sábado, 13 de fevereiro de 2010

CÂNTICO DOS CÂNTICOS - SALOMÃO

 
Audio: 'Pura percussão': Martin Grubinger e Per Rundberg apresentam raro programa de música de câmara (mp3, 117:04)

 
Salomão

1 O Cântico dos Cânticos de Salomão.

PRIMEIRO CANTO

Anseios de amor
Ela.

2 Sua boca me cubra de beijos!
 São mais suaves que o vinho tuas carícias,

3 e mais aromáticos que teus perfumes
é teu nome, mais que perfume derramado;
por isso as jovens de ti se enamoram.

4 Leva-me contigo! Corramos!
O rei introduziu-me em seus aposentos.

Coro.

Queremos contigo exultar de gozo e alegria,
celebrando tuas carícias, superiores ao vinho.
Com razão as jovens de ti se enamoram.

Canção da amada

Ela.

5 Sou morena, porém graciosa,
ó filhas de Jerusalém,
como as tendas de Cedar,
como os pavilhões de Salomão.

6 Não me olheis com desdém, por eu ser morena!
Foi o sol que me bronzeou:
os filhos de minha mãe, aborrecidos comigo,
puseram-me a guardar as vinhas;
a minha própria vinha não pude guardar.
Ambição do amor

Ela.

7 Indica-me, amor de minha alma: onde pastoreias?
Onde fazes repousar teu rebanho ao meio-dia?
Para eu não parecer uma mulher perdida,
seguindo os rebanhos de teus companheiros.

Coro.

8 Se não o sabes, ó mais bela das mulheres,
segue os rastos das ovelhas
e leva teus cabritos a pastar
perto do acampamento dos pastores!

Ele.

9 Às parelhas das carruagens do Faraó
eu te comparo, minha amada.

10 Graciosas são tuas faces entre os brincos,
e teu pescoço entre colares.


11 Faremos para ti brincos de ouro
com filigranas de prata.
Exaltação do amor

Ela.

12 Enquanto o rei está em seu divã,
meu nardo exala seu perfume.

13 O meu amado é para mim
como bolsa de mirra sobre meus seios;

14 o meu amado é para mim
como um cacho florido de alfena dos vinhedos de Engadi.

Ele.
15 Como és formosa, minha amada!
Como és formosa, com teus olhos de pomba!

Ela.

16 E tu, meu amado, como és belo,
como és encantador!
O verde gramado nos sirva de leito!

17 Cedros serão as vigas de nossa casa,
e ciprestes, as paredes.
Galanteios

Ela.

1 Eu sou o narciso de Saron,
o lírio dos vales.

Ele .

2 Sim, como o lírio entre espinhos
é, entre as jovens, a minha amada.

Ela.

3 Como a macieira entre árvores silvestres
é, entre os jovens, o meu amado.
À sua sombra eu quisera sentar-me,
pois seu fruto é saboroso ao meu paladar.
Amor apaixonado

Ela.

4 Ele me conduziu à casa do banquete,
onde a bandeira era para mim sinal de amor.

5 Restaurai-me as forças com tortas de uva,
revigorai-me com maçãs,
porque desfaleço de amor!

6 Sua esquerda apóia minha cabeça,
e sua direita me abraça.

Ele.

7 Conjuro-vos, ó filhas de Jerusalém,
pelas gazelas ou corças do campo,
que não acordeis nem desperteis a amada,
antes que ela queira!


SEGUNDO CANTO

Primavera de amor

Ela.

8 Atenção! É o meu amado:
eis que ele vem saltando pelos montes,
transpondo as colinas.

9 O meu amado parece uma gazela,
uma cria de gamo,
parado atrás de nossa parede,
espiando pelas janelas,
espreitando através das grades.
10 Adiantando-se, o meu amado me fala:

Ele.

Levanta-te, minha amiga,
minha formosa, e vem!
11 Eis que o inverno já passou,
cessaram as chuvas e se foram.

12 No campo aparecem as flores,
chegou o tempo da poda,
a rolinha já faz ouvir
seu arrulho em nossa região.

13 Da figueira brotam os primeiros figos,
exalam perfume as videiras em flor.
Levanta-te, minha amiga,
minha formosa, e vem!

14 Pomba minha, nas fendas da rocha,
no esconderijo escarpado,
mostra-me teu semblante, deixa-me ouvir tua voz!
Porque tua voz é doce, gracioso o teu semblante.

Coro.

