terça-feira, 31 de janeiro de 2012

ESTRELA POLAR

 

 Estrela Polar está diminuindo, afirmam astrônomos

Com base em dados de 160 anos de observação, cientistas perceberam que astro está perdendo, por ano, uma massa equivalente à da Terra

A Estrela Polar está alinhada com o eixo de rotação da Terra no Hemisfério Norte. Por isso, todas as outras estrelas aparentam girar em volta dela
A Estrela Polar 
está alinhada com o eixo 
de rotação da Terra no Hemisfério Norte. 
Por isso, todas as outras estrelas aparentam 
girar em volta dela (iStockphoto)
 
A Estrela Polar, astro celeste que ajudou navegadores por séculos apontando o norte do planeta, pode estar diminuindo lentamente. É a conclusão de uma análise de mais de 160 anos de observações, reunidas por pesquisadores da Universidade de Bonn, Alemanha. Os dados sugerem que a estrela está perdendo, por ano, uma massa equivalente à do planeta Terra. O estudo foi publicado no periódico The Astrophysical Journal Letters.

Saiba mais

ESTRELA POLAR
Polar é a estrela mais brilhante da constelação Ursa Menor, visível apenas no Hemisfério Norte. O astro fica a cerca de 400 anos-luz da Terra e está alinhada diretamente com o eixo de rotação da Terra acima do Polo Norte. Por causa disso, todas as estrelas do Hemisfério Norte aparentam girar em volta dela. Essa característica a faz um excelente ponto de referência para desenhar medidas para navegação e astrometria. Polar foi usada durante séculos pelos navegadores do Hemisfério Norte como uma bússola natural, sempre apontando o norte.

Os pesquisadores mediram a massa da estrela Polar monitorando o brilho do astro. E a análise mostrou que o brilho da estrela não tem sido constante nos últimos 160 anos. A única explicação encontrada pela equipe do astrofísico Hilding Neilson para explicar o descompasso é que a estrela Polar estaria perdendo massa equivalente à da Terra todos os anos. Só assim as equações de cálculo para a massa da estrela fazem sentido.

Neilson explica que a perda de massa da estrela Polar é, provavelmente, um episódio temporário na vida da estrela. O evento não vai afetar seu ciclo natural de existência. Mesmo que o astro desapareça em um futuro distante, o Polo Norte terá outra estrela Polar num futuro igualmente distante, devido ao movimento do cosmos: a estrela Alrai, localizada a 45 anos-luz da Terra, deve concluir o alinhamento com o Polo Norte da Terra por volta do ano 3.000.

 A Estrela Polar tem esse nome porque é a única que permanece sempre fixa no firmamento num ponto coincidente com a projeção do eixo da terra, na realidade a Estrela polar faz parte de uma série de outras estrelas de magnitude moderada, que devido a precessão do equinócio, periodicamente intercalam de lugar nesse ponto e que, por apresentar-se sempre fixa no correr dos anos, é natural ser utilizada como referencial na orientação dos seres vivos sobre a superfície terrestre.

Nesse sentido entende-se que as Estrelas Polares podem referir-se tanto à Estrela do Norte como à Estrela do Sul, embora a expressão seja usualmente utilizada para referir-se à Polar da constelação Ursa Menor, que é atualmente a única estrela brilhante que coincide num desses pontos.-(Wikipédia)





 fontes:
 http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/estrela-polar
-esta-diminuindo-afirmam-astronomos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer comentar,o espaço é todo seu!