sexta-feira, 18 de março de 2011

CONSTELAÇÃO DE VIRGEM


Quasar 3C 273

2003-03-19

Crédito: NASA, M. Clampin (STScI), H. Ford (JHU), G. Illingworth (UCO/Lick Observatory), J. Krist (STScI), D. Ardila (JHU), D. Golimowski (JHU), the ACS Science Team, J. Bahcall (IAS) and ESA.
Telescópio: Hubble Space Telescope (NASA/ESA).
Instrumento: Advanced Camera for Surveys / High Resolution Channel (ACS/HRC coronagraph).
 
3C 273 é um quasar próximo, a 1,9 mil milhões de anos-luz (580 Mpc), na constelação da Virgem. Nesta imagem obtida pelo telescópio Hubble, o coronógrafo foi utilizado para bloquear a luz central do quasar brilhante, de forma a revelar a galáxia que o alberga.
 
Descobrem-se particularidades que tornam a galáxia bastante mais complexa do que se julgava. Destaca-se a estrutura espiral à volta do quasar, atravessada por uma ténue faixa vermelha de poeira; mais abaixo, na direcção do jacto emitido pelo quasar, um nódulo e um arco azul. 
 
A peça do coronógrafo que oculta o centro do quasar vê-se a preto, assim como uma outra mancha à direita, também causada pelo coronógrafo. 
 
Os quasares foram descobertos em 1960, mas passaram-se pelo menos duas décadas até os astrónomos terem evidências observacionais de que eles residem em galáxias. 
 
Hoje, é aceite que são buracos negros 
de massa extremamente elevada 
que se alimentam de gás e poeira 
das galáxias que os albergam.







Portal do Astrónomo - Portugal
http://www.portaldoastronomo.org/npod.php?id=90

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer comentar,o espaço é todo seu!