA/NSF.
Telescópio: 2MASS (2 Micron All Sky Survey).

M 43, também conhecida por NGC 1982, é uma parte da Grande Nebulosa de Orion, M 42, estando separada da nebulosa principal por uma faixa escura de poeira. Foi referida pela primeira vez por Mairan em 1731, tendo nessa altura sido interpretada como "um brilho a rodear uma estrela". 
 
Sabe-se hoje que este brilho advém de M 43 ser uma nebulosa de emissão, ou seja, uma região de hidrogénio ionizado ou região HII. Estudos recentes revelaram a presença de discos proto-planetários ("Proplyds") em torno de várias estrelas jovens em M 43.
 
Esta imagem é uma imagem de infravermelhos de M 43 obtida pelo projecto 2MASS. 

Anãs Castanhas no Trapézio

2003-09-02

Crédito: NASA; K.L. Luhman (Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics, Cambridge, Mass.); and G. Schneider, E. Young, G. Rieke, A. Cotera, H. Chen, M. Rieke, R. Thompson (Steward Observatory, University of Arizona, Tucson, Ariz.) Telescópio: Telescópio Espacial Hubble
Instrumento: Near Infrared Camera and Multi-Object Spectrometer
 
Esta imagem obtida com o Telescópio Espacial Hubble mostra uma região de formação estelar no enxame do Trapézio, à 1500 anos-luz, em Orionte. 
 
A imagem, em infra-vermelho, mostra cerca de 50 estrelas anãs castanhas, um dos tipos de estrelas mais difíceis de detectar.
 
Anãs castanhas, são normalmente objectos considerados como estrelas que falharam, ou seja, são objectos que não possuem massa suficiente para iniciar no seu interior reacções termonucleares.
 

 Imagem do Dia: B 33 - Nebulosa Cabeça do Cavalo
2011-08-01

Crédito: T.A. Rector (NOAO/AURA/NSF) & Hubble Heritage Team (STScI/AURA/NASA).
Telescópio: NSF 0,9m (Kitt Peak National Observatory).
Instrumento: Mosaic CCD Camera.



Sendo, sem dúvida, um dos objectos mais famosos do céu, a nebulosa Cabeça do Cavalo, localizada na constelação de Orionte, faz parte de uma nuvem escura e densa que se situa em frente de uma região de formação de estrelas conhecida por IC434 (nebulosa de emissão visível na imagem em tons cor-de-rosa).

Embora se situe relativamente perto da conhecida nebulosa de Orionte (M 42), a nebulosa Cabeça de Cavalo é extremamente difícil de observar e, ao contrário daquela, não é visível a olho nu.

Também conhecida por Barnard 33, a sua forma peculiar foi reconhecida pela primeira vez numa placa fotográfica obtida no final do século XIX. Devido aos movimentos no interior da nuvem escura, esta forma acabará por se alterar ao fim de alguns milhares de anos.

Estima-se que esta nebulosa se encontre a cerca de 1600 anos-luz de distância. Esta imagem foi criada através da combinação de três imagens sensíveis à emissão proveniente de hidrogénio, oxigénio e enxofre.

 
Fonte:
NASA
Portal do Astrónomo -Pt
http://www.seds.org/messier/more/oricloud.html
http://www.portaldoastronomo.org/npod.php?id=3228


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer comentar,o espaço é todo seu!