domingo, 12 de setembro de 2010

GALÁXIA DO GIRASSOL - M63




Galáxia do Girassol ou M63


Essa imagem aqui reproduzida mostra uma brilhante galáxia do céu do norte, Messier 63 está localizada a aproximadamente 25 milhões de anos-luz de distância da Terra na direção da constelação de Canes Venatici. Também catalogada como NGC 5055, essa maravilhosa ilha do universo tem aproximadamente 100.000 anos-luz de comprimento, ou seja, o tamanho aproximado da Via Láctea. 
 
Conhecida pelo nome popular de Galáxia do Girassol, a M63, possui um brilhante núcleo amarelado e braços espirais azuis, atravessada com linhas de poeira cósmica e respingada com regiões rosas de formação de estrelas. Essa exposição profunda também revela uma enorme quantidade de arcos apagados que se estendem para longe do halo acima do plano galáctico mais brilhante. 
 
Por meio de uma colaboração entre astrônomos amadores e profissionais é possível mostrar que os arcos são consistentes com jatos provenientes de galáxias satélites menores, perturbadas pela força de gravidade a partir do momento que se fundem com a M63 em um processo que está acontecendo pelos últimos 5 bilhões de anos. A descoberta desses arcos é parte de conjunto de evidências que defende que o crescimento de grandes galáxias espirais se dá pelo canibalismo de galáxias menores e é um processo comum observado no universo próximo.
Créditos: APOD
 
sábado,11 de setembro de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer comentar,o espaço é todo seu!