terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

COSMOS X - Palestra ETNOASTRONOMIA: MUITOS POVOS, MUITOS CÉUS




Enviado por em 20/08/2011

Assista na íntegra a palestra ETNOASTRONOMIA: MUITOS POVOS, MUITOS CÉUS, com Walmir Cardoso, realizada no dia 26 Julho de 2011 durante o evento COSMOS X.

A Etnoastronomia se ocupa do céu observado pelos povos ao redor do planeta. O matemático e físico mostrou alguns desses céus diferentes e como eles são importantes para as práticas diárias e espirituais dessas culturas.

Walmir Thomazi Cardoso é graduado em Física pela PUC-SP, com especialização em História da Ciência pela UNICAMP e mestrado em

História da Ciência e doutorado em Educação Matemática pela PUC-SP. É professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Centro de Ciências Matemáticas Físicas e Tecnológicas, Departamento de Física). Dedica-se principalmente à pesquisa e ensino da Astronomia e Física. É vinculado ao Planetário e Escola Municipal de Astrofísica "Prof. Aristóteles Orsini" (PEMA)
de São Paulo, sendo assessor especial dos Planetários de São Paulo e assessor de Gabinete (Secretaria do Verde e Meio Ambiente -- SVMA) para a Coordenação de Educação Ambiental (CEA). É Diretor da Sociedade Brasileira para o Ensino da Astronomia (SBEA).
Foi apresentador da série "Olhando para o Céu", exibida pela TV Cultura. A série foi gravada no Instituto Astronômico e Geofísico da USP e nos observatórios astronômicos do Laboratório Nacional de Astrofísica, em Brasópolis (MG); Capricórnio, em Campinas; Rádio Telescópio de Itapetinga, em Atibaia; e Centro de Divulgação da Astronomia (CDA), em São Carlos, Estado de São Paulo.

COSMOS

O evento COSMOS -- Realidade e Mistérios é realizado anualmente em Araçatuba no mês de Julho pelo Serviço Social do Comércio
(SESC) em parceria com o Instituto de Astronomia e Pesquisas Espaciais (INAPE) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). Tradicional em Araçatuba, o ciclo de palestras e debates propõem aos participantes uma reflexão sobre a condição humana na Terra e no Universo. O objetivo é difundir o estudo da astronomia e ciências afins, assim como promover o debate sobre a existência de vida fora da Terra, incentivando a curiosidade científica.

Para maiores informações, acesse: www.inape.org.br

Filmagem e Edição: Grupo de Comunicação do Colégio Salesiano de Araçatuba-SP


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer comentar,o espaço é todo seu!