quinta-feira, 19 de agosto de 2010

COSMOGONIA



Cosmogonia (do grego κοσμογονία; κόσμος "universo" e -γονία "nascimento") é o termo que abrange as diversas lendas e teorias sobre as origens do universo de acordo com as religiões, mitologias e ciências através da história.
A ciência e a origem do Universo (Cosmologia)

A proposta do Big Bang (ou Grande explosão) foi sugerida primeiramente pelo padre e cosmólogo belga Georges Lemaître (1894-1966), quando expôs uma teoria propondo que o universo teria tido um início repentino.

No entanto, com o passar do tempo, a hipótese do cosmólogo belga começou a tomar forma quando em 1929 as linhas espectrais da luz das galáxias observadas no observatório de Monte Palomar por Milton La Salle Humason começaram a revelar um afastamento progressivo das galáxias mais distantes, com características de uma dilatação universal. Concluiu-se que, se o universo está em expansão e está se distanciando, algum dia, há muito tempo atrás, o universo esteve contido em um único ponto. Traduzida em números, esta descoberta permitiu ao astrônomo Edwin Hubble encaixar uma progressão aritmética que mais tarde foi chamada de Constante de Hubble. Até hoje essa proporção aritmética é a régua cósmica: instrumento usado para confirmação das teorias de astrônomos e cosmólogos do mundo inteiro. A afirmação de que E=mc², ou seja, energia é igual a massa multiplicada pela velocidade da luz ao quadrado, mostra que a energia e materia não são coisas tão diferentes assim e que, como foi comrpovado com o advento da bomba atômica, atraves da fissão nuclear, que ocorre quando átomos radiotivos, logo instaveis e de grande massa, dividem-se e geram dois outros átomos de massa menor, materia pode gerar energia. Nessa divisão, ocorre a liberação de grandes quantidades de energia, tanto que na bomba atômica foram necessárias não mais que poucos gramas de urânio-235, que é o elemento natural mais complexo. Outro fato interessante que mostra que o universo surgiu em um único instante refere-se ao Sol. O Sol é uma "grande usina nuclear", mas o trabalho que é feito no Sol é um tanto diferente. No núcleo do Sol existem grande quantidades de H (hidrogênio) se tranformando em He(hélio). Isso acontece graças a quantidades de calor inimagináveis que exitem no Sol, cerca de 70.000ºC. Atráves da fusão nuclear, os átomos de H ficam em grande estado de agitação, e dois átomos de H acabam por se fundir gerando um átomo de He. 
A cada fusão dessas que ocorre, resta um pouco de energia, gera-se então um fóton de luz, e assim gera-se a luz do Sol. Outros átomos podem ainda ser formados, mas não no Sol. Existem estrelas ainda maiores do que o Sol e que produzem mais calor, e podem produzir elementos como o C (carbono), O (oxigênio) etc. Isso responde como podem se originar todos os elementos, menos um, o mais simples de todos, o H (hidrogênio). Acredita-se, portanto, que o mesmo surgiu nos primeiros instantes do universo.
 A questão do mito

Um mito é um relato em forma de narrativa com carácter explicativo e/ou simbólico, profundamente relacionado com uma dada cultura e/ou religião. O termo é, por vezes, utilizado de forma pejorativa para se referir às crenças comuns (consideradas sem fundamento objectivo ou científico, e vistas apenas como histórias de um universo puramente fantástico) de diversas comunidades. No entanto, até acontecimentos históricos se podem transformar em mitos, se adquirem uma determinada carga simbólica para uma dada cultura. Na maioria das vezes, o termo refere-se especificamente aos relatos das civilizações antigas que, organizados, constituem uma mitologia - por exemplo, a mitologia grega e a mitologia romana.

Todas as culturas têm seus mitos, alguns dos quais são expressões particulares de arquétipos comuns a toda a humanidade. Por exemplo, os mitos sobre a criação do mundo repetem alguns temas, como o ovo cósmico, ou o deus assassinado e esquartejado cujas partes vão formar tudo que existe.

Mito não é o mesmo que fábula, conto de fadas, lenda ou saga.
 As várias visões religiosas

Ver artigo principal: Criacionismo

Até o iluminismo as pessoas mais esclarecidas das varias culturas eram os sacerdotes aos quais incumbia responder às indagações sobre a origem do universo e a causa dos fenômenos à volta do homens. Assim as diversas religiões construiram seus mitos para explicar a criação do mundo.
O mito sumério

Inicialmente transmitido oralmente, o mito sumério da criação constituiu um dos primeiros escritos da humanidade, vertido em caracteres cuneiformes no poema épico Enuma Elish que se disseminou por toda a Mesopotamia e daí, teria inflenciado outras cosmogonias consolidadas posteriormente, como a egípcia, a semita e até mesmo a romana por intermédio da helênica. Nele a criação é representada como um processo de procriação a partir de Apsu elemento masculino das águas doces e Tiamat, elemento feminino que representa o oceano e o caos, que criaram em seis dias os seis deuses que representavam as principais do universo. Segundo vários estudiosos, esta cosmogonia,

Os deuses, por sua vez, criaram o restante do universo, iniciando por Marduk que depois de derrotar Tiamat criou a terra com as partes desmembradas de seu corpo e os homens com o seu sangue.