15 Agarrai para nós as raposas, estas pequenas raposas,
que devastam as vinhas, nossas vinhas em flor!
Apelo da amada

Ela.

16 O meu amado é todo meu, e eu sou dele.
Ele é um pastor entre lírios.

17 Antes que expire o dia e cresçam as sombras,
volta, meu amado,
– imitando a gazela ou sua cria –,
para os montes escarpados!
Divagações

Ela.

1 Em meu leito, durante a noite,
busquei o amor de minha alma:
procurei, mas não o encontrei.

2 Hei de levantar-me e percorrer a cidade,
as ruas e praças,
procurando o amor de minha alma:
Procurei, mas não o encontrei.

3 Encontraram-me os guardas que faziam a ronda pela cidade.
Vistes o amor de minha alma?

4 Apenas passara por eles,
encontrei o amor de minha alma:
agarrei-me a ele e não o soltarei
até trazê-lo à casa de minha mãe,
à alcova daquela que me concebeu.

Ele.

5 Conjuro-vos, ó filhas de Jerusalém,
pelas gazelas ou corças do campo,
que não acordeis nem desperteis a amada,
antes que ela queira!

TERCEIRO CANTO

Cortejo nupcial

Coro.

6 O que vem a ser aquilo que sobe do deserto,
como coluna de fumo,
exalando mirra e incenso
e todos os perfumes dos mercadores?

7 É a liteira de Salomão,
escoltada por sessenta guerreiros
dos mais valentes de Israel.

8 Todos são espadeiros treinados para o combate;
cada qual leva ao flanco a espada,
por temor de surpresas noturnas.

9 O rei Salomão mandou construir um palanquim
de madeira do Líbano:

10 fez colunas de prata,
espaldar de ouro e assento de púrpura;
o interior foi carinhosamente adornado
pelas filhas de Jerusalém.

11 Vinde, filhas de Sião, contemplar
o rei Salomão com a coroa,
com a qual sua mãe o coroou
no dia de suas bodas,
dia de júbilo para seu coração.
Descrição da amada

Ele.

1 Como és formosa, minha amada!
como és formosa,
com teus olhos de pomba,
na transparência do véu!
Teus cabelos são como um rebanho de cabras,
esparramando-se pelas encostas do monte Galaad.

2 Teus dentes são como um rebanho de ovelhas tosquiadas,
recém-saídas do lavadouro:
cada um com seu par, sem perda alguma.

3 Teus lábios são fitas de púrpura,
de fala maviosa.
Tuas faces são metades de romã,
na transparência do véu.

4 Teu pescoço é como a torre de Davi,
construída com parapeitos,
da qual pendem mil escudos
e armaduras de todos os heróis.

5 Teus seios são como duas crias,
gêmeos de gazela, pastando entre lírios.

Ela.

6 Antes que expire o dia e cresçam as sombras,
irei ao monte da mirra e à colina do incenso.

Ele.

7 És toda formosa, minha amada,
e em ti não se encontra defeito algum.
Apelo do amado

Ele.

8 Vem comigo do Líbano, minha noiva!
vem comigo do Líbano!
Desce do cume do Amaná,
dos cimos do Sanir e do Hermon,
das cavernas dos leões,
das montanhas das panteras!
Encantamento

Ele.

9 Arrebataste-me o coração, minha irmã e minha noiva,
arrebataste-me o coração com um só de teus olhares,
com uma só jóia de teu colar.

10 Como são ternos teus carinhos,
minha irmã e minha noiva!
Tuas carícias são mais deliciosas que o vinho;
teus perfumes, mais aromáticos
que todos os bálsamos.

11 Teus lábios, minha noiva, destilam néctar;
em tua língua há mel e leite.
Tuas vestes têm a fragrância do Líbano.
Recanto de amor

Ele.

12 És um jardim fechado, minha irmã e minha noiva,
uma nascente fechada, uma fonte selada.

13 Tuas plantas são um vergel de romãzeiras,
vegetação toda selecionada:
umbelas de alfena e flores de nardo,

14 nardo e açafrão, canela e cinamomo,
toda espécie de árvores de incenso,
mirra e aloés,
os melhores bálsamos.

15 A fonte do jardim
é como um manancial de água corrente
que brota do Líbano.

16 Desperta, Aquilão!
E tu, Austro, vem soprar em meu jardim,
para que se espalhem seus aromas!
Apelo da amada

Ela.

Que entre o meu amado em seu jardim
para comer dos frutos deliciosos!

Ele.

