segunda-feira, 14 de junho de 2010

CANÇÃO DO MAR E PLANETAS DO SISTEMA SOLAR


Informação sobre os Planetas do Sistema Solar

O nosso Sistema Solar é composto por uma estrela, o Sol, que tem 99,85% de toda a massa, 8 planetas principais, 3 planetas anões, mais de uma centena de satélites e inúmeros pequenos corpos como os asteróides.

De um lado ao outro do Sol poderíamos colocar 109 planetas como a Terra alinhados lado a lado, no seu interior caberiam mais de 1 milhão de Terras!

Mercúrio
Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol. Assim, durante o dia é muito quente e a sua temperatura pode chegar aos 400 graus. Como não tem atmosfera e roda lentamente sobre si próprio, de noite fica muito frio.

Mercúrio é um planeta um pouco maior do que a Lua e tal como esta, tem a superfície coberta de crateras.

Vénus
Vénus é o planeta mais quente do Sistema Solar, a sua temperatura na superfície pode atingir 480 graus. Vénus é assim tão quente porque tem uma atmosfera muito densa e composta por dióxido de carbono. Isto resulta num intenso efeito de estufa: o planeta retém a radiação solar, tal como acontece nas estufas!

Durante muitos anos a superfície de Vénus foi um mistério para nós, porque está sempre tapada pelas nuvens. Pensava-se que Vénus poderia ser um planeta muito parecido com a Terra, mas mais quente porque está mais perto do Sol... agora sabemos que é muito mais quente e tóxico para nós: as suas nuvens contêm ácido sulfúrico. 

A exploração espacial veio revelar que a superfície de Vénus está coberta de crateras, montanhas e vulcões.

Vénus demora 225 dias a dar uma Volta ao Sol e, no sentido oposto, 243 dias a dar uma volta em torno de si próprio. Assim, durante um ano em Vénus vemos o Sol nascer apenas 2 vezes.



Terra
A Terra é um planeta muito especial, cheio de vida que devemos sempre preservar.

A Terra roda sobre si própria, segundo um eixo que liga o Pólo Norte ao Pólo Sul, e demora 24 horas a completar uma volta. Este movimento é responsável pela sucessão dos dias e as noites.

Para além de rodar sobre si própria, a Terra também roda em torno do Sol. Este é o movimento de translação. A Terra leva 365 dias a completar uma volta ao Sol, ou seja, 1 ano.

O eixo de rotação da Terra tem uma inclinação de 23º. Esta é a origem das estações do ano. Durante metade do ano o hemisfério Norte encontra-se inclinado para o Sol, enquanto que o hemisfério Sul fica mais escondido.



Isto quer dizer que no hemisfério Norte o clima fica mais quente e há mais horas de luz - é Verão no hemisfério Norte e Inverno no hemisfério Sul. Na outra metade do ano é o hemisfério Sul que fica mais inclinado para o Sol, enquanto que o Norte fica escondido - é Verão no hemisfério Sul e Inverno no Norte.

Marte
A superfície marciana é rochosa, poeirenta e avermelhada, porque contem ferrugem. Marte tem uma atmosfera muito fina, não respirável, composta de dióxido de carbono, azoto e vestígios de oxigénio. 

Os ventos rápidos espalham a poeira e areia por todo o lado. Por vezes são levantadas enormes nuvens de poeiras finas que podem cobrir todo o planeta. 

As sondas espaciais mostraram-nos que existem na superfície de Marte vestígios de rios e lagos secos, evidencias de que existiu água líquida nesta planeta.

Marcas no solo revelam que no passado Marte teve uma atmosfera mais densa e mais quente…. talvez muito parecida com a da Terra. Mas onde está esta água?

Não sabemos ao certo... mas alguma encontra-se ainda nos pólos, sobe a forma de gelo e misturada com o gelo de dióxido de carbono. Poderá existir água debaixo do solo, mas grande parte deve ter escapado para o espaço!
Em torno de Marte orbitam 2 pequenas Luas: Fobos e Deimos. Possivelmente 2 asteróides capturados à cintura de Asteróides.

Júpiter

Júpiter é 11 vezes maior que a Terra, e tem uma massa 318 vezes superior.
Este planeta não tem uma superfície sólida como a Terra. É uma enorme bola de gás, essencialmente Hidrogénio, fria à superfície, mas muito quente e densa no seu interior…. As faixas coloridas que vemos são nuvens onde sopram ventos com uma velocidade da ordem dos 400 km/h.

Nas zonas de contacto entre faixas, por vezes formam-se ciclones e tufões. O mais conhecido é a Grande Mancha Vermelha, onde caberiam 3 Terras!

Júpiter é como um mini Sistema Solar. Tem inúmeras luas girando em seu redor. Hoje conhecem-se mais de 60! Quatro delas foram observadas pela primeira vez por Galileo, em 1609.

Saturno
Saturno é o segundo maior planeta, 9 vezes maior do que a Terra. Tal como Júpiter é também um planeta gasoso.

Os anéis de Saturno são a sua imagem de marca… são constituídos por pequenas pedras geladas, formando uma nuvem muito fina…. Quando nos aproximamos, vemos que são milhares de anéis, muito juntos, como as faixas de um CD.

Saturno também tem tempestades violentas, mas são mais difíceis de estudar porque o planeta está coberto por um eterno nevoeiro…
Hoje conhecemos mais de 50 luas a orbitar em torno de Saturno!

Urano
Urano é um mundo gelado, 4 vezes maior do que a Terra, que demora 84 anos a completar uma orbita em torno do Sol.

Uma das suas características mais curiosas é rodar quase deitado. O movimento de rotação deste planeta não é responsável pela sucessão dos dias e noites, mas sim o movimento de translação em torno do Sol.

Urano é azul-esverdeado, mas não tem água. A sua cor azul resulta do metano existente na sua atmosfera.
Rodeado por mais de 25 luas, Urano tem também um fino sistema de aneis...

Neptuno
Ligeiramente mais azul do que Urano e um pouco mais pequeno, Neptuno também é um planeta gasoso, não possuindo uma superfície sólida. Na sua atmosfera também encontramos uma grande quantidade de metano. Estando mais longe do Sol, Neptuno precisa de 165 anos para completar a sua orbita.
Neptuno possui mais de 10 luas e tem também um fino sistema de anéis.
 
Fonte:Planetário do Porto -Portugal
Blog:http://planetariodoporto.blogspot.com/?expref=next-blog
 

Vai aí meu carinho na "Canção"pra completar sua paz.
Minha canção portuguêsa  predileta,
um belo convite ao bailar nas rendas de gotas mágicas 
e nelas vagar no infinito de cinco minutos.

  5:17  video lang: en
Portuguese Music. Dulce Pontes
by lendsy 4 anos atrás 1587682 exibições

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer comentar,o espaço é todo seu!