quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

AE AURIGAE NASCEU NO TRAPÉZIO DE ÓRION

 
 ESTRELAS REBELDES se separaram após explosão em Órion

Como duas estrelas se separaram após explosão em Órion

Era uma vez uma estrela jovem. Cresceu rápido, muito quente, brilhou cedo e muito forte. No seu berçário, o Trapézio de Órion, várias outras como ela também nasceram e cresceram de maneira parecida. Ela morava em Órion, com uma companheira, mas onde há muita estrela deste tipo as coisas podem não acabar bem.

De maneira inesperada, alguém explodiu por perto e as duas se separaram definitivamente! Hoje, uma delas viaja pela constelação de Auriga e a sua ex-companheira cruza a constelação de Columba.
As estrelas com temperamento assim são chamadas de estrelas massivas, porque têm, no mínimo, 10 vezes a massa do Sol . A rebelde desta historinha é AE Aurigae, uma estrela com quase 20 massas solares. E essa rebeldia toda tem causa? Sim, mas ninguém tem muita certeza.

AE Aurigae nasceu no aglomerado do Trapézio, localizado em Órion. Essa região é uma conhecida maternidade de estrelas massivas. Essa classe de estrelas, por terem muita massa, nascem, crescem e morrem muito rapidamente. Elas são estrelas quentes, brilham forte e morrem espetacularmente como uma supernova. Imaginem o caos quando várias dessas estrelas ficam juntas em um “pequeno” espaço. Pequeno em termos astronômicos, é claro.

Junto com a intensa radiação emitida pelas estrelas massivas, o meio em que estão com fortes ventos estelares também são influenciados. Para outras estrelas menores é algo como estar no meio de uma briga entre dois gigantes.
Mas, voltando à pergunta lá de cima, por que AE Aurigae fugiu de casa? 

Certeza, ninguém tem, mas duas teorias são as preferidas. A primeira diz que, na região, uma dessas estrelas massivas explodiu como uma supernova e a força da explosão desfez o par AE Aurigae e Mu Columbae, jogando cada uma para fora do Trapézio. 

A segunda teoria diz que houve uma colisão entre o sistema binário com uma, ou mais estrelas e nessa colisão, o par se defez e cada uma tomou um rumo diferente, tanto que estão em regiões diferentes do céu.

Casos como esses não são raros entre as estrelas massivas, mas o interessante com AE Aurigae é que ela gosta de dizer por onde anda. Nessa imagem no infravermelho obtida com o telescópio espacial WISE, as nebulosas “acendem” por causa da presença de uma estrela tão quente. Com tanta radiação, essa rebelde viajante ioniza o gás da região criando uma nebulosa de emissão (a parte esverdeada da nebulosa), mas parte da radiação acaba espalhada e refletida pela poeira (a parte em tons rosa). A própria estrela desta história está imersa na nebulosa rosada e aparece como o ponto mais brilhante dela.

Cosmic Dazzle Nebulas em Fotos novo telescópio espacial Pela equipe de funcionários SPACE.com telescópio da NASA WISE infravermelho, que recentemente comemorou o aniversário de um ano de seu lançamento para o espaço, voltou algumas fotos impressionantes ultimamente.

As novas imagens do WISE - abreviação de Wide-field Infrared Survey Explorer, lançado em 14 de dezembro de 2009 - são dramáticas, imagens coloridas de nuvens interestelares de gás e poeira nebulosas chamado.


A primeira foto mostra uma estrutura conhecida como a Estrela Flamejante nebulosa, que é cerca de 1.500 anos-luz de distância na constelação de Auriga. No coração da nebulosa é a estrela AE Aurigae, que parece estar em chamas, daí o nome.


AE Aurigae é uma estrela chamada fugitivo, os investigadores disseram. Ele provavelmente nasceu no aglomerado do Trapézio, na constelação de Orion, mas foi expulso por uma colisão com um sistema estelar binário cerca de 2,5 milhões de anos atrás.


As cores realçadas visto na imagem representam determinados comprimentos de onda da luz infravermelha, que nu olhos humanos não conseguem ver. Hot estrelas espalhadas por toda a nebulosa aparecem como azul e ciano. gás brilhante aparece verde, enquanto que a poeira aquecida-up é principalmente vermelho, disseram os pesquisadores.


Esta foto mostra a Nebulosa WISE Jellyfish - também conhecida como IC 443 - que tem cerca de 5.000 anos-luz de distância da Terra, na constelação de Gemini.


A forma de medusas é um escudo em torno dos restos de uma estrela massiva que explodiu 5.000 a 10.000 anos atrás, disseram os pesquisadores.
Esta explosão supernova enorme enviou ondas de choque que esquentou em torno do gás e da poeira, que formam o escudo, os investigadores disseram.  


As cores diferentes - mais uma vez, as representações de vários comprimentos de onda infravermelhos - Resultado de diferenças na intensidade de energia da onda de choque, e as emissões de luz por materiais diferentes.