1 Já vou ao meu jardim, minha irmã
e minha noiva,
colher mirra e bálsamo,
comer do favo de mel, beber vinho e leite.

Coro.

Amigos, comei!
bebei e embriagai-vos do amor!


QUARTO CANTO

Noturno

Ela.

2 Eu estava dormindo, mas meu coração velava.
Atenção! O meu amado está batendo.

Ele.

Abre, minha irmã e minha noiva,
minha pomba, meu primor!
Pois tenho a cabeça borrifada de orvalho,
e do sereno da noite, minha cabeleira.

Ela.

3 Já despi minha túnica:
hei de vesti-la novamente?
Já lavei os pés:
hei de sujá-los outra vez?

4 O meu amado meteu a mão na fechadura,
fazendo-me estremecer em meu íntimo.
Em busca do amado

Ela.

5 Levantei-me para abrir ao meu amado,
minhas mãos gotejando mirra;
de meus dedos a mirra escorria
sobre o trinco da fechadura.

6 E então abri ao meu amado,
mas o meu amado já se tinha ido, já se tinha retirado.
Ansiei loucamente por falar-lhe:
procurei, mas não o encontrei;
chamei, mas não me respondeu.

7 Encontraram-me os guardas que faziam a ronda da cidade:
espancaram-me e me feriram;
arrancaram-me o manto as sentinelas das muralhas.

8 Conjuro-vos, ó filhas de Jerusalém:
se encontrardes o meu amado,
anunciai-lhe que desfaleço de amor!
Descrição do amado

Coro.

9 O que distingue dos outros o teu amado,
ó mais bela entre as mulheres?
O que distingue dos outros o teu amado,
para que assim nos conjures?

Ela.

10 O meu amado é branco e corado,
inconfundível entre milhares:

11 Sua cabeça é ouro puro,
a cabeleira é como leques de palmeira,
é negra como o corvo.

12 Seus olhos são pombos,
junto aos cursos de água,
banhando-se em leite,
detendo-se no remanso.

13 Suas faces são canteiros de bálsamos,
tufos de ervas aromáticas.
Seus lábios são como lírios,
a destilar um fluido de mirra.

14 Suas mãos são braceletes de ouro,
guarnecidas com pedras de Társis.
Seu corpo é marfim lavrado,
recoberto de safiras.

15 Suas pernas são colunas de alabastro,
assentadas em bases de ouro.
Seu aspecto, como o Líbano, airoso como os cedros.

16 Sua boca é só doçura; todo ele, pura delícia.
Tal é o meu amado, assim é o meu amigo,
ó filhas de Jerusalém.
Encontro com o amado

Coro.

1 Aonde foi o teu amado,
ó mais bela das mulheres?
Para onde se dirigiu o teu amado?
Iremos contigo à sua procura.

Ela.

2 O meu amado desceu ao seu jardim,
aos canteiros de bálsamos,
para apascentar nos vergéis e colher lírios.

3 Eu sou do meu amado, e o meu amado é todo meu.
Ele é um pastor entre lírios.

QUINTO CANTO

Prendas da amada

Ele.

4 És formosa, minha amiga, como Tersa,
encantadora como Jerusalém,
esplêndida como as constelações.

5 Aparta de mim teus olhos, porque eles me perturbam!
Teus cabelos são como um rebanho de cabras,
esparramando-se pelas encostas de Galaad.

6 Teus dentes são como um rebanho de ovelhas,
recém-saídas do lavadouro;
cada um com seu par, sem perda alguma.

7 Tuas faces são metades de romã,
na transparência do véu.
A predileta

Ele.

8 Sessenta são as rainhas,
oitenta as concubinas,
além de numerosas donzelas.

9 Uma só, porém, é a minha pomba, o meu primor:
única é ela para sua mãe,
é o encanto de quem a gerou.
Ao vê-la, felicitam-na as donzelas,
louvam-na as rainhas e as concubinas.

Coro.

10 Quem é esta que surge como a aurora,
bela como a luz, brilhante como o sol,
esplêndida como as constelações?

Ele.

11 Desci ao horto das nogueiras
para examinar os brotos da várzea
e ver se as vides já brotavam,
se floresciam as romãzeiras.

12 Sem me aperceber, minha fantasia me transportou
até às carruagens da nobre comitiva.
A dança

Coro.

1 Retorna, Sulamita, retorna!
Retorna, para podermos contemplar-te, retorna!

Ele.

O que vedes na Sulamita,
quando dança entre dois coros?

2 Como são belos teus passos nas sandálias,
ó filha de príncipes!
Os contornos de teus quadris são como colares:
obra das mãos de artista.

