terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

BURACO NEGRO MAIS JOVEM

Certidão de nascimento

por  
Cássio Barbosa |


Em 1979, mais precisamente às 3 horas e 7 minutos do dia 20 de abril, nascia um buraco negro em uma “maternidade” a 50 milhões de anos-luz daqui. Naquela noite, Gus Johnson, um astrônomo amador norte-americano, reportou a explosão de supernova na galáxia M100. Essa supernova foi batizada de 1979C, por ter sido a terceira descoberta naquele ano.  Passados 25 anos, outros astrônomos afirmaram que ela ainda permanecia brilhante.

Leia também:
Uma estrela com pelo menos dez vezes a massa do Sol chegou ao fim de sua vida e explodiu. No caso, suspeita-se que ela tinha 20 vezes a massa do Sol e o brilho dessa explosão, que deveria durar alguns meses, se tanto, permanece por mais de 25 anos. Um caso propício para estudos mais profundos e continuados. E assim foi, com observações do Hubble (visível), Spitzer (infravermelho) e raios X (XMM-Newton e Chandra), fora o time de telescópios de 8 metros na Terra.

Agora, 31 anos depois da explosão da supernova 1979C, um buraco negro foi encontrado no local. Na verdade, as observações em raios X mostraram que o brilho daquilo que restou da estrela permaneceu constante de 1995 a 2007. Essa constância e a natureza da emissão de raios X levaram os astrônomos a deduzir que o objeto remanescente é um buraco negro.

O brilho constante em raios X poderia ter duas explicações. Na primeira, o material ejetado durante a explosão estaria caindo de volta sobre o buraco negro. Na segunda, o buraco negro estaria devorando uma estrela que forma um sistema duplo. O objeto remanescente da supernova está indicado na parte de baixo dessa imagem, que agrupa uma foto do Spitzer (em vermelho), do VLT (em amarelo  e azul) e do Chandra (em amarelo, mais escuro).

De qualquer maneira, as duas teorias sugerem que um buraco negro se formou em M100 naquele dia 20 de abril. Esse é o buraco negro mais jovem conhecido, com certidão de nascimento e tudo!

 Fonte:
ter, 16/11/10
por
Cássio Barbosa |
categoria Observatório
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer comentar,o espaço é todo seu!