sexta-feira, 13 de julho de 2012

Céu da Semana Ep. #112 - Hemisfério Norte - Supernovas 2 - 9 a 15/7/2012


Publicado em 11/07/2012 por
 
Céu da Semana é produzido pela Univesp TV, em parceria com o Laboratório Aberto de Interatividade da UFSCar. Todas as semanas, Gustavo Rojas apresenta dicas de como olhar para o céu, quais constelações estão em destaque, fases da lua e os principais fenômenos astronômicos.

O Céu da Semana é um quadro também no Paideia, programa radiofônico sobre cultura científica apresentado ao vivo todas às 3ª feiras, às 18h, na Rádio UFSCar.

Acompanhem mais notícias no blog http://programapaideia.wordpress.com

Tema do Programa: Supernovas 2

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ORIGEM DA ÁGUA NA TERRA E OS AMINOÁCIDOS





    Muitos cientistas pensam
 que a água e o ar devem ter vindo para a Terra
 depois do esfriamento e um período
de intenso bombardeio.

Esta nova teoria, que ganhou apoio forte em anos recentes, propõe que a água e gases foram entregues a Terra por cometas e outros objetos extraterrestres; isto é conhecido como o modelo exogênue (exo, de fora). Neste caso nós não estamos considerando eventos muito grandes, capazes de destroçar a Terra, mas sim a chegada de cometas e meteoritos pequenos e objetos muito menores como partículas de pó interplanetárias (IDPs). IDPs são grãos microscópicos de pó de cometas que estão presentes por todo o sistema solar interno -- eles às vezes podem ser vistos no céu noturno como estrelas cadentes.

        Esta não é nenhuma conjetura selvagem; tal poeira cometária e asteroidal foi coletada na atmosfera superior usando aviões ER2 da Nasa (uma versão ligeiramente maior do antigo U2) voando a 70.000 pés, e foi calculado que literalmente dezenas de toneladas de tal pó caem na Terra diariamente. Presumivelmente, havia ainda mais escombros flutuando ao redor mais cedo na história do sistema solar, assim o fluxo de pó era maior quando a vida surgiu, talvez há 4 bilhões anos atrás, do que é agora.

        Até que ponto a carência de água, por exemplo, na Terra primordial pode ter sido compensada pela chegada de tais compostos do espaço? O oceano não parece ser diretamente gelo de cometa derretido, já que a abundância de deutério (hidrogênio pesado) na água cometária é três vezes maior que na água do oceano. Mas a maioria dos cientistas concorda que escombros do espaço devem ter contribuído em um volume grande de água (ou um equivalente) para a Terra que foi então diluído, seja por outra fonte (digamos asteróides), ou por água terrestre.

        Enquanto pode ser difícil conceber que até mesmo uma fração da água da Terra poderia ter vindo do espaço, é preciso recordar que nossos oceanos são apenas uma fina camada na superfície do planeta, um volume muito pequeno relativo ao todo.

Além disso, cometas são constituídos principalmente de gelo de água, assim ao longo do curso de muitos, muitos anos um planeta poderia acumular quantidades muito grandes de água enquanto pedaços pequenos de cometas fossem absorvidos.

Se a Terra recebeu bastante água de cometas para fazer mesmo uma parte de nossos oceanos, então outros planetas também devem ter recebido. Assim relatórios que sugerem que já houve oceanos de água líquida em Marte e Vênus, e que ainda há gelo polar em nossa Lua, fazem sentido.

      
Por que então todos os planetas e luas não têm oceanos?

 O problema não é adquirir a água, mas retê-la. Planetas e luas pequenos não têm gravidade suficiente para segurar oceanos ou uma atmosfera, assim as moléculas tendem a evaporar e escapar para o espaço. Enquanto cometas pequenos, IDPs e meteoritos estavam entregando água e suprindo com gás ao longo do sistema solar interno, as condições nos outros planetas não eram favoráveis para formação e manutenção de vida. Isto é o que eu gosto de chamar a teoria Cachinhos de Ouro:

    alguns eram muito pequenos,
    alguns estavam muito quentes,
    só a Terra estavam beeeem no ponto. Quer dizer, exatamente o tamanho certo e no lugar certo para reter sua água e ar para que pudesse abrigar vida por bilhões de anos.