3 Teu umbigo é uma taça redonda:
não lhe falte vinho mesclado!
Teu ventre é um monte de trigo, cercado de lírios.

4 Teus seios são como duas crias,
como gêmeos de gazela.

5 Teu pescoço é como uma torre de marfim.
Teus olhos são como as piscinas de Hesebon,
junto à Porta Maior.
Teu nariz é como a torre do Líbano,
sentinela sobre Damasco.

6 Tua cabeça sobressai como o Carmelo;
e as madeixas de tua cabeça são como fios de púrpura,
que nos tanques um rei mantém amarrados.
Protestos de amor

Ele.

7 Como és formosa e encantadora,
ó delicioso amor!

8 Teu talhe assemelha-se a uma palmeira,
e teus seios a cachos.

9 Eu disse: "Vou trepar pela palmeira
e agarrar-me às suas frondes".
Teus seios devem ser como racemos na cepa,
teu hálito como a fragrância das maçãs,
10 tua boca, como vinho generoso.

Ela.

Ele flui suavemente para meu amado
deslizando pelos lábios dos adormecidos!

11 Eu sou do meu amado,
e ele arde em desejos por mim.
Canção do encontro

Ela.

12 Vem, meu amado, saiamos ao campo!
Passaremos a noite nas aldeias,

13 madrugaremos para ir aos vinhedos,
ver se as vides lançaram rebentos
ou se já se abrem suas flores,
se florescem as romãzeiras.
Ali te darei o meu amor.

14 As mandrágoras exalam seu perfume,
e à nossa porta há mil frutas deliciosas,
tanto frescas como secas,
que para ti, meu amado, reservei.
Anelos de amor

Ela.

1 Quem me dera que fosses meu irmão,
amamentado aos seios de minha mãe!
Encontrando-te pela rua, beijar-te-ia,
sem que alguém me desprezasse.

2 Eu me farei teu guia para introduzir-te
na casa de minha mãe, que me criou;
dar-te-ei a beber vinho aromático e suco de minhas romãs.

3 Sua esquerda apóia minha cabeça,
e sua direita me abraça.

Ele.

4 Conjuro-vos, ó filhas de Jerusalém,
que não acordeis nem desperteis a amada,
antes que ela queira.


SEXTO CANTO

Triunfo de amor
Coro.

5 Quem é esta que surge do deserto,
apoiada no seu amado?

Ele.

Debaixo da macieira eu te despertei,
onde tua mãe, em dores, por ti se consumia,
onde se consumia em dores quem te deu à luz.

Ela.

6 Põe-me como um selo sobre teu coração,
como um selo sobre teu braço!
Porque é forte o amor como a morte,
e a paixão é violenta como o abismo:
suas centelhas são centelhas de fogo,
labaredas divinas.

7 Águas torrenciais não conseguirão apagar o amor,
nem rios poderão afogá-lo.

Se alguém quisesse comprar o amor,
com todos os tesouros de sua casa,
se faria desprezível.
A amada e seus irmãos

Irmãos.

8 Temos uma irmãzinha,
ainda sem seios.
O que faremos por nossa irmã,
quando alguém pedir sua mão?

9 Se ela é uma muralha,
vamos construir-lhe ameias de prata;
se é uma porta,
vamos reforça-la com pranchas de cedro.

Ela.

10 Agora já sou uma muralha,
e meus seios são como torres.
E assim tornei-me a seus olhos
a mulher a encontrar a paz.
A vinha de Salomão

Ela.

11 Salomão tinha uma vinha em Baal-Hamon.
Entregou a vinha a cultivadores;
por seus frutos se pagaria
mil siclos de prata.


12 Sobre minha vinha, porém, disponho eu:
para ti, Salomão, os mil siclos,
e duzentos para os cultivadores de seus frutos.
Intimidade do amor

Ele.

13 Tu que habitas nos jardins,
com companheiros a escutar a tua voz,
deixa-me ouvi-la!

Ela.

14
Vai depressa, meu amado,
– imitando a gazela ou sua cria –,
para os montes perfumados!



Cântico dos Cânticos  de Salomão

 

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

PRINCÍPIO DE ORDEM

 

  
O amor por princípio, a ordem por base, o progresso por fim
A expressiva frase “ordem e progresso”da Bandeira Nacional Brasileira, extraída da formula máxima do positivismo, “o amor como princípio, a ordem por base, o progresso por fim” a princípio se divide em duas situações: uma de caráter moral, que é o amor, e, a outra de caráter estético, ou estrutural que é a ordem, tendo o progresso como finalidade; uma “máxima” com objetivo da ética, da justiça e da estrutura de vida em sociedade enquanto Estado.

