quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Aldebaran - Dance of the Stars


Aldebaran...
na dança das estrelas..


O Nascimento do Senhor Krishna
Jyotish e o Nascimento do Senhor Krishna


Jyotish é o nome apropriado para astrologia védica, a astrologia cuja origem são os Vedas. A literatura de Jyotish é muito vasta, sendo comum na Índia o estudo astrológico dos mapas de nascimento de personalidades elevadas espiritualmente, tais como mestres e avataras.

Aproveitando o ensejo do encarte Veda, me propus a falar sobre algumas características astrológicas que são citadas no Bhagavat-purana a respeito do Aparecimento de Sri Krishna, que será comemorado no dia 20 de agosto próximo. Esta é uma data muito importante para os indianos como para todos aqueles que cultivam devoção ao magnânimo Sri Krishna, aquele que revela o conhecimento espiritual a Arjuna na clássica literatura Bhagavad-gita.

Tudo o que envolvia tal acontecimento era repleto de alegria e doçura: “No momento auspicioso do aparecimento do Senhor Krishna, o Universo inteiro transbordou com todas as qualidades em que existia bondade, beleza e paz. A estrela Rohini (Aldebaran – alfa de Taurus) surgiu no horizonte, assim com as estrelas Aswini (situadas na constelação de Aries).

O Sol, a Lua e outras estrelas e planetas estavam plácidos. Todas as direções pareciam extremamente agradáveis, e belas estrelas cintilavam no céu diáfano. A Terra parecia muito bem-aventurada, as águas dos rios eram cristalinas, e os lagos cheios de lírios e lótus estavam extremamente belos...” (Srimad Bhagavatam, canto 10, cap.3, versos 1-5).

 
Rohini sendo a alfa de Taurus, é considerada, conforme Jyotish, uma estrela carregada de bons sinais. Rohini significa avermelhada e também afortunada. Ela é simbolizada por uma carruagem repleta de presentes. No momento do Aparecimento de Sri Krishna esta estrela também surgia, nos revelando que Ele foi um dos maiores presentes que a humanidade já obteve.   
Rohini é a estrela auge da Era de Taurus, era esta que durou aproximadamente de 6.000 há 4.000 anos atrás, e o alinhamento máximo de Rohini (Aldebaran) em relação ao equinócio, foi pouco antes de 5.000 anos atrás, quando Krishna veio. Jyotish nos revela que Rohini é a estrela que propicia abundância, prosperidade e riquezas naturais.

A última Era de Taurus iniciou dentro da Yuga Dwarpa, antes do início de Kali Yuga, e nesta época a Terra era farta em belezas e riquezas naturais. Havia abundante produção de leite e de grãos, e todos os seres vivos eram bem alimentados. Nesta época também ocorreram grandes construções arquitetônicas. Apesar de tudo isto nada se pode comparar quando Krishna apareceu, tal abundância simplesmente se multiplicou. Além disto Rohini confere beleza à seus nativos, Krishna que quer dizer atraente é sempre descrito como muito belo. Quem aqui conferiu beleza a quem, Rohini à Krishna ou Krishna à Rohini?


Aswini sendo um grupo de estrelas interligadas à constelação de Áries é também considerado como muito auspicioso. Nas Lilas (histórias sagradas), os Aswinis são descritos como dois deuses irmãos gêmeos filhos de Surya (o Sol). De acordo com Jyotish, Áries é a exaltação do Sol, uma constelação voltada ao espírito bélico. Porém Aswini, especificamente está conectada à nobreza, justiça e à proteção dos destituídos de amparo.

Ela é simbolizada por cavalos, significando força e beleza. Por serem os filhos do Sol, eles representam o alvorecer do dia que dissipa a escuridão da noite.Assim é Krishna, anos após seu nascimento, ele surge dirigindo os cavalos da quadriga de Arjuna, inspirando-o a lutar contra os ímpios e proteger os injustiçados. Tudo o que Krishna revela a Arjuna em tal momento se encontra no Bhagavad-gita  (Canção do Senhor), que os versos desta sagrada canção, que são como o Sol, possam dissipar para sempre nossas ilusões.
JAYA SRI KRISHNA JANMASTAM
(Jaya – viva, Janmastami – nascimento)
http://www.ayurveda.com.br/ayurveda/home/default.asp?Cod=225&cat=208
Bernadeth Pombo (Bhutamata Dassi)
astrologiavedica@aol.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer comentar,o espaço é todo seu!