terça-feira, 7 de junho de 2011

IMAGENS REVELAM DETALHES DE GALÁXIAS

Novas imagens revelam detalhes de galáxias

Galáxia NGC 5247 (Foto: ESO/P. Grosbol)

Fotos ajudarão a entender formação das galáxias
O Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês) revelou nesta quarta-feira novas imagens que podem ajudar os cientistas a entender o padrão de formação de galáxias.

Seis galáxias que já eram conhecidas dos estudiosos foram fotografadas em mais detalhes, "sem os efeitos confusos de poeira e gases", segundo um comunicado do ESO.

Um porta-voz da instituição disse à BBC Brasil que a análise das fotos facilitará o estudo do vasto número de estrelas que compõem as espirais dessas galáxias, a partir de modelos de computadores.
As novas imagens foram feitas com uma câmera chamada Hawk-1, sensível à luz infravermelha, "o que significa que muito da poeira que obscurece os braços espirais das galáxias fica transparente aos detectores", disse o ESO.

Melhor definição
Comparada à câmera Isaac, mais antiga e ainda utilizada pelo ESO, a Hawk-1, adquirida em 2007, tem 16 vezes mais pixels (unidades de definição) para cobrir uma área muito maior do céu em uma única tomada.
Entre as galáxias fotografadas está a NGC 5247, localizada na constelação de Virgem no Zodíaco, entre 60 e 70 milhões de anos-luz. A galáxia tem forma de espiral.
A galáxia NGC 4030
Câmara Hawk-1 tem definição 16 vezes melhor que a antiga
Já a galáxia Messier 100 (NGC 4321), descoberta no século 18, fica a 55 milhões de anos-luz da Terra e se destaca por "braços de espirais bem definidos e proeminentes".

As imagens são parte de um estudo conduzido pelo cientista Preben Grosbol e foram feitas a partir do telescópio VLT (Very Large Telescope), do ESO, no observatório de Paranal (Chile).

O ESO é um observatório intergovernamental financiado por 14 países europeus e sediado em Garching, Alemanha.

espaço

Fonte:
BBC - Brasil
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2010/10/101027_imagensgalaxias_pai.shtml


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer comentar,o espaço é todo seu!