No princípio do mundo existia Tiamat criou o céu, de quem nasceu Ea (a magia), que produziu Marduk.
 A explicação bíblica

A Tora e a Bíblia apresentam, nos versículos 1 a 19 do primeiro capítulo do livro de Gênesis, o relato da criação dos céus e da Terra atribuído a Javé (outro nome de Deus), o Deus único e onipotente, que teria executado a obra em seis dias e descansado no sétimo, tornando-o sagrado. Hoje já existe entre algumas correntes teológica da fé cristã a ceitação de quê o mundo passou a existir por meio de um "Big Bang". Este conceito foi adquirido a partir do texto "torádico e bíblico": Haja luz! Gênesis Cap.1:3.
 Teoria nipônica

A mitologia japonesa explica que no início, os deuses não estavam satisfeitos com a quantidade de comida fornecida no Universo. Então eles criaram esferas giratórias com gente para serví-los. Só que suas mulheres não deixaram dando força aos habitantes dos planetas e assim se iniciou uma guerra que foi tão intensa que foi daí que surgiu o Sol. Os deuses acabaram perdendo a arma que lhes dava a força e o poder para os terráquios, que criaram tudo o que há na Terra, como árvores e frutos para poder ter condições de viver.
 Os brâmanes

A visão bramânica do mundo e sua aplicação à vida estão descritas no livro do Manusmristi (Código de Manu), elaborado entre os anos 200 a.C. e 200 da era cristã, embora também contenha material muito mais antigo. Manu é o pai original da espécie humana. O livro trata inicialmente da criação do mundo e da ordem dos brâmanes; depois, do governo e de seus deveres, das leis, das castas, dos atos de expiação e, finalmente, da reencarnação e da redenção. Segundo as leis de Manu, os brâmanes são senhores de tudo que existe no mundo.
 Visão islâmica

O Islâmismo partilha da mema fonte cosmogônica dos judeus e cristãos, os escritos atribuídos ao profeta Moisés na Torá. Outros Livros passíveis de crédito islâmico são: os Salmos, o Evangelho, e O Corão que é o derradeiro e completo livro sagrado, constituindo a coletânea dos ensinamentos revelados por Deus ao profeta Maomé.
 No budismo

A religião budista abstrai a existência de deus criador para se focar exclusivammente na busca do nirvana. Para essa religião, que se inicia com o despertar de Buda e não revolve outras áreas do conhecimento, o universo é simplesmente o que sempre foi "desde o tempo sem início".
 Mito inuit

Os inuits explicam a Origem do Universo tal como a conhecem as culturas ocidentais e a ciência, apontando para o modelo de ordem cósmica. Estes mitos tem lugar em Tshishtashkamuku, a terra dos Mishtapeuat. Eles também acreditavam que o milho era um presente de seu deus, por isso comem muito milho.
 Teoria espírita

O Espiritismo tende a concordar com as descobertas cintíficas aduzindo entretanto a inteferência de Deus na engenharia da criação do Universo e mesmo na inspiração dos cientistas descobridores. "Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas".[1]
 Visão cintificista

Depois de a teoria de geração espontânea ter sido derrubada por Louis Pasteur em 1864, a própria ciência, enquanto conjunto de teorias atualmente acreditadas, tenta incessantemente responder à pergunta se um ser é gerado de um ser precedente, como surgiu o primeiro ser?, .

Uma das hipóteses para explicar a vida na terra é a dos organismos cosmozoários teriam vindo para a Terra por meio de meteoros. Esta teoria rapidamente caiu em descrédito, mas investigações recentes têm vindo a devolver-lhe alguma plausibilidade.
Fonte: Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Outros mitos  * Mitologia asteca
Referências 1. ↑ Kardec, Allan , tradução de Guillon Ribeiro (2007), «Capítulo I», O Livro dos Espíritos: princípios da doutrina espírita: filosofia espiritualista, 14. ed. de bolso, 65, Rio de Janeiro: Federação Espírita Brasileira. ISBN ISBN 978-85-7328-484-3

 Ver também  * Big Bang-  * Criacionismo-   * Cosmogênese- * Sopa Orgânica

Um comentário:

Quer comentar,o espaço é todo seu!