domingo, 26 de dezembro de 2010

Tracking Stars Orbiting the Milky Way's Central Black Hole [720p]


Enviado por Duilia de Mello -
7.12.2010
|
14h36m

Por que os buracos negros fascinam?

Nos últimos dias de aula do meu curso de astronomia na PUC de Washington, DC, eu sempre faço uma enquete para saber quais foram os tópicos favoritos dos estudantes. O curso que leciono é bem básico e cobre um pouco de todas as áreas da astronomia, de planetas até cosmologia. Ontem mesmo organizei um debate sobre uma possível ida (sem volta) a Marte, mas vou deixar este assunto para um outro post e voltar a enquete dos 10 assuntos favoritos. Este ano o assunto número 1 foi novamente Buracos Negros. As vezes me pergunto se esta fascinação é real ou se é um produto da ênfase que dou ao assunto durante o curso. Fiz esta pergunta aos estudantes e eles disseram que o interessante no curso foi que tentamos dismistificar o assunto e que eles finalmente conseguiram entender o que são estes objetos tão enigmáticos. Eu não vou postar novamente explicações detalhadas sobre buracos negros pois já escrevi sobre isto (http://oglobo.globo.com/blogs/mulherdasestrelas/posts/2010/04/11/grandes-explosoes-gravidade-forte-buracos-negros-282824.asp) e com o google se pode encontrar bastante informação. Quero apenas contar o que os universitários da PUC gostaram de saber sobre buracos negros e que imagino seja de interesse geral:

1) os buracos negros são restos de estrelas massivas. Depois que a estrela explode, tudo que sobrou no caroço fica comprimido em um único ponto.

2) buracos negros não são como aspirador de pó e não saem sugando tudo que encontram pela frente.

3) se o Sol virasse um buraco negro (o que não vai ocorrer porque a massa do Sol é pequena) a Terra continuaria orbitando ao redor do buraco negro.

4) além de buracos negros estelares, existe uma outra classe de buracos negros, os supermassivos, que habitam os núcleos das galáxias. Os supermassivos são bilhões de vezes mais massivos do que o Sol.

5) a via Láctea tem um buraco negro "modesto" no seu interior, com cerca de dois milhões de vezes a massa do Sol.

6) os buracos negros nos núcleos galácticos não crescem ao ponto de engolir a galáxia toda. O raio de ação do monstro é pequeno em comparação com as distâncias estelares.

O vídeo que incluo aqui mostra as estrelas da Via Láctea orbitando ao redor do monstrinho. http://www.youtube.com/watch?v=duoHtJpo4GY



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer comentar,o espaço é todo seu!