sexta-feira, 12 de julho de 2013

IMAGEM DO DIA 07-07-2013- Portal do Astrônomo Pt.



 
  NGC 6302 - Nebulosa planetária da Borboleta 2013-07-07 Crédito: NASA.
 O Universo - Nebulosas - 44min.

Imagem do Dia: NGC 6302 - Nebulosa planetária da Borboleta 2013-07-07
 Crédito: NASA. Telescópio: Hubble Space Telescope (NASA/ESA). Instrumento: Wide Field Planetary Camera 2 

(WFPC2). As estrelas de pequena massa como o Sol terminam a sua vida transformado-se em anãs brancas. Nesse processo libertam as suas camadas exteriores para o espaço interestelar formando uma nebulosa planetária. A nebulosa planetária da Borboleta situa-se a 2100 anos-luz de distância e é o resultado de um desses estágios finais na vida de uma estrela. Também designada por M2-9, esta nebulosa contém no seu interior duas estrelas que orbitam dentro de um disco gasoso 10 vezes maior que o nosso Sistema Solar. O invólucro gasoso expelido pela estrela moribunda passa por este disco criando a estrutura bipolar visível na imagem. Existem ainda muitos mistérios por desvendar acerca dos processos físicos responsáveis pela formação das nebulosas planetárias.

Imagem do Dia: Enxame da "Árvore de Natal" (NGC 2264)
2013-07-09

As iluminações de Natal deste ano já foram inauguradas, e o mesmo parece acontecer nesta região do espaço. Nesta imagem de larga escala do enxame conhecido, precisamente, como "Enxame da Árvore de Natal", ou NGC 2264, é ainda possível ver duas famosas nebulosas. Na parte central da imagem, em baixo, vê-se a inconfundível nebulosa do "Cone", e na parte de cima, do lado esquerdo, vê-se a nebulosa "Pele de Raposa". NGC 2264 é um enxame aberto de estrelas embebidas numa nebulosidade difusa, situado a cerca de 2500 anos-luz de distância, com uma idade estimada de 5 milhões de anos. Este enxame é tão jovem que cerca de metade das suas estrelas ainda têm discos circum-estelares. Esta imagem foi obtida através de filtros sensíveis a emissão de hidrogénio, oxigénio e enxofre.

Imagem do Dia: Nebulosa de reflexão M 78 (NGC 2068)
2013-07-08

Crédito: NOAO/AURA/NSF. Telescópio: 0.9 m (KPNO).

M 78 faz parte da grande região de Orionte, uma zona de formação de estrelas situada à volta de M 42 e M43. É a nebulosa de reflexão mais brilhante que se conhece, sendo relativamente fácil de observar com um par de binóculos. O seu brilho resulta, tal como o seu nome indica, da reflexão da luz emitida por estrelas jovens existentes na sua vizinhança. Situa-se a cerca de 1600 anos-luz de distância, tendo cerca de 4 anos-luz de extensão. Esta imagem foi obtida através de combinação de várias imagens captadas com o CCD instalado no telescópio de 0.9 m do Observatório de Kitt Peak, no Arizona, EUA.
- See more at: http://www.portaldoastronomo.org/npod.php?id=3935#sthash.Ihy1IzT2.dpuf
 
 
 Imagem do Dia: NGC 6960 - Nebulosa do Véu
2013-07-02

Crédito: T. Rector/University of Alaska, Anchorage e WIYN/NOAO/AURA/NSF
Telescópio: WIYNInstrumento: Mosaic Camera


Esta imagem da Nebulosa do Véu foi obtida com a câmara de mosaicos do telescópio WIYN, de 0,9 metros no Kitt Peak National Observatory. Este objecto, que se encontra na constelação de Cisne, são os restos de uma, ou possivelmente de duas supernovas que explodiram há mais de 15 mil anos, a uma distância de 2500 anos-luz da Terra. Esta supernova pôde ser vista na altura como uma estrela muito brilhante, rivalizando em brilho com a Lua crescente. A imagem brilhante perto do centro da imagem, com o nome de 52 Cygnus, não está associada com a supernova. Esta imagem é uma combinação de três imagens de banda estreita, em que uma exposição em H-alpha, [OIII] e S[II] foram utilizadas como vermelho, azul e verde respectivamente. Norte é para a esquerda, e Este para baixo.
- See more at: http://www.portaldoastronomo.org/npod.php?id=3929#sthash.svSGyVV9.dpuf

- See more at: http://www.portaldoastronomo.org/npod.php?id=3936#sthash.ISl2UmlK.dpuf
 
Crédito: T.A. Rector (NRAO/AUI/NSF/NOAO/AURA/NSF) & B.A. Wolpa (NOAO/AURA/NSF).
Telescópio: 0.9 m - National Science Foundation, EUA.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer comentar,o espaço é todo seu!