        E se a água foi trazida para a Terra, então outros compostos também devem ter sido trazidos. Os cientistas ainda estão avaliando e revisando o que é conhecido sobre a formação, modificação e entrega de moléculas do espaço, e as implicações deste trabalho para as origens_da_vida_na_Terra. Mas nós sabemos agora que as moléculas que foram feitas na experiência_da_sopa_primordial_de_Miller-Urey literalmente caíram na Terra do céu, assim de graça. A lista de tais compostos lê como um catálogo químico de:

    aminoácidos,
    bases de purina e pirimidina,
    cetonas,
    hidrocarbonetos aromáticos
    e alifáticos e assim por diante. Basicamente tudo o que você poderia possivelmente querer para tornar um planeta habitável.

" Na poeira cósmica, síntese da vida,
temos as atrações magnéticas profundas;"

  - Emmanuel - 1940  
  
    
   A nave espacial de Cassini da NASA pode ter encontrado a evidência dos reservatórios líquidos da água que saiu de Yellowstone como fonte quente na lua Enceladus de Saturno. A ocorrência rara da água líquida assim perto da superfície levanta muitas perguntas novas sobre a lua misteriosa.

 Aminoácidos
são ácidos orgânicos que encerram em sua molécula 
um ou mais grupamentos Amina. 

        Existem vários tipos de aminoácidos,
 sendo os mais importantes os alfa-aminoácidos.

 
 
        Fórmula geral de um alfa-aminoácido:
  
        
Qualquer molécula de aminoácido tem um grupo carboxila (COOH) e um grupo amina ligados a um átomo de carbono. Nesses mesmo carbono ficam ligados ainda um átomo de hidrogênio e um radical (R).
        
O radical (R) representa um radical orgânico, diferente em cada molécula de aminoácido encontrado na matéria viva. 

        Os aminoácidos possuem caráter anfótero, ou seja, quando em solução podem funcionar como ácidos ou como bases. 

        Os aminoácidos são as estruturas fundamentais das proteínas. Cada aminoácido consiste de um grupo amino (-NH2) básico (alcalino), um grupo carboxí1lico (-COOH) ácido e uma cadeia lateral (grupo R) que é diferente para cada um dos 20 diferentes aminoácidos.

        Cada variação no número ou na seqüência de aminoácidos produz uma proteína diferente, uma grande variedade de proteínas é possível. A situação é semelhante à utilização de um alfabeto de 20 letras para formar palavras. Cada letra seria equivalente a um aminoácido, e cada palavra seria uma proteína diferente.



Os aminoácidos:
 
  • Além de construir células e concertar os tecidos, 
  • formam anticorpos para combater as bactérias e vírus
  • fazem parte da enzima e do sistema hormonal
  • constroem nucleoproteínas (RNA e DNA); 
  • transportam oxigênio por todo corpo e participa nas atividades dos músculos. 

     
 
        é sabido há muito tempo que vida_na_Terra favorece aminoácidos canhotos. Os Drs. John_Cronin e Sandra Pizzarello da Arizona State University mostraram recentemente que há um leve excesso de alguns aminoácidos canhotos em meteoritos ricos em carbono. O fato de que vários aminoácidos diferentes de mais de um meteorito partilham esta propriedade com a vida na Terra sugere que a característica canhota dos aminoácidos em nossos corpos pode ter sido determinada por contribuição extraterrestre.
        Mas por que canhoto? é bem conhecido que certos tipos de energia podem ter quiralidade, da mesma maneira que moléculas -- por exemplo, fótons e partículas de alta energia (mas não o calor). Há várias teorias que envolvem a ação de algum tipo de força ou radiação com quiralidade selecionando aminoácidos canhotos. (Ver: Eletricidade globular)






Na poeira cósmica, síntese da vida,
 temos as atrações magnéticas profundas;
- Emmanuel - 1940

        Por exemplo, foi sugerido que aminoácidos canhotos devessem ser ligeiramente mais estáveis porque a força (subatômica) fraca não age igualmente sobre moléculas destras e canhotas. Porém, este efeito parece muito pequeno para explicar o que Cronin e Pizzarello observaram. 

