domingo, 10 de abril de 2011

A ESPADA DE ÓRION - M42 E M43

[Orion, IRAS]
O familiar inverno constelação de Orion céu ganha um disfarce espectacular no infravermelho, como pode ser visto nesta imagem falsa-cor construído a partir de dados coletados pelo IRAS, o Satélite Astronômico Infravermelho.  

. Esse quadro, que abrange cerca de 30 x 24 graus é um composto de dados em banda IRAS onda centrado em 12 micra, 60 microns, e 100 mícrons. Novas técnicas de processamento têm sido utilizados para melhorar os detalhes fraco e remover os artefatos instrumentais (bandas) visto em imagens anteriores IRAS.  

. As características mais quente, por exemplo, ~ as estrelas são mais brilhantes de 12 mícrons.  Esta emissão é codificado azul.  
  A poeira interestelar é mais fria e brilha mais de 60 mícrons (código verde) e 100 microns (vermelho codificados).
 
. A região brilhante amarelo no canto inferior direito da imagem é a espada de Orion, contendo a Grande Nebulosa de Orion (M42 e M43).  Acima dela para a esquerda é a nebulosidade em torno da estrela Zeta Orionis correia que contém o frequentemente fotografada Nebulosa Cabeça de Cavalo (visível apenas como uma pequena reentrância no lado direito). 

Superior e para a esquerda é M78, a nebulosa de reflexão.  
. A nebulosa Roseta é o objeto mais brilhante perto da margem esquerda da imagem.
 
A maioria das estrelas brilhantes de Orion visualmente não são proeminentes no infravermelho. No entanto, Betelgeuse pode ser facilmente visto no centro superior da imagem como um ponto azul e branco (a cauda fraco é um artefato instrumental).  

. O grande anel para a direita de Betelgeuse é o remanescente de uma supernova, centrado em torno da estrela Lambda Orionis.  Outro mais fraco, e maior, pode ser visto no quadrante inferior esquerdo da imagem.
 
Credit: IRAS/IPAC Crédito: IRAS / IPAC
 Mais informações sobre esta imagem (IRAS / IPAC)

  •  Esta imagem foi caracterizado como Imagem Astronômica do Dia (APOD) 31 de julho de 1998

  • Mais imagens IRASMais imagens da nuvem de Orion
    Credit: IRAS/IPAC Crédito: IRAS / IPAC









  • Orion Cloud homepage

  • More images of the Orion Cloud

  • Fonte:




    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Quer comentar,o espaço é todo seu!