A esfera introduzida na bandeira brasileira representa o céu do Rio de Janeiro com a constelação do cruzeiro do sul, um retrato do dia 15 de novembro de 1889, dia da independência; certamente a pretensão do Estado Brasileiro era de retratar a esperança de uma nação independente, com a nova ordem como objetivo, e o progresso como fim.

Entretanto, a vida em sociedade mais parece um caos, um desajuste do que propriamente ordem e progresso; quanto ao amor, esse sentimento se perdeu na ambição dos homens, no orgulho e na vaidade da vida dos homens que faz todos os dias escolhas equivocadas e vivem para si mesmos.

O mundo cada vez mais hostil, a sociedade cada vez pressionada por tantas aflições, conflitos e desafios impostos de maneira incisiva e violenta traz a tona a insegurança e o medo.

Perdeu-se a verdade e a disposição de aplicar a verdade, bem como a justiça e a retidão, e isso gerou o desconforto e o mal estar nos cidadãos de paz, que se sentem “presos” na violência, na desordem da impunidade, e na violência física vivida nas ruas.

A violência, porém, proporcionada pelos governantes e politicos despreparados para “estruturar o Estado” considero ainda a mais grave, pois estão incumbidos da tarefa de criar condições para o bem estar social, mas não o fazem.

Impõem aos cidadãos a violência da falta de vaga nas escolas, da falta de assistência médica, e odontológica, a falta de direitos garantidos na Constituição brasileira como educação, saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança...Falta o direito ao preso, direito a integridade física e moral, e o direito ao consumidor; o que vemos é exatamente o contrário das garantias constitucionais.

Todos os dias vemos absurdos sendo praticados por políticos: pratica de roubo, uso indevido do dinheiro público, uso indevido de cartões de crédito, desvios de verbas, imóveis públicos utilizados de forma indevida, pergunto: quem haverá de colocar um fim nisso tudo? Os cidadãos de bem anseiam por justiça, e por ética. A impunidade gera mais corrupção, e os políticos contam com a “memória curta do povo”.

O que leva os políticos a se tornarem tão egoístas, senão o despreparo para governar um povo? O que leva uma Nação, um Estado, um Município a margem da exclusão de qualidade de vida, senão a arbitrariedade, a ineficiência e a falta de gestão de seus políticos e administradores? O que leva os cidadãos a se tornarem tão egoístas senão a falta de esperança em si mesmo e na sociedade mais justa e fraterna? O que faz um homem se tornar egoísta senão o sentimento que brota de um coração orgulhoso desprovido de amor? O que faz a ordem virar um caos senão a sensação de impunidade? O que faz o progresso ser impedido senão a desconfiança do investimento e a ambição desenfreada de alguns poucos homens que governam somente para si mesmos?

Cada dia mais os homens são atrevidos, arrogantes, enfatuados, amigos dos prazeres, do orgulho, são mentirosos, injustos, como pode prevalecer a paz numa sociedade que é composta de homens adoecidos pela falta de ética e pela falta de princípios de retidão, justiça e amor?

A família se perde a cada instante iludida com um padrão imposto por essa sociedade consumista e injusta que inverteu os valores, onde roubar, matar, mentir e se prostituir para alcançar êxito em seus propósitos tornou-se a ação e a prática constante.

O que vemos, porém, não é a instrução e a educação, mas o que presenciamos no dia a dia são filmes fúteis, programas de tv que apresentam futilidades, propagandas enganosas, e músicas que nada acrescentam, senão a incitação ao sexo, drogas, malicia, violência e descomprometimento total. A voz que ensina essa sociedade está corrompida!

Como recuperar os jovens que se perdem nessa geração, sem ajudá-los, e ensina-los a buscar o conhecimento que traz a virtude como resultado? Como ter uma sociedade mais justa se os governos não governam com espírito voluntário, ético, e responsável proporcionando uma educação para todos, no sentido mais amplo da palavra, como estrutura para a sociedade que se pretende de “ordem e progresso”?

A ordem sem ética, sem estrutura administrativa séria e justiça não existe! O progresso por fim não se atinge enquanto os governantes estiverem governando somente para si mesmos, entregando “o País” nas mãos de banqueiros, e estrangeiros, e alguns empresários, e políticos capciosos desprovidos do desejo de bem estar da sociedade.