        Foi mostrado que se pode destruir moléculas de uma quiralidade em particular ligeiramente mais depressa que a outra usando radiação polarizada circularmente (cpr). Assim, foi sugerido que talvez a cpr no meio interestelar criou a predisposição para moléculas canhotas destruindo preferencialmente as destras. O problema aqui é que este processo parece ser muito ineficiente, assim uma pessoa precisaria ter começado com uma quantidade absurdamente grande de aminoácidos flutuando no espaço para terminar com o que nós vemos hoje. 

        Recentemente, em uma variação desta ideia, alguns de nós temos considerado se os aminoácidos poderiam ter sido criados por algum tipo de cpr de tal forma que a predisposição para a esquerda já estaria lá desde o começo. Ainda, este processo teria que ser mais eficiente que a destruição para selecionar uma mão em particular, e ainda não foi mostrado que é possível formar moléculas seletivamente de uma mão particular usando cpr, ainda menos se este processo é eficiente o bastante para explicar o que foi relatado pelos Drs. Cronin e Pizzarello. Meu colega, Dr._Scott_Sandford, e eu esperamos testar esta hipótese nos próximos anos. 

        Mas até mesmo se nós tivermos razão e a cpr for a causa da quiralidade, como se obtém cpr no espaço? Cpr pode ser o resultado de uma fonte giratória, como uma estrela_de_nêutrons girando, que produz radiação de uma quiralidade particular abaixo, e da quiralidade oposta acima. 
  • Se tal estrela fosse orientada corretamente à nuvem molecular densa da qual nosso sistema solar se formou, então aminoácidos canhotos teriam sido favorecidos aqui; 
  • se a nuvem estivesse no outro lado da estrela, então aminoácidos destros teriam sido favorecidos. 
        Uma conseqüência interessante deste cenário é que aminoácidos canhotos não só seriam favorecidos em nosso sistema solar, mas também em qualquer outro sistema se formando desta nuvem. Porém, sistemas planetários que se formaram em outro lugar, de outras nuvens, poderiam favorecer aminoácidos destros. Em tal planeta a comida poderia muito bem parecer comestível, e análise química indicaria que seria feita de aminoácidos digeríveis, mas poderia ser veneno a um terráqueo.

        Na ausência de radiação polarizada circularmente, as moléculas iniciais poderiam não mostrar nenhuma tendência para qualquer quiralidade. É interessante especular sobre como a vida poderia surgir em tal sistema planetário. Talvez as primeiras moléculas reprodutoras conteriam aminoácidos de um tipo ou outro, e toda a vida seguiria desse caso. Mas e se surgisse de forma que permitisse que aminoácidos de ambos os tipos fossem úteis? 

 Presumivelmente uma quiralidade ganharia da outra em qualquer linhagem determinada porque o custo de manter dois conjuntos diferentes de maquinaria química para lidar com ambos os tipos seria proibitivo. Mas pode-se imaginar casos em que organismos diferentes que usem aminoácidos de quiralidade diferente desfrutariam vantagens mútuas através de simbiose. 

Se plantas ou organismos de colônia crescessem em camadas, uma composta de aminoácidos canhotos e o outra de destros, então qualquer predador que viesse comê-las só consumiria uma camada antes de ter que parar já que a outra quiralidade, em nossa experiência pelo menos, pode ter efeitos nocivos. 

        Esta especulação sobre imagem espelho biota é conjetura selvagem, é claro, mas é interessante contemplar as conseqüências de compostos do espaço. A trajetória do início da evolução, se não a origem da vida, pode ter sido dependente da formação de moléculas em grãos de gelo no espaço exterior bilhões de anos atrás. Dado que os processos que fazem e entregam estes compostos são universais, isto pode aumentar as chances de que, se houver vida em outro lugar no universo, ela se pareça conosco -- em um nível molecular.

 
        Aproximadamente 500 tipos de aminoácidos foram descobertos na natureza. No entanto, somente 20 (Tabela) atuam como constituintes das proteínas do nosso organismo. Combinações complexas destes 20 tipos resultam em mais de 100 mil tipos de proteínas.

