sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Constelação de Orion - video



A Bela Constelação Órion

B 33 - Nebulosa Cabeça do Cavalo

2010-04-04

Crédito: T.A. Rector (NOAO/AURA/NSF) & Hubble Heritage Team (STScI/AURA/NASA).
Telescópio: NSF 0,9m (Kitt Peak National Observatory).
Instrumento: Mosaic CCD Camera.
 
Sendo, sem dúvida, um dos objectos mais famosos do céu, a nebulosa Cabeça do Cavalo, localizada na constelação de Orionte, faz parte de uma nuvem escura e densa que se situa em frente de uma região de formação de estrelas conhecida por IC434 (nebulosa de emissão visível na imagem em tons cor-de-rosa). Embora se situe relativamente perto da conhecida nebulosa de Orionte (M 42), a nebulosa Cabeça de Cavalo é extremamente difícil de observar e, ao contrário daquela, não é visível a olho nu.

Também conhecida por Barnard 33, a sua forma peculiar foi reconhecida pela primeira vez numa placa fotográfica obtida no final do século XIX. Devido aos movimentos no interior da nuvem escura, esta forma acabará por se alterar ao fim de alguns milhares de anos. Estima-se que esta nebulosa se encontre a cerca de 1600 anos-luz de distância.

Esta imagem foi criada através da combinação de três imagens sensíveis à emissão proveniente de hidrogénio, oxigénio e enxofre.

Nebulosa de reflexão M 78

2009-03-19

Crédito: Russell Croman.

Magnífica imagem de M 78 obtida pelo astro-fotógrafo Russell Croman (http://www.rc-astro.com/ ).

M 78 é uma nebulosa de reflexão que faz parte de uma vasta região de formação de estrelas situada na região de Orionte. 
Situa-se a cerca de 1500 anos-luz de distância e é a nebulosa de reflexão mais brilhante que se conhece, sendo relativamente fácil de observar com um par de binóculos. 
O seu brilho resulta, tal como o seu nome indica, da reflexão da luz emitida por estrelas jovens existentes na sua vizinhança. 
Fonte:
Portal do Astrónomo - Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer comentar,o espaço é todo seu!