Falta amor, falta virtude, falta ética, falta justiça, falta a verdade, e só conseguiremos despertar o desejo de mudança nas pessoas a partir da reflexão, pois somente a partir do conhecimento da alma do homem, do verdadeiro sentido da vida em sociedade é que pode haver esperança de dias melhores, a partir do ensino e do conhecimento-aprendizado é que se desenvolve as virtudes nos homens.

É plenamente possível alcançar êxito numa sociedade se houver educação, ensino, aprendizado para transformar o pensamento, que transforma também a atitude e atinge o objetivo da vida em sociedade com bem estar, gerando assim a esperança e o amor providencial que capacita a realizar mais porque acredita no que faz, e no País que reside.

Quando nos indignamos com alguma situação, nesse ato procuramos respostas, a tendência é a busca por mudança de pensamento e atitude. Somos dotados de inteligência e precisamos saber a que nos ater, e certamente a resposta que nos leva a uma vida melhor em sociedade é o amor a Deus, ao próximo, a ordem e o progresso!

Somente é possível combater a injustiça e a falta de ética com o conhecimento do bem, com a educação centrada em princípios e valores morais como o amor ao próximo, a ajuda ao próximo; o conhecimento prático que liberta das ilusões e enganos, e que traz como conforto a mudança da alma aprisionada pela falta de conhecimento, direção e segurança.

Para viver em sociedade é necessário “colaborar” com boas ações, agir com princípios morais éticos, com verdade, com amor, com justiça, elementos que também “contagiam” o próximo.

Os dias são difíceis, mas a esperança nos fortalece e nos faz prosseguir convictos que melhor é viver acreditando que tudo é possível, do que desistir, pois só conheço um tipo de pessoa que não vence: aquele que desiste! Acredite: é possível vencer os obstáculos, dificuldades, e conquistar, mas precisamos aprender que toda a conquista exige esforço, e disciplina, e requer de nós que sejamos bons administradores em tudo.

O nosso País tem excelentes perspectivas de qualidade futura de vida em sociedade, no comércio, na industria, na exportação, no ensino, no emprego, na produção de petróleo, porém, o povo precisa de união, de conhecimento para lutar por seus ideais, para melhorar a vida em sociedade, e os políticos brasileiros, todos sem exceção, precisam urgentemente aprender a administrar esse País com seriedade, com ética, com justiça, correspondendo aos anseios da sociedade para que seja fielmente cumprida a “ordem e progresso que se propõem a representar”.

Os políticos brasileiros devem aprender sobre sabedoria, domínio próprio, justiça e coragem, que são quatro virtudes essenciais para uma liderança eficaz, para não serem “seduzidos pelo brilho do cargo”.

Sabedoria que traz um conhecimento diferente do conhecimento secular aprendido significa uma percepção espiritual que habilita a praticar com destreza os princípios éticos e morais.

O domínio próprio para conter a cobiça dos olhos, a cobiça da carne que quer tudo o que não lhe pertence, e a soberba da vida, que é o orgulho do cargo, que faz “passar por cima do povo, e até da lei para preservar seu status”, conter a soberba para distinguir o que é dinheiro seu e dinheiro do Povo, mantendo-se em integridade.

A justiça para proporcionar ao povo a ordem, o exemplo. Atos práticos de decência, de uma mente esclarecida pela ética e pelo amor, pois a verdadeira justiça sempre está associada ao amor, atos coerentes que o cargo exige, de lealdade, de boas obras.

E finalmente a coragem para ser diferente de todos os corruptos que já lesaram esse País, para dizer não a corrupção, para atentar para sua própria conduta e fazer a diferença, deixar um legado na história, que não precisa ser inventada para parecer bonita, que traz esperança a Nação, autoridade a qual o povo se submete porque se sente seguro e sabe que pode confiar.

Deviam aprender também aplicar corretamente na prática o conceito e conhecimento aprendido para assim cumprir sua missão com fidelidade diante da sociedade, pois nós brasileiros estamos exaustos de tanto ser lesados.

Que prevaleça o bem e o amor nessa sociedade perversa e corrupta!
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sábado, 30 de janeiro de 2010

A BANDEIRA DO BRASIL

 
  A  BANDEIRA  DO  BRASIL
  

sábado, 16 de janeiro de 2010

A BANDEIRA DO BRASIL


BANDEIRA DO BRASIL


Pelo Irm.·.Antonio Rocha Fadista – M..·.I..·.