Este mosaico possui três nebulosas que fazem parte do gigante Orion Molecular Cloud, cerca de 1.500 anos-luz da Terra. A imagem cobre uma área do céu cerca de três vezes mais alto e largo, como a lua cheia, os investigadores disseram.


A Nebulosa da Chama é a estrutura enorme, luminosa no centro da imagem. O que faz brilhar tão brilhantemente é Alnitak, a estrela azul à direita da nuvem central. A Nebulosa Cabeça de Cavalo também é visível, como uma colisão leve no lado inferior direito da crista pó vertical, disseram os pesquisadores.
A nebulosa terceira, chamada NGC 2023, pode ser visto como um círculo brilhante na metade inferior da imagem. 


 Na imagem, o azul representa a luz emitida de 3,4 mícron comprimentos de onda, principalmente a partir de estrelas quentes. objetos relativamente frios, tais como o pó da nebulosas, aparecem em verde e vermelho. O verde representa a luz 4,6 micron e vermelho representa a luz de 12 micra, disseram os pesquisadores.

Esta última foto mostra a nebulosa IC 2944, também conhecida como a Centauro Lambda, ou executar nebulosa galinha. É cerca de 5.800 anos-luz da Terra, na constelação Centaurus.


A nebulosa é um berçário estelar, lar de um novo cluster de estrelas nascidas a partir da nuvem de cerca de 8 milhões de anos atrás, disseram os pesquisadores. Na foto, azul e turquesa representam a luz infravermelha com comprimento de onda de 3,4 e 4,6 mícrons, que é principalmente luz das estrelas. Verde e vermelho representam comprimentos de onda de 12 e 22 mícrons, que é principalmente a luz da poeira quente, temperaturas inferiores vermelha sinais verdes.


O grande estrutura verde em forma de anel perto do centro da imagem é de cerca de 77 anos-luz de diâmetro, disseram os pesquisadores. É formada pela combinação de ventos das estrelas jovens de sopro de volta o material de que eles nasceram.


Desde o seu lançamento, o telescópio WISE catalogou centenas de milhões de asteróides, estrelas e galáxias.
No final de setembro, depois de percorrer o céu cerca de 1 1 / 2 vezes, WISE correu para fora do líquido de arrefecimento necessário para resfriar seus detectores de infravermelho.


A nave espacial ainda é a varredura do céu com dois de seus quatro detectores, operando sob uma missão prolongada chamado Neowise. Neowise se concentra principalmente em cometas e asteróides, incluindo objetos próximos da Terra - organismos cujas órbitas passar relativamente perto da órbita da Terra em torno do sol.


Astronomy Picture of the Day

Discover the cosmos! 
Each day a different image or photograph of our fascinating universe is featured, along with a brief explanation written by a professional astronomer.
2011 March 11
See Explanation.  Clicking on the picture will download
the highest resolution version available.
AE Aurigae and the Flaming Star Nebula
Image Credit & Copyright: Rolf Geissinger
 
Astronomy Picture of the Day
Descubra o cosmos! Cada dia uma imagem diferente ou fotografia do nosso universo fascinante é apresentado, juntamente com uma breve explicação escrita por um astrónomo profissional.
2011 11 de março
Veja a explicação. Clicando na imagem você verá a versão na melhor resolução disponível.

AE Aurigae e a Nebula Estrela Flamejante
Crédito de imagem e direitos autorais: Rolf Geissinger

Explicação: AE Aurigae é a estrela brilhante abaixo e à esquerda do centro neste retrato evocativo do IC 405, também conhecida como a Estrela Flamejante Nebula. Incorporado na nuvem cósmica, a quente, ó estrela variável do tipo energiza o brilho de hidrogênio ao longo dos filamentos de gás complicado atômica, a luz da estrela azul espalhada pela poeira interestelar. 
 Mas AE Aurigae não foi formado na nebulosa que ilumina. Reconstituindo o movimento da estrela através do espaço, os astrônomos concluíram que AE Aurigae provavelmente nasceu na nebulosa de Orion.
Contatos Imediatos gravitacional com outras estrelas é ejectado da região, juntamente com outra estrela O, Mu Columbae, mais de dois milhões de anos atrás.
 As estrelas do fugitivo se afastaram em direções opostas, desde então, separar a cerca de 200 quilômetros por segundo. Esta imagem nítida e detalhada do IC 405 se estende por mais 5 anos-luz à distância estimada da nebulosa de 1.500 anos-luz na constelação do norte Auriga, o cocheiro.
Imagem de amanhã: fim de semana de luz
<| Arquivo | Índice | Pesquisa | Calendário 
| RSS | Educação | Sobre o APOD |
Discussão |>
Autores e editores: Robert Nemiroff (MTU) & Jerry Bonnell (UMCP) NASA Oficial: Phillip Newman direitos específicos aplicáveis. NASA Política de Privacidade e Avisos importantes da Web Um serviço: ASD da NASA / GSFC E tecnologia de Michigan. U.

 Fonte:
Cosmic Nebulas Dazzle in New Space Telescope Photos
By SPACE.com Staff
http://www.piauinet.com.br/ciencia/apos-explosao-em-orion-64271.html 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer comentar,o espaço é todo seu!