        Quando ingerimos alimentos como peixes e cereais, as proteínas neles contidos são primeiro degradadas em 20 tipos de aminoácidos, e então reconstruídas em outras proteínas no interior do nosso organismo.
http://www.ajinomoto.com.br/enciclopedia/more.html
 

Como os aminoácidos agem no corpo
Uma vez penetrados na corrente sanguínea, os aminoácidos são rapidamente transportados através do corpo. Um pequeno número deles é utilizado imediatamente, dependendo das necessidades dos vários tecidos nessa ocasião. 

Num intervalo de tempo 
equivalente a 10 minutos, 
todos os aminoácidos são usados 
na síntese de proteína ou são armazenados. 
 
 
        O excesso de aminoácidos é utilizado como parte de energia ou estocado na forma de gordura branca. Os aminoácidos são estocados principalmente no fígado, mucosa intestinal, sangue ou no interior das células na forma de proteínas intracelulares.

        Imediatamente após os aminoácidos terem penetrado na corrente sanguínea, suas concentrações se elevam discretamente, devido à rapidez com que são utilizados ou estocados. Durante o período de um dia, os aminoácidos são sistematicamente reconvocados e transportados pelo sangue até os locais onde são requisitados.

        Vários gramas de proteínas são transportados a cada hora na forma de aminoácidos circulantes. O crescimento muscular depende da eficiência com que os aminoácidos atingem os tecidos que necessitam deles.

  • Na virada para o século XX, o interesse pelas proteínas continuava a crescer. Os químicos passaram a analisar minuciosamente essas substâncias, descobrindo que sua degradação liberava aminoácidos
     
  • Por volta de 1900 já haviam sido identificados 12 aminoácidos diferentes liberados pela degradação de proteínas. Face a essa evidência, o químico alemão Franz Hofmeister (1850-1922) sugeriu, em 1902, que as proteínas seriam formadas por aminoácidos encadeados.
     
  • Em 1906 já haviam sido identificados 15 tipos de aminoácido liberados pela degradação de proteínas; em 1935 esse número subiu para 18 e, em 1940, chegou a 20, completando a lista dos aminoácidos que ocorrem naturalmente nas proteínas dos seres vivos.
J. M. Amabis* e G. R. Martho

LINKs:
Li30
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Fonte:http://www.guia.heu.nom.br/origem_da_agua_na_terra.htm

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quinta-feira, 12 de julho de 2012

CAVERNA DE CRISTAL NA UCRÂNIA




Texto

  1. Expedição revela beleza de caverna de cristal na Ucrânia

Cristais do arco-íris

Um fotógrafo se juntou a uma equipe de exploradores e registrou imagens impressionantes do interior de uma caverna remota na Ucrânia.

Em março deste ano, o fotógrafo Oleg Grigorev, 33 anos, desceu mais de 12 metros junto com a equipe levando, além da câmera, uma pequena bolsa com suprimentos.

A caverna explorada pela equipe foi a Mlynki, na região de Ternopil, conhecida pelos cristais coloridos de gipsita que cobrem suas paredes e brilham com a luz.

O fotógrafo desceu com a ajuda de cordas pelas passagens estreitas junto com os exploradores. Em seguida, eles passaram horas se movendo pelo labirinto de passagens estreitas.

"Para chegar à base (dentro da caverna) onde íamos passar a noite, tivemos que rastejar por horas", disse.

"Foi muito difícil (...). Havia buracos profundos, grandes salões, galerias, morcegos, poeira, belos cristais no nosso caminho. E nós estávamos com sede."

"Mas valeu a pena. É muito difícil descrever minhas primeiras impressões da caverna e é impossível traduzir a beleza da caverna em palavras", afirmou Oleg.

O fotógrafo afirma que é impossível também fazer uma foto que consiga capturar toda a beleza do local, e é preciso "ver a caverna pessoalmente para perceber como é bonita".

"À luz de velas, os cristais são coloridos como um arco-íris, parecia que eu estava vendo o nascer do sol em Marte."

Todos tiveram que tomar cuidado para não tocar os cristais de gipsita que cobrem as paredes, pois, um contato leve pode contaminar os cristais com um fungo que pode destruir as formações minerais.

Pablo Picasso

Li30
 Fonte:
BBC Brasil
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quarta-feira, 11 de julho de 2012

GUSTAV HOLST - The Planets, Op. 32 - Vídeo - 49:01






"Os Planetas", op. 32, é um movimento e sete suíte orquestral do compositor Inglês Gustav Holst, escrito entre 1914 e 1916.

