Pisces, os Peixes, é uma constelação do zodíaco. O genitivo, usado para formar nomes de estrelas, é Piscium. A estrela α Psc é conhecida como Alrisha, significando "o nó"; este seria o nó da corda usada para atar os peixes em que a deusa Afrodite e seu filho Eros se transformaram para escapar de titã Tífon.
As constelações vizinhas, de acordo com as fronteiras modernas, são Triangulum, Andromeda, Pegasus, Aquarius, Cetus e Aries.
A mitologia sobre a constelação de Peixes
A deusa Afrodite e seu filho Cupido estavam passeando lindo e felizes nas margens de um rio quando deram de cara com um monstro chamado Tífon. Para que pudessem escapar, os dois mergulharam no rio e se transformaram em peixes. Há uma versão que diz que eles foram ajudados por dois peixes e que, para marcar o feito, a deusa Atena os transformou em uma constelação no céu.Se não é perfeito, esse espiral é, pelo menos, muito fotogênico. Essa galáxia tem 100 bilhões de estrelas e fica a 32 milhões de anos-luz, na direção da constelação de Peixes.
A M74 possui vários aglomerados de estrelas, que você vê em azul, e corredores mais escuros de poeira cósmica.
A imagem que você vê foi obtida com 19 horas de exposição no telescópio Calar Alto que fica na Sierra de Los Filabres, na Espanha. Tem uma largura de 30 mil anos-luz.
Fonte:
http://hypescience.com/foto-espacial-o-espiral-perfeito-da-galaxia-m74/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Quer comentar,o espaço é todo seu!