quinta-feira, 11 de novembro de 2010

A ORIGEM DO SOL



A nossa própria estrela: o Sol

Este livro de fácil leitura foi pensado para os mais pequenos, alunos da Pré e do 1º ciclo. Leia-lhes sobre fulgurações e manchas solares e a razão pela qual os cientistas estudam o Sol.

Versão original: NASA/Daniel Vong.
Esta versão foi traduzida para português por Luís Fé Santos.
Última Revisão Setembro/2005.




ENERGIA SOLAR

O Sol é a principal fonte energética para a Terra, não passa de uma estrela tamanho médio, que oferece duas calorias por centímetro quadrado por minuto em uma área sobre a atmosfera terrestre, perpendicular aos raios solares.
Há apenas três formas de energia disponível aqui na Terra e que não são de origem solar:
  • Energia das Marés;
  • Energia Nuclear ( fissão e fusão de átomos);
  • Energia Geotérmica ( núcleo da Terra).

A ORIGEM DO SOL
Tudo começou com o Big Bang, uma grande explosão que deu origem ao Universo, formando milhões de galáxias e bilhões de corpos celestes.
A nossa galáxia, cujo o diâmetro é de 100 mil anos-luz, pertence com milhares de outras, a uma gigantesca nuvem achatada de galáxias, de diâmetro igual a cerca de 50 milhões de anos-luz.

Uma galáxia típica contém bilhões de estrelas com as mais variadas idades, novas e velhas. O Sol é uma estrela razoavelmente velha, que ainda não atingiu o estágio final de evolução.
Num primeiro estágio ocorreu a construção gravitacional de uma tremenda nuvem constituída de partículas de hidrogênio, e em algum momento houve liberação suficiente de calor para iniciar a fusão de núcleos de hidrogênio e consequentemente liberação de energia.

Um núcleo de Trítio e um de Deutério se fundem formando um núcleo de hélio liberando um neutron e certa quantidade de energia. A massa do hélio formada fica menor do que a massa dos núcleos que lhe deram origem, convertendo massa em energia no processo de fusão. Essa diminuição de massa, contrabalança a contração  gravitacional.
 
A energia liberada pelo Sol  implica uma perda de massa diária de trilhões de toneladas. Parte dessa energia atinge a Terra sob forma de radiação eletromagnética, especialmente luz visível.
 
As características físicas do Sol:
  • A sua massa é de 2.1030 Kg (330 000 mt)
  • O raio é: 7.105Km            distância Terra-Sol 1,496.108
  • Hidrogênio transformado em Hélio 600.106 Ton/s
  • Transformação de massa em energia 3,8 1020 MW
  • Temperatura da superfície do Sol 5762K
Recebemos fora da atmosfera anualmente 1,5.1018 kwh na ordem de grandeza: 0.01% toda a energia consumida.
Só um bilionésimo( 10-12) da energia liberada pelo Sol é efetivamente absorvida pela Terra. Constando a seguinte distribuição :
  • 66,6% evaporam a água dos oceanos e rios;
  • 23,3% aquecem os solos;
  • 10% aquecem o ar; produzindo
  • ventos;
  • 0,1% é usado por plantas marinhas e terrestres na
  • fotossíntese;
  • Parte dessa energia é recuperada quando chove, transformando-se em energia elétrica nas usinas hidrelétrica;
  • Antigas plantas, hoje na forma de petróleo, gás e carvão , também constituem uma reserva de energia solar;
  • Alimentos para o homem e animais;
  • Também parte dessa energia pode ser utilizada na transformação de
  • energia luminosa em energia elétrica ou energia térmica em energia eólica e em seguida em energia elétrica.
O Sol, a grande fonte de energia da vida e de energia para a Terra
   
Energia, derivada de enérgeia, que em grego significa "em ação", é a propriedade de um sistema que lhe permite existir ou, como conceitua a Física, realizar trabalho.
Energia é movimento, sem a sua presença o mundo seria inerte. A utilização de diversas formas de energia permite ao homem se desenvolver dentro do processo industrial e economicamente.
 
Embora a quantidade de energia disponível em uma comunidade ou país esteja diretamente relacionada com o seu grau de civilização ou desenvolvimento, ela é apenas um parâmetro ou índice útil nessa avaliação. Mas não podemos afirmar que o desenvolvimento de um país é produto direto da exploração de seus recursos energéticos, porque ele não pode estar restrito à sua capacidade de produção de aço, concreto ou papel. 

A qualidade de vida é o objetivo final do desenvolvimento ou a civilização.
 
De toda energia irradiada pelo Sol em todas as direções do espaço, apenas uma pequeníssima parcela atinge a nossa Terra. Isso por causa da grande distância que nos separa os dois corpos celestes e da pequenez da superfície terrestre voltada na direção do astro. Essa pequena parcela, no entanto, representa 4 trilhões de megawatts-hora por dia, ou seja quase 30 mil vezes a quantidade total de energia produzida e consumida pelos engenhos domésticos, industriais ou agrícolas no mundo todo.

Quase 60% dessa energia são novamente desenvolvidos dos ventos, tufões e tempestades. Algo mais de 40% chegam à superfície do solo e dos oceanos. Essa parcela representa uma quantidade de energia equivalente a cerca de 5 ou 6 milhões de vezes a que é produzida pelas potentes usinas de Itaipu, no Rio Paraná, uma das maiores instalações hidrelétricas do mundo.
 
Fontes:
http://www.portaldoastronomo.org/aprender.php
USP
http://www.cepa.if.usp.br/energia/energia1999/Grupo6A/energiasolar.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer comentar,o espaço é todo seu!