 Cada movimento da suíte é o nome de um planeta do sistema solar e sua correspondente personagem astrológico, conforme definido pelo Holst Com exceção da Terra, que não é observado na prática astrológica, todos os planetas estão representados.

A idéia do trabalho foi sugerida a Holst por Clifford Bax, que o apresentou a astrologia, quando os dois faziam parte de um pequeno grupo de artistas ingleses em férias em Maiorca, na primavera de 1913, Holst ficou muito devoto do assunto, e gostei para lançar horóscopos de seus amigos para se divertir.

A suite tem sete movimentos, cada um o nome de um planeta e sua correspondente personagem astrológico:

Primeiro Marte, o Mensageiro da Guerra (00:00-07:21)
Segundo Vênus, o Portador da Paz (7:22-15:59);
Terceiro Mercúrio, o Mensageiro Alado (16:00-19:51);
4 Júpiter, o Portador da alegria (19:52 - 27:49);
5 Saturno, o Portador da Velhice (27:50 - 36:31);
6 Urano, o Mago (36:32 - 42:14)
7 Netuno, o Místico (42:15 - 49:01).

Título original de Holst (visto claramente na partitura manuscrita completa) que "Sete peças para grande orquestra." hey estréia orquestral da suíte Planetas, realizado a pedido Holt por Adrian Boult, foi realizada a curto prazo em 29 de setembro de 1918, durante as últimas semanas da Primeira Guerra Mundial no Hall da Rainha com o apoio financeiro do amigo de Holst e compositor colega Henry Balfour Gardiner. 

 Foi ensaiado às pressas, os músicos da Rainha Orchestra Hall, vi pela primeira vez a música complicada apenas duas horas antes do espetáculo, eo coro de "Neptune" foi recrutada de alunos da Escola Meninas de São Paulo '(onde ensinou Holst).

 Era um caso Comparativamente íntimo, participaram cerca de 250 colaboradores convidados, mas Holst Considerado como a estréia pública, inscrevendo cópia Boult de a pontuação, "Esta cópia é de propriedade de Adrian Boult, que primeiro fez com que os planetas de brilhar em público e, assim, ganhou a gratidão de Gustav Holst "

 
"The Planets", Op. 32, is a seven-movement orchestral suite by the English composer Gustav Holst, written between 1914 and 1916. Each movement of the suite is named after a planet of the Solar System and its corresponding astrological character as defined by Holst. With the exception of Earth, which is not observed in astrological practice, all the planets are represented.
The idea of the work was suggested to Holst by Clifford Bax, who introduced him to astrology when the two were part of a small group of English artists holidaying in Majorca in the spring of 1913; Holst became quite a devotee of the subject, and liked to cast his friends' horoscopes for fun.
The suite has seven movements, each named after a planet and its corresponding astrological character:
1. Mars, the Bringer of War (00:00 - 07:21)
2. Venus, the Bringer of Peace (07:22 - 15:59);
3. Mercury, the Winged Messenger (16:00 - 19:51);
4. Jupiter, the Bringer of Jollity (19:52 - 27:49);
5. Saturn, the Bringer of Old Age (27:50 - 36:31);
6. Uranus, the Magician (36:32 - 42:14)
7. Neptune, the Mystic (42:15 - 49:01).
Holst's original title (clearly seen on the handwritten full score) was "Seven Pieces for Large Orchestra". he orchestral premiere of The Planets suite, conducted at Holst's request by Adrian Boult, was held at short notice on 29 September 1918, during the last weeks of World War I, in the Queen's Hall with the financial support of Holst's friend and fellow composer Henry Balfour Gardiner. It was hastily rehearsed; the musicians of the Queen's Hall Orchestra first saw the complicated music only two hours before the performance, and the choir for "Neptune" was recruited from pupils from St Paul's Girls' School (where Holst taught). It was a comparatively intimate affair, attended by around 250 invited associates, but Holst regarded it as the public premiere, inscribing Boult's copy of the score, "This copy is the property of Adrian Boult who first caused the Planets to shine in public and thereby earned the gratitude of Gustav Holst."


                                                MAESTRO: 
Andrè Previn
 
 Andrè Previn & Royal Philharmonic Orchestra
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