A Espiral de Arquimedes (também espiral aritmética), obteve seu nome do matemático grego Arquimedes, que viveu no século III antes de Cristo. Se define como o lugar geométrico de um ponto movendo-se a velocidade constante sobre uma reta que gira sobre um ponto de origem fixo a velocidade angular constante.
A espiral de Arquimedes tem uma miríade de aplicações no mundo real. Compressores de espiral, feitos de duas espirais de Arquimedes do mesmo tamanho intercaladas, são usados para comprimir líquidos e gases.
Os sulcos das primeiras gravações para gramófones (Disco de vinil) formam uma espiral de Arquimedes, fazendo os sulcos igualmente espaçados e maximizando o tempo de gravação que poderia acomodar-se na área do disco (ainda que isto fosse mudado posteriormente para incrementar a qualidade das gravações).
Pedir-se a um paciente que desenhe uma espiral de Arquimedes é uma maneira de quantificar o tremor humano, esta informação ajuda no diagnóstico de enfermidades neurológicas. Estas espirais são também usadas em sistemas DLP de projeção para minimizar o efeito "Arco-íris", que faz com que pareça que se projetam várias cores ao mesmo tempo, quando na realidade se projetam ciclos de vermelho, verde e azul rapidamente.
Um método para a quadratura do círculo, relaxando as limitações estritas no uso de uma régua e um compasso nas demonstrações geométricas da Grécia antiga, faz uso da Espiral de Arquimedes. Também existe um método para trisectar ângulos baseados no uso desta espiral.
Espirais de Arquimedes também são usadas em microbiologia de alimentos para determinar a concentração bacteriana através de uma placa espiral.
Processamento Digital de luz (Digital Light Processing (DLP) em inglês) é uma tecnologia usada em projetores e vídeo projetores. Foi originalmente desenvolvida pela Texas Instruments, em 1987 pelo Dr. Larry Hornbeck. Em projetores DLP, a imagem é criada por espelhos microscópicos organizados em uma matriz sobre um chip semicondutor, conhecido como Dispositivo Microespelhado Digital ou Digital Micromirror Device (DMD). Cada espelho representa um pixel na imagem projetada. O número de espelhos corresponde à resolução da imagem projetada. As matrizes 800x600, 1024x768, 1280x720, e 1920x1080 (HDTV) são os tamanhos DMD mais comuns. Estes espelhos podem ser reposicionados rapidamente para refletir a luz através de lentes ou sobre um dissipador (chamado de descarga de luz ou light dump, de acordo com a terminologia Barco). O rápido reposicionamento dos espelhos (essencialmente é o chaveamento entre os estados ligado (on) e desligado (off)) permite ao DMD variar a intensidade da luz refletida através das lentes, criando contrastes de cinza ao branco (espelho na posição 'on') e ao preto (espelho na posição 'off')
DLP e LCoS
O sistema concorrente mais similar ao DLP é conhecido como LCos (Liquid Crystal on Silicon),ou Display de cristal líquido sobre silício, que cria imagens utilizando um espelho fixo montado sobre a superfície de um chip, e usa uma matriz de cristal líquido para controlar a quantidade de luz que será refletida. Fonte:
Wikipédia
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