terça-feira, 6 de setembro de 2011

HH 47 : A JET STAR JOVEM EXPANDE e SIMULAÇÃO GALÁCTICA




HH 47: A Jet Star Jovem expande

Explicação: Estrelas permanecem onde estão. Nebulosas aparecem da mesma forma. Dia após dia. Ano após ano. Dadas as grandes distâncias em astronomia, mesmo objetos em movimento rápido não aparecerá para alterar a aparência de uma vida humana . Normalmente.

A exceção recente espetacular para isso, no entanto, é o jato supersônico na formação estrela Herbig Haro 47. HH 47 está tão perto - e os jatos estão se movendo tão rápido - que as imagens do Telescópio Espacial Hubble 1994-2008 foram combinados em um filme de lapso de tempo que realmente mostra um jato forte expansão. visível acima , jatos de plasma que se estende por 10.000 vezes a distância Terra-Sol atirar para fora de uma estrela em formação em velocidades superiores a 150 km por segundo.

Estudando como esses jatos evoluir dá pistas não só a forma como a estrela em 47 HH está se formando, mas como as estrelas como o nosso Sol formado há bilhões de anos. HH 47 está localizado a cerca de 1.500 anos-luz de distância na direção da constelação de velas de um navio ( Vela ).

Imagem Astronômica do Dia

Descubra o cosmos! Cada dia uma imagem diferente ou fotografia do nosso universo fascinante é apresentado, juntamente com uma breve explicação de um astrônomo profissional.

2011 06 de setembro

Explicação: Para alguns, o contorno do aglomerado aberto de estrelas M6 se assemelha a uma borboleta. M6, também conhecido como NGC 6405, abrange cerca de 20 anos-luz e situa-se cerca de 2.000 anos-luz distantes. M6 pode ser melhor visto em um céu escuro com binóculos na direcção da constelação de Scorpius, coving aproximadamente tanto do céu quanto a Lua cheia.

 À semelhança de outros aglomerados abertos, M6 é composto predominantemente de jovens estrelas azuis, embora a estrela mais brilhante é quase laranja. M6 é estimada em cerca de 100 milhões de anos. Determinação da distância a clusters como M6 ajuda os astrônomos calibrar a escala de distância do universo.

APOD Retrospectiva: aglomerados abertos de estrelas
Imagem de amanhã: star inesperado

 (INTERESSANTE AVISO
A IMAGEM DE AMANHÃ:
- ESTRELA INESPERADA

LOGO...

ESTAMOS A ESPERAR
A ESTRELA INESPERADA! )

http://apod.nasa.gov/apod/astropix.html

Simulação galáctica


Simulação recria nascimento de galáxia similar à Via Láctea

Após intensos cálculos numéricos, que tomaram nove meses de um supercomputador, cientistas completaram a primeira simulação completa do nascimento de uma galáxia espiral.

A galáxia hipotética é semelhante à nossa Via Láctea e, segundo o grupo, a simulação, chamada Eris, pode ser uma recriação bastante realística de como a nossa galáxia surgiu.

A simulação
resolve um problema antigo,
que levou alguns pesquisadores a questionarem
o modelo cosmológico vigente.

"Esforços anteriores para formar uma galáxia de disco massivo como a Via Láctea falharam, com as galáxias simuladas acabando com enormes protuberâncias centrais em relação ao tamanho do disco," explica Javiera Guedes, da Universidade da Califórnia, em Santa Cruz, e primeiro autor de um artigo sobre a nova simulação.

Via Láctea simulada

A galáxia Eris é uma galáxia espiral barrada, ou seja, com um grande barra central de estrelas brilhantes. Todas as demais propriedades estruturais simuladas são consistentes com as galáxias como a Via Láctea.

Seu perfil de brilho, relação entre saliência central e disco, conteúdo estelar e outras características essenciais estão dentro da faixa de observações da Via Láctea e de outras galáxias do mesmo tipo.


"Nós dissecamos a galáxia
de muitas maneiras diferentes para confirmar
que ela se encaixa com as observações",
disse Guedes.

Teoria da matéria escura fria

Os resultados apóiam a chamada teoria da matéria escura fria, segundo a qual a evolução da estrutura do universo é dirigida pelas interações gravitacionais da matéria escura - o termo "frio" expressa o movimento lento das partículas.

A gravidade atuou inicialmente sobre ligeiras flutuações de densidade presentes logo após o Big Bang, reunindo os primeiros aglomerados de matéria escura, que cresceram para formar aglomerados cada vez maiores através da fusão de pequenos progenitores menores.

Segundo a teoria, a matéria comum que forma estrelas e planetas caiu em "poços gravitacionais", criados por grandes aglomerações de matéria escura, dando origem a galáxias nos centros de halos de matéria escura.

Nos últimos 20 anos, no entanto, os esforços para reproduzir este processo em simulações de computador não conseguiram gerar galáxias maciças de disco, semelhantes à Via Láctea, com seus braços espirais em um grande disco plano em torno de um bojo central pequeno, formado por estrelas mais velhas.                             

Observatório Nacional
  Imagem do dia
Simulação recria nascimento de galáxia similar àVia Láctea
Posted: 05 Sep 2011 10:53 AM PDT
Crédito de imagem: NASA , ESA , & P. Haritgan ( Arroz U. )
Fonte:
Observatório Nacional

Posted: 05 Sep 2011 09:19 AM PDT
Redação do Site Inovação Tecnológica - 01/09/2011

Sejam felizes todos os seres. Vivam em paz todos os seres.
Sejam abençoados todos os seres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer comentar,o espaço é todo seu!