quinta-feira, 16 de setembro de 2010

CONSTANTE FUNDAMENTAL DO UNIVERSO


Nova Física?  

Uma constante fundamental do universo não pode ser tão constante, afinal, de acordo com um estudo novo.
Recentes observações de galáxias distantes sugerem que a intensidade da força eletromagnética - o chamado constante de estrutura fina - na verdade varia ao longo do universo. Em um sentido, a constante parecia crescer quanto mais os astrônomos olharam, em outra direção constante levou em valores menores, com maior distância.
Se confirmada, esta revelação pode mudar o entendimento dos físicos da cosmologia a partir do zero. Pode até ajudar a resolver um enigma principais: Por que todas as constantes da natureza perfeitamente sintonizado para a vida existir?

"Este é um resultado interessante e potencialmente importante que desafia os astrônomos e físicos de partículas para obter uma explicação", disse o astrofísico John Barrow, da Universidade de Cambridge, que não esteve envolvido no estudo novo, mas tem trabalhado com os investigadores no passado. "Pode ser uma dica adicional sobre nova física".

A constante mudança
Astrofísicos que estudam a constante de estrutura fina - conhecida como a constante alfa - por anos, em busca de pistas que podem mudar. Alguns projetos têm encontrado evidências de que a constante não varia, enquanto outras sondas confirmaram a constante de constância. [Os maiores mistérios da] Ciência
Mas as provas da alfa constante da natureza variável foi ambíguo, porque ele também poderia ser devido a uma variação ao longo do tempo, ou em diferentes partes do espaço, disseram os pesquisadores.
Os astrônomos mais longe perscrutar o universo, mais ela tomou a luz que eles vêem para chegar à Terra. Uma vez que esta luz é mais velha, ela representa uma época anterior da história do universo.
Portanto, se os cientistas mediram uma mudança na constante de estrutura fina a partir de observações diferentes, pode ter sido por causa do constante tem valores diferentes em lugares diferentes, ou ele pode ter sido porque tinha valores diferentes em momentos diferentes. Mas a determinação é certo que no caso tem sido um desafio.

Para resolver essa questão, os pesquisadores liderados por John Webb, da Universidade de New South Wales, Austrália, reuniram-se as observações do telescópio Keck, no Havaí, eo Very Large Telescope no Chile - assim, abrangendo tanto os céus do norte e do sul.
"Quando você olha em uma direção, você não consegue distinguir entre a variação no espaço e variação no tempo", co-pesquisador Victor Flambaum, também da Universidade de New South Wales, disse SPACE.com. "Agora há uma cobertura quase completa do céu. A conclusão é: É uma variação no espaço, não no tempo".
Para determinar o quão forte era o alfa constante em qualquer ponto dado, os cientistas mediram a frequência com que os elétrons em átomos diferentes hop seria de um nível de energia para o próximo. Essa freqüência depende da constante de estrutura fina.

Os pesquisadores descobriram que no céu do norte, a constante de estrutura fina fica menor com o aumento da distância, ou como os astrônomos olhar mais longe no tempo. No céu do sul, no entanto, o valor da constante alfa pareceu aumentar o mais distante que parecia.
Como esses dois resultados que contradizem uns aos outros, se a constante alfa varia com o tempo, a constante deve assumir valores diferentes em diferentes áreas do universo, concluíram os pesquisadores.
Por que nós existimos?
Webb apresentou os resultados na semana passada no Conselho Europeu Comum e Reunião Nacional de Astronomia em Lisboa, Portugal. A pesquisa foi submetido à revista Physical Review Letters e aguarda revisão por pares.

Se o estudo for confirmada, ela poderia ser um marco encontrar em astrofísica, os investigadores disseram.
"Acho que este resultado muito emocionante", disse Steve Lamoreaux, um físico da Universidade de Yale, que não esteve envolvido no estudo. "Isso explica a aparente discrepância entre as diferentes análises feitas nos últimos anos.
"Naturalmente, o resultado precisa ser verificadas de forma independente", acrescentou.
Flambaum disse que estava particularmente interessado em que o resultado poderia dizer aos cientistas sobre a origem da vida.

"Este é um puzzle que tem existido por muitos anos", disse SPACE.com. "A menor variação das constantes fundamentais da vida proíbe a aparecer - nós simplesmente não poderia existir."
Para Flambaum e outros, parecia muito de uma coincidência que as constantes do universo - o que inclui os alfa constante e outros como o valor da força da gravidade, ou a força da interação forte que une os núcleos atômicos em conjunto - deve ser perfeito para a construção de estrelas, planetas e vida.
"Agora temos uma explicação", disse Flambaum. "Se constantes fundamentais variam no espaço, só aparecem na área do universo onde as constantes são boas para nós."
Em outras regiões do universo onde as constantes são diferentes, a vida pode estar ausente, ele disse.
Certificando-se

Flambaum admitiu que tais resultados revolucionários precisam de provas ainda mais para ser acreditado, com certeza.
E outros especialistas pode demorar algum convincente.
Helge Kragh, um historiador da ciência da Universidade de Aarhus, na Dinamarca, que tem escrito sobre a história da constante de estrutura fina, disse que é importante para "manter um saudável ceticismo" sobre anúncios como estes, desde que as medições anteriores de variação, como alegações anteriores de que as constantes mudanças ao longo do tempo, foram posteriormente contestadas.
"Se a história é um guia - e muitas vezes não é - os resultados de Webb et al. irão revelar-se insustentável", disse ele.

Flambaum disse que a equipe pretende recolher dados mais distantes do universo, bem como realizar experimentos em laboratório, para testar seus resultados.

"O problema é saber se há desvios sistemáticos que os autores não tenham pensado que podem imitar a aparência de diferentes alfa", disse Barrow. "Eles são uma equipe muito forte e experiente observacional que os dados submetidos a vários testes em busca de preconceito, mas não conseguimos encontrar qualquer medida."


Fundamentais Constant Cosmic 
ShiftyPor Clara Moskowitz
SPACE.com escritor sênior
Enviado: 14 de setembro de 2010-10:32

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer comentar,o espaço é todo seu!