A atual Bandeira do Brasil foi estruturada pelo sábio Raimundo Teixeira Mendes (1855-1927) e foi instituída a 19.11.1889 - quatro dias após a fundação da República - pelo Decreto nº 4 de 19.11.1889 do Marechal Deodoro da Fonseca .

Suas cores e os motivos que a compõem freqüentemente são referidos à pujança da natureza e das riquezas existentes no solo e no sub-solo de nossa Pátria . Na realidade, refletindo a formação científica, positivista e maçônica de Teixeira Mendes, é o seguinte o significado fundamental de nossa Bandeira:

• A. O retângulo verde simboliza o Templo do Universo .

• B. O losango, soma geométrica de dois triângulos eqüiláteros opostos pelas bases, simboliza a perfeita aplicação do cálculo geodésico na determinação dos limites e das fronteiras do território nacional.

• C. A cor amarela é a alegoria da Seção Dourada, que na Geometria Sagrada simboliza a prevalência da razão, do equilíbrio e da harmonia de proporções.

• D. O círculo azul simboliza o setor da Esfera Celeste compreendido entre a faixa do Zodíaco e o Polo Sul Celeste.

• E. A faixa branca simboliza a Via Láctea, a linha de contorno da nossa Galáxia.

• A legenda Ordem e Progresso é a síntese da filosofia positivista da evolução da Humanidade.

• A posição das estrelas de nossa Bandeira marca exatamente, no meridiano do Rio de Janeiro, o céu do Brasil às 3:00 horas da madrugada de 15 de novembro de 1889.

• As estrelas de nossa Bandeira são as seguintes: acima da Via Láctea, isolada, está a Espiga ou Spica, da constelação de Virgem;

• Abaixo da Via Láctea, estão Sírius, Canopus, Alfa, Beta, Gama, Delta, Ypsilon, Sigma, Antares e as sete componentes da constelação do Escorpião. As estrelas iniciais são pertencentes, respectivamente, às constelações do Cão, do Navio, do Cruzeiro do Sul e do Oitante.

Na suposição de que estas estrelas representassem a divisão geográfica do Brasil, em 1959 o então deputado federal Marechal Mendes de Morais pretendeu modificar a nossa Bandeira, por meio de projeto de lei apresentado no Parlamento Nacional. Felizmente, tal projeto não foi aprovado.

• Por todos os conhecimentos matemáticos, astronômicos e filosóficos que contém, a Bandeira do Brasil simboliza a evolução da Humanidade. Jamais povo algum possuiu Insígnia tão magnífica para a sua Pátria.

• Lábaro sagrado e símbolo maior de nossa Liberdade, de nossa Soberania, e de nossa Esperança no grandioso futuro da Pátria.

• Querida Bandeira, fortalece nossa vontade e ilumina nossa luta pelos Direitos Humanos: o Direito à vida e à segurança, o Direito à instrução, ao trabalho e à saúde; o Direito enfim, a uma existência compatível com a dignidade humana.

• Símbolo Augusto de nossa Pátria, pleno de generosidade e de nobreza, recebe dos obreiros da Paz, sob tua égide aqui reunidos, nossa mais fraterna saudação, e o nosso mais sagrado juramento de fidelidade e de dedicação aos supremos interesses do Brasil.


A Bandeira e as Estrelas - wikipedia

A bandeira do Brasil foi adotada pelo decreto de lei nº 4 de 19 de Novembro de 1889, tendo por base um retângulo verde com proporções de 07:10. Sobre esse retângulo, um losango amarelo e, dentro deste, um círculo azul no qual está uma faixa branca com as letras "ORDEM E PROGRESSO" em cor verde, assim como 27 estrelas de cor branca. Para alguns estudiosos essas formas geométricas foram subtraídas de uma mandala ou seja a bandeira é uma arqueo-concepção artística da imagem do mundo visto de fora para dentro.

Origem

A mudança da bandeira teve origem na necessidade da República Brasileira em criar uma cultura voltada para a nobreza de modo que a heráldica preexistente, deve-se a recusa da bandeira provisória, por ser notadamente uma cópia da Bandeira norte-americana.

A idéia da atual bandeira e então nova república, foi apenas uma modernização da antiga bandeira imperial originalmente idealizada por Jean-Baptiste Debret (1768-1848) em 1820 e cujas as formas do losango inscrito no retângulo foram transferidos de uma mandala respeitando-se a seleção e eliminação de algumas suas seções. Nesse caso, os co-autores em 1889 seriam um grupo formado por membros da Igreja Positivista representado por Raimundo Teixeira Mendes , presidente do Apostolado Positivista do Brasil. Com ele colaboraram o Dr. Miguel Lemos e o professor Manuel Pereira Reis, catedrático de Astronomia da Escola Politécnica do Rio de Janeiro. O desenho do disco azul em substituição a esfera armilar da imperial inscrita no losango amarelo, foi executado pelas mãos firmes do pintor Décio Vilares e por indicação de Benjamin Constant foi acrescentado como figura de destaque, a constelação do cruzeiro do sul invertida, isso é como se fosse vista por um observador localizado além da ultima esfera ou que olhasse numa carta celeste do hemisfério austral centrada no fuso sideral 13. Essa bandeira foi adotada oficialmente pelo decreto No. 4 de 19 de novembro de 1889 preparado por Benjamin Constant , membro do Governo Provisório.

Significado

As cores verde e amarelo estão associadas respectivamente à casa real de Bragança, da qual fazia parte o imperador D. Pedro I, e à casa imperial dos Habsburgos, à qual pertencia a imperatriz D. Leopoldina. Hoje, simbolizam popularmente as matas (riquezas naturais) e o ouro (riquezas minerais). A faixa branca é o lugar para a inscrição "Ordem e Progresso", cujo lema é de autoria do positivista francês Augusto Comte.

Significado das estrelas

No círculo azul, cada uma das estrelas representa um dos estados que formam o Brasil. Com respeito a posição do eixo da constelação do Cruzeiro do sul, o alinhamento vertical das estrelas Alfa da crux e Gama da crux , retratam um trânsito sideral do fuso de número 13 , tal qual as demais republicas austrais, no caso do Brasil estão como observadas num eclipse na cidade do Rio de Janeiro às 9 horas e 22 minutos da manhã do dia 15 de Novembro de 1889, data local e hora da proclamação da república ou no em oposição abraxas ao Sol nessa mesma posição, às 9 horas 22 minutos da noite do dia 13 de maio de 1888 data da sanção da Lei Áurea) sendo que no caso da bandeira brasileira elas estão conforme seriam vistas por um observador posicionado fora da esfera celeste.



Estado -      Constelação        Estrela

Acre -       Hidra Fêmea -     Hya (gama)

Alagoas -  Escorpião -        Sargas (teta)

Amapá - Cão Maior -       Mirzam (beta)

Amazonas - Cão Menor - Prócion (alfa)

Bahia - Cruzeiro do Sul - Gacrux (gama)

Distrito Federal - Oitante - (sigma)

Ceará - Escorpião - Wei (epsilon)

Espirito Santo - Cruzeiro do Sul - Intrometida (epsilon)

Goiás - Argus - Canopus (alfa)

Maranhão - Escorpião - Graffias (beta)

Mato Grosso - Cão Maior - Sirius (alfa)

Mato Grosso do Sul - Hidra Fêmea - Alphard (alfa)

Minas Gerais - Cruzeiro do Sul - Pálida (delta)

Pará - Virgem - Spica (alfa)

Paraíba - Escorpião - Girtab

Paraná - Triângulo Austral - (gama)

Pernambuco - Escorpião - (mu)

Piauí - Escorpião - Antares (alfa)

Rio de Janeiro - Cruzeiro do Sul - Mimosa (beta)

Rio Grande do Norte - Escorpião - Shaula (lambda)

Rio Grande do Sul - Triângulo Austral - Atria (alfa)

Rondônia - Cão Maior - Muliphem (gama)

Roraima - Cão Maior - Wezen (delta)

Santa Catarina - Triângulo Austral - (beta)

São Paulo - Cruzeiro do Sul - Acrux (alfa)

Sergipe - Escorpião - (iotá)

Tocantins - Cão Maior - Adhara (epsilon)

As estrelas aparecem na bandeira com cinco tamanhos diferentes que, apesar de não representarem fielmente as magnitudes astronômicas, estão relacionados com elas, sendo que quanto maior a ordem de magnitude da estrela, maior o tamanho da estrela na bandeira.

Outras características

Uma particularidade da bandeira do Brasil é que ambas as faces têm de ser iguais, não sendo aceitável que uma face seja simplesmente o avesso da outra, isso se deve a posição rebatida das estrelas desenhadas no círculo azul, que igualmente retratam a imagem rebatida do Universo conforme seria visto por uma pessoa localizada além da última esfera armilar.

  
http://rosacruzes.blogspot.com/2010/01/bandeira-